Buscar

simulado Literatura Surda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado
Exercício 1
A Norma Brasileira (NBR) 15.2901 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras” no que tange à captação, edição e exibição.
De acordo com esta norma, quais são os procedimentos que devem ser respeitados e executados para a qualidade da apresentação do texto em Libras e para a garantia da acessibilidade das pessoas surdas que fazem uso deste recurso?
· 
Em relação à captação da imagem do tradutor ou do intérprete de Libras é iluminação suficiente e adequada para que a câmera de vídeo possa captar, com qualidade, o intérprete e o fundo.
*(Sua resposta)
· 
Em relação à captação da imagem do tradutor ou do intérprete de Libras é o foco que deve abranger principalmente as expressões faciais do intérprete.
· 
Em relação a edição da janela do tradutor ou do intérprete de Libras a altura da janela deve ser no mínimo 1/4 da altura da tela do televisor.
· 
Em relação a edição da janela do tradutor ou do intérprete de Libras a largura da janela deve ocupar no mínimo 50% da largura da tela do televisor.
Exercício 2
Diferentemente da literatura majoritária, cuja preocupação estética está em combinar palavras e vocábulos que enfeitam e decoram a poesia através de rimas e combinações, para os surdos, os gestos artísticos é que compõem essa estética. As palavras do texto são substituídas por enunciados gestuais. A literatura escrita dos livros é muito importante para a criança surda, por se tratar da sua segunda língua e é através do estímulo da primeira língua que se pode dar sentido à segunda. Assim, a criança surda conseguirá desenvolver através da escrita e sinalização. Diante  do exposto, é correto afirmar que a literatura surda é:
 
· 
Entender a surdez como presença de algo e não como falta, possibilitando outras representações de surdos, considerando as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente.
 
*(Resposta certa)
· 
Aquela que  tem que ser contada exclusivamente em língua de sinais.
 
· 
O acesso da criança surda a  língua majoritária, sendo, de preferência, a vivência e a aprendizagem estimuladas pelo contato com a comunidade surda.
 
*(Sua resposta)
· 
A que faz parte das histórias que têm a língua portuguesa.
Exercício 3
Segundo Silva (2013, p.13), “A literatura diz o que somos e nos incentiva a desejar e a expressar o mundo por nós mesmos e isso se dá porque a literatura é uma experiência a ser realizada, pois uma leitura literária nunca será a mesma: o leitor sempre terá algo a ressignificar”. A literatura nos determina e por ela somos incentivados a expressar sobre o mundo que nos cerca. Há, também, a dificuldade de conceituar literatura, uma arte de palavras e seus sentidos a serem sentidos e silêncios da vida. De acordo com exposto, marque F para as sentenças falsas, e V para as sentenças verdadeiras:
(  )A literatura tem a função de estabelecer o acesso ao imaginário compartilhado por uma sociedade, ampliando o domínio da linguagem através das formas narrativas, poéticas e dramáticas.
(  )A literatura é algo que tem várias produções literárias, incluindo as culturas de um povo, é importante incluir principalmente o povo surdo, pois as produções são majoritárias.
(   ) A literatura é “levar em conta que se lida com o  um texto especifico: o que, como, quando, quem, onde, por que, para que, para quem se diz.
(   ) É através da leitura que “se conhecem e aprendem os conteúdos de ensino”.
· 
V - F - F - V
*(Sua resposta)
· 
F - V - F - V
· 
V - V - F - F
· 
F - V - V - F
Exercício 4
Literatura surda é a produção de textos literários em sinais, quetraduz a experiência visual, que entende a surdez comopresença de algo e não como falta, que possibilita outrasrepresentações de surdos e que considera as pessoas surdascomo um grupo linguístico e cultural diferente (KARNOPP, 2006).Marque aonde foi o inicio da produção cultural da lingua de sinais.
· 
 Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris
· 
Instituro Nacional de Educação de Surdos
· 
 Universidade Gallaudet.
*(Sua resposta)
· 
 Escola Bilingue Libras e Português Escrito de Taguatinga.
Exercício 5
...A literatura surda, quando produzida por um surdo, torna-se diferente da produzida por pessoas ouvintes... (KARNOPP; KLEIN; LAZZARIN, 2011, p. 91). Com isso os surdos:
· 
Geralmente  tem capacidade de produzir histórias que serão mais facilmente absorvidas e compreendidas por outros surdos, e experiências com as quais outros surdos facilmente vão se identificar
· 
Geralmente  tem capacidade de produzir histórias que serão mais facilmente absorvidas e mal compreendidas por outros surdos, e experiências com as quais outros surdos facilmente vão se identificar
 
· 
Geralmente tem capacidade de produzir histórias que serão mais facilmente absorvidas e compreendidas por outros surdos, e experiências com as quais outros surdos dificilmente vão se identificar
*(Resposta certa)
· 
Geralmente tem capacidade de produzir histórias que serão mais facilmente absorvidas e compreendidas por outros surdos, e experiências com as quais outros surdos dificilmente não se identifica
*(Sua resposta)
Exercício 6
[...] a leitura da palavra é sempre precedida da leitura de mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade (SEVERINO, 1982 apud MOREIRA; SOUZA, 2015, p. 5). Isso quer dizer que:
· 
Diante dessa definição, notamos que a leitura de mundo é o que aprendemos e apreendemos antes ou durante a compreensão das palavras. São os sentidos trabalhando para absorver do mundo seus aromas, gostos, texturas, sons e cores. A partir dessa leitura de mundo, tiramos nossas conclusões, realizamos nossas investigações, formamos ideologias, idealizamos situações e percebemos que aprendemos e formamos nossas próprias opiniões.
 
*(Sua resposta)
· 