Buscar

gestao de pessoas setor publico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO GR1435-212-9 - 202120.ead-17524.01
Teste	ATIVIDADE 4 (A4)
Iniciado	05/12/21 22:05
Enviado	05/12/21 22:15
Status	Completada
Resultado da tentativa	6 em 10 pontos 
Tempo decorrido	10 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
1 em 1 pontos
Em 1994, o então presidente Itamar Franco, tentando resgatar a imagem do governo, bastante abalada 
com os escândalos e com o impeachment do Presidente Fernando Collor de Mello, aprovou o Código de 
Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
 
Sobre o código de ética, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F 
para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O servidor nada tem a ver com danos ao patrimônio público, sua deterioração e as longas filas que os cidadãos enfrentam.
II. ( ) O servidor precisa lembrar que sua remuneração é proveniente dos tributos pagos pelos cidadãos brasileiros, inclusive de sua
 própria contribuição, portanto, a contrapartida exigida da sociedade é um direito assegurado por lei.
III. ( ) A atividade do servidor público pouco reflete nele próprio, como cidadão da sociedade brasileira. Portanto o sucesso de seu trabalho só beneficia a sociedade.
IV. ( ) O servidor só precisa ter uma conduta ética quando estiver trabalhando, pois o que vive fora da instituição pública não diz respeito ao trabalho.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta F, V, F, F.
Resposta Correta:	
Correta F, V, F, F.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A sequência correta é F, V, F, F. A afirmativa I é falsa, pois estabelece o código de ética que é dever do servidor: evitar os danos ao patrimônio público e sua deterioração, não descuidando de sua manutenção; não maltratar o cidadão deixando-o esperar em longas filas. A afirmativa II é verdadeira, pois o servidor precisa lembrar que sua remuneração é proveniente dos tributos pagos pelos cidadãos brasileiros, inclusive de sua própria contribuição. Portanto, a contrapartida exigida da sociedade é um direito assegurado por lei. A afirmativa III é falsa, pois a atividade do servidor público reflete nele próprio, como cidadão da sociedade brasileira. Desse modo, o sucesso de seu trabalho também lhe beneficia, não apenas à sociedade. A afirmativa IV é falsa, pois qualquer ato do servidor impacta em sua vida profissional. Assim sendo, deve ter conduta ética, mesmo quando não estiver trabalhando.
Pergunta 2
0 em 1 pontos
O local que as pessoas costumam passam a maior parte de seu tempo é em seu ambiente de trabalho. Esse local possui características físicas, sociais e psicológicas. Desse modo, o ambiente de trabalho desempenha um papel crucial na promoção e manutenção da saúde do trabalhador.
 
Sobre a saúde e qualidade de vida do trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O ambiente positivo não está relacionado à melhoria no relacionamento interpessoal nem ao aumento da produtividade.
II. ( ) A qualidade de vida diz respeito ao modo como o indivíduo interage com o mundo externo.
III. ( ) É responsabilidade exclusiva da gestão de pessoas assegurar um local de trabalho saudável e positivo.
IV. ( ) O ambiente tóxico é bom, pois promove a competitividade, e os conflitos promovem o crescimento profissional.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta F, V, V, F.
Resposta Correta:	
Correta F, V, F, F.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A sequência correta é F, V, F, F. A afirmativa I é falsa, pois o ambiente positivo está diretamente relacionado à melhoria no relacionamento interpessoal e ao aumento da produtividade, interferindo no humor, motivação, bem-estar e saúde do profissional. A afirmativa II é verdadeira, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida diz respeito ao modo como o indivíduo interage com o mundo externo. A qualidade de vida se refere a questões relacionadas à saúde, moradia, educação etc. A afirmativa III é falsa, pois é responsabilidade de toda a instituição colaborar para promover um local de trabalho saudável e positivo. A afirmativa IV é falsa, pois um ambiente tóxico e com muitos conflitos apenas aumenta a ansiedade, contribuindo para o desenvolvimento de doenças físicas e mentais.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Em primeiro lugar, para que possamos discutir a ética no setor público, é preciso entender o que é ética. Conforme Ferreira (2005, p. 383), a ética pode ser definida como “O estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”.
 
