Buscar

A D prevenção a substâncias nocivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A competitividade e a busca constante por rendimentos superiores são padrões de comportamento entre atletas e a população em geral. Os campeões são vistos como importantes referências de identificação para a sociedade e quando utilizam substâncias ilícitas para vencer, teme-se que, não só estejam prejudicando a si mesmos, mas também a imagem do esporte. O treinamento e o desempenho nos dias de hoje são influenciados pela utilização constante de recursos ergogênicos e também do uso de doping. As regras sobre o uso de recursos ergogênicos e do doping são claras e universais, reconhecidas por cerca de 200 países, pela UNESCO e por todas as federações esportivas internacionais vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional. Ainda assim muitos atletas e profissionais da área da saúde que trabalham com esporte parecem desconhecê-las, ou desrespeitá-las deliberadamente.
A maioria desses atletas tem contato direto com o profissional de educação física que pode ser o seu treinador, coach ou seu orientador na suas atividades esportivas, por conta disso o profissional de educação física muitas vezes fica ciente da utilização desse tipo de substância ou do interesse em utilizá-las pelos atletas. É preciso ter um bom grau de conhecimento sobre as dosagens dessas substâncias e seus efeitos colaterais de curto e longo prazo pelo profissional para que possa orientar e levar clareza para o praticante que deseja utilizar essas substâncias esclarecendo quais os riscos que ele pode estar correndo e quais as possibilidades ele tem de se desenvolver cada vez mais sem recorrer a esse tipo de substância, o profissional de educação física deve estar atento e atualizado a novos tipos de substâncias utilizadas no esporte para levar conhecimento aos seus alunos e atletas.
REFERÊNCIAS:
F. Baillette & J.M. BrohmAquino Neto, F. R. (2001) O papel do atleta na sociedade e o controle de dopagem no esporte. Rev Bras Med Esporte, Agosto vol.7, no.4, p.138-148.
Comité Internacional Olympique , (org.) (1995) Code Medical du C.I.O. et document explicatif. s / l , Comité Internacional Olympique.
Carreira Filho, D. (2004) Relevância do uso de substâncias químicas, com finalidade de alteração corporal, entre adolescentes de ambos os sexos, regularmente matriculados e freqüentes na rede escolar do município de São Caetano do Sul-SP-Brasil. (Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, São Paulo.)

Outros materiais