Buscar

Ações culturais e sociais em Biblioteconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ações culturais e sociais em Biblioteconomia (19554)
GABARITO | Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial (Cod.:686772)
1Cada vez mais se espera que as bibliotecas sejam equipamentos culturais dinâmicos, sustentáveis e conectados às necessidades de suas comunidades. Mas o que significa ser sustentável? A sustentabilidade é um desafio que vem se apresentando à sociedade, pois propõe novos rumos de comportamento e estabelece novas bases de desenvolvimento em todos os contextos e setores. Observamos que a sustentabilidade compreende os requisitos ambientais, econômico, social e cultural, e a biblioteca, sendo um instrumento cultural, está diretamente envolvida nesse debate. Nesse sentido, surgiu o movimento "Biblioteca Verde". Explique em que consiste esse movimento e cite duas ações que podem ser realizadas.
Resposta esperada
*O Movimento Biblioteca Verde surgiu no início de 1990, no entanto só ganhou popularidade na biblioteconomia por volta de 2003. O Movimento Biblioteca Verde é composto de um número crescente de bibliotecários, bibliotecas, cidades, faculdades e campus universitários comprometidos com a transformação de bibliotecas, reduzindo o seu impacto ambiental no planeta. Entre as ações, podem ser indicadas: *Estabelecer um Comitê Verde envolvendo funcionários da biblioteca e comunidade. *Elaborar um plano de ação com os objetivos, metas, metodologia para implantação das ações e mudanças previstas ao longo de um determinado tempo. Esse plano deve levar em conta os recursos necessários. *Conscientizar a comunidade local a respeito dos benefícios que a biblioteca verde pode trazer. *Implantar no projeto arquitetônico de construção do edifício de uma nova biblioteca baseado nos critérios de sustentabilidade, de acordo com a ISO/TR 11219:2012, visando, se possível, à certificação ambiental LEED, ou AQUA. *Trabalhar hábitos e atitudes, procedimentos, projetos e ações nas bibliotecas existentes que não possuem recursos ou condições para reformas. *Aplicar a gestão ambiental no ambiente de trabalho com as aquisições ecológicas, quer sejam materiais de escritório, móveis, equipamentos ou produtos e ferramentas de limpeza. *Adotar a Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), levando-se em consideração o Manual de Compras Sustentáveis e a norma ISO 14001 para tomada de decisão na seleção de fornecedores. *Economizar recursos naturais, utilizar bem os recursos financeiros e preocupar-se com os demais materiais utilizados nos serviços da biblioteca, para reduzir a produção de lixo, mitigando o impacto que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente.
Minha resposta
Estudos demonstram que existe um movimento de bibliotecas em diversos países em relação à sustentabilidade, no sentido de tornarem-se verdes, princípio que define-se por avaliação contínua de impactos produzidos por ações e escolhas que produzam menor impacto ambiental possível no ambiente,pois quanto menor seja esse,mais verde será o resultado esperado pelo movimento. Um exemplo de biblioteca que participa do movimento sustentável ou verde é a biblioteca Vallila na Finlândia, essa biblioteca adota um programa estruturado em quatro passos a saber: divulgar na comunidade o compromisso ambiental, facilitar acesso à informação sobre o ambiente, organizar eventos sobre o tema e apresentar-se como bom exemplo para as demais bibliotecas.
2As bibliotecas têm um papel social muito importante na sociedade, pois são espaços para todos os públicos, de todas as idades. A função informacional pode e deve ser extrapolada para além das propostas cotidianas e homogeneizadas que, em geral, ocorrem nas bibliotecas, sendo possível desenvolver atividades sociais mais amplas, que busquem problematizar e atender a temas importantes, como, por exemplo, o combate ao preconceito e à discriminação. Disserte sobre as atividades práticas que podemos desenvolver em bibliotecas escolares e universitárias.
Resposta esperada
*Nas bibliotecas escolares, podem ser promovidas contações de histórias infantis *e concurso de pinturas e de criação de histórias. *Para bibliotecas universitárias, podem ser feitas exposições de livros e fotos temáticas. Em ambas podem ser feitas oficinas de abayomis, do uso de turbantes.
Minha resposta
Uma biblioteca, seja ela, pública ou privada, universitária ou escolar, é de suma importância em uma comunidade, pois, exercem um papel social determinante para a inclusão dos usuários na cultura da "Era da informação". Em seu de fomentadora do conhecimento, as bibliotecas podem inserir em seu meio uma simples dona de casa à grandes pesquisadores dos diversos ramos dos saberes. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas. Uma biblioteca dispõe de vários mecanismos atrativos voltados à comunidade leitora mediante ações de dinamização junto ao público, como oficinas, feiras culturais, projetos de leitura e exposições.

Outros materiais