FERREIRA, A. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. revista e atual. Curitiba: Positivo, 2005.
 
Sobre a ética, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta São regras e princípios que norteiam a conduta do ser humano.
Resposta Correta:	
Correta São regras e princípios que norteiam a conduta do ser humano.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A ética é definida como um conjunto de regras e de princípios que norteiam a conduta do ser humano, como menciona Ferreira (2005), do ponto de vista do bem e do mal. São comportamentos esperados das pessoas, no âmbito pessoal e profissional.
FERREIRA, A. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6. ed. revista e atual. Curitiba: Positivo, 2005.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
A diversidade precisa estar presente no ambiente de trabalho. As organizações devem contratar pessoas dos mais diferentes grupos, para que tenham representatividade nas equipes e que estas sejam tão diversas quanto a sociedade.
 
Sobre a gestão da diversidade no setor público é correto afirmar que:
Resposta Selecionada:	
Correta É necessário elaborar políticas de repressão a ações discriminatórias.
Resposta Correta:	
Correta É necessário elaborar políticas de repressão a ações discriminatórias.
Comentário da resposta:	Resposta correta. As políticas de repressão a ações discriminatórias, preconceituosas, de assédio moral e sexual, racistas e sexistas precisam ser elaboradas e colocadas em prática no ambiente de trabalho, seja no setor público ou na iniciativa privada, para que os agressores possam ser responsabilizados, e que atos futuros sejam coibidos.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
O setor público tem buscado formas de modernizar a gestão, e uma das novidades é a remuneração 
estratégica. Na Administração Pública, a remuneração por descrição de cargos é a mais comum, 
no entanto, alguns órgãos procuram inovar na remuneração.
Sobre a remuneração no setor público, é possível afirmar que:
Resposta Selecionada:	
Incorreta A remuneração variável engloba critérios como tempo de serviço e desempenho.
Resposta Correta:	
Correta A remuneração por descrição de cargos é baseada nas atividades do servidor.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. A remuneração variável é uma inovação no modelo de gestão adotado pelos órgãos públicos, e foca no desempenho dos servidores. A remuneração estratégica, mais variável, que leva em consideração a formação acadêmica, o esforço e o desempenho dos servidores públicos. A remuneração por descrição de cargos não considera o esforço ou desempenho dos servidores.
Pergunta 6
0 em 1 pontos
Os servidores lidam diretamente com o público. Por isso, precisam obedecer a determinados princípios. Quais são as virtudes necessárias para que o serviço seja prestado dentro dos padrões éticos estabelecidos pela sociedade? Sá (2010, p. 197) ensina que “virtudes básicas profissionais são aquelas indispensáveis, sem as quais não se consegue a realização de um exercício ético competente, seja qual for a natureza do serviço prestado”.
 
SÁ, A. L. de. Ética profissional. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
 
Sobre as virtudes básicas do profissional, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Incorreta A conduta antiética do servidor é
justificada pelo ambiente de corrupção.
Resposta Correta:	
Correta A competência é uma virtude, pois é preciso ter as competências necessárias.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. O zelo, assim como a honestidade, o sigilo e a competência são as virtudes básicas de qualquer profissional. O sigilo precisa ser mantido sempre, e é recomendável a discrição. A conduta antiética nunca pode ser justificada pelo ambiente corrupto, pois as ações são individuais. A honestidade é uma virtude básica profissional.
SÁ, A. L. de. Ética profissional. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
O mundo tem passado por profundas transformações nas relações pessoais e profissionais, o que afeta diretamente a Gestão de Pessoas. Por isso, os gestores e profissionais da área têm buscado por inovações e maneiras de se adaptarem às exigências do novo cenário corporativo. Destaca-se, nesse cenário, o modelo de gestão da diversidade.
 
Sobre a gestão da diversidade no setor público, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Mesmo com as políticas de cotas em concurso público e possibilidade maior de acesso nas carreiras públicas, ainda não há a contemplação da diversidade de maneira efetiva.
II. ( ) A busca por servidores públicos que contemplem maior diversidade é relevante para que as organizações promovam a igualdade, a cidadania e a dignidade dos seres humanos.
III. ( ) Políticas públicas têm sido desenvolvidas, com ações afirmativas, e o acesso e permanência de diversos grupos já está sendo assegurado.
IV. ( ) As instituições já têm valorizado esses grupos, oportunizando a esses indivíduos a ascensão de carreira.
 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, F.
Comentário da resposta:	Resposta correta. A sequência correta é V, V, F, F. A afirmativa I é verdadeira, pois mesmo com as políticas de cotas no concurso público e a possibilidade maior de acesso nas carreiras públicas, a diversidade ainda não é contemplada de maneira efetiva, e há um longo caminho a percorrer. A afirmativa II é verdadeira, pois somente com o aumento da diversidade nas organizações, poderão promover a igualdade, a cidadania e a dignidade dos seres humanos. A afirmativa III é falsa, pois políticas públicas têm sido desenvolvidas, mas ainda são necessárias mais políticas, com mais ações afirmativas, para que o acesso e permanência de diversos grupos seja assegurado, o que ainda não acontece, efetivamente. A afirmativa IV é falsa, pois as instituições e gestores precisam valorizar esses grupos, oportunizando a esses indivíduos a ascensão de carreira, o que não ocorre.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Dilema é uma situação que costuma ser problemática, e os caminhos para solucioná-la podem ser contraditórios. Normalmente, trata-se de uma situação difícil, com possíveis soluções complexas, que deixa a pessoa confusa e, por vezes, desnorteada. Dilemas éticos são situações que colocam a ética em questão. Com base no exposto, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta Dilemas ocorrem quando as soluções para uma situação não são satisfatórias.
Resposta Correta:	
Correta Dilemas ocorrem quando as soluções para uma situação não são satisfatórias.
Comentário da resposta:	Resposta correta. Dilemas ocorrem quando as soluções ou alternativas para o problema não são satisfatórias. Se pelo menos uma das soluções fosse satisfatória, não haveria dilema, pois não haveria a dúvida ou o questionamento.
Pergunta 9
0 em 1 pontos
A gestão de pessoas no setor público tem enfrentado mudanças para atender às novas exigências 
propiciadas pelas transformações no mundo e nas organizações. 
Assim, tem buscado por inovações, novos modelos de gestão e maneiras de se ajustar às demandas.
 
Essa nova perspectiva considera as pessoas:
Resposta Selecionada:	
Incorreta Coadjuvantes na realização do propósito da organização.
Resposta Correta:	
Correta Seres humanos, que contribuem com seu capital intelectual.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. As pessoas não são mera mão de obra sujeita a 
regras e a princípios rígidos preestabelecidos; na nova perspectiva, elas têm voz e vez. Também não são apenas recursos que devem ser gerenciados e controlados de perto. É evidente que as pessoas precisam ser gerenciadas, mas precisam ter autonomia, e não são membros da organização, que só precisam de incentivo monetário. Pelo contrário, precisam de algo além desse incentivo: precisam ser reconhecidas, valorizadas e respeitadas. As pessoas também não são coadjuvantes, têm um papel central na organização.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Os profissionais têm sofrido com pressão e alta competitividade. Novas competências são exigidas 
dos trabalhadores. Segundo Machado (2007, p. 282), “passou-se a demandar a mobilização subjetiva de seus recursos pessoais – saberes, capacidades e atitudes – como condição de participação e integração na nova dinâmica produtiva”.
 
MACHADO, L. Usos sociais do trabalho e da noção de competências. In: HIRATA, H.; SEGNINI, L. (Org.). Organização, trabalho e gênero. São Paulo: Senac, 2007.
 
Sobre o novo cenário de Gestão de Pessoas, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta O cenário de mudanças pode causar ansiedade e afetar a saúde do trabalhador.
Resposta Correta:	
Correta O cenário de mudanças pode causar ansiedade e afetar a saúde do trabalhador.
Comentário da resposta:	Resposta correta. O cenário de mudanças rápidas e constantes que temos 
vivenciado atualmente pode causar ansiedade e preocupações nos trabalhadores, afetando sua saúde, 
bem-estar e qualidade de vida, dentro e fora da organização.
MACHADO, L. Usos sociais do trabalho e da noção de competências. In: HIRATA, H.; SEGNINI, L. (Org.). Organização, trabalho e gênero. São Paulo: Senac, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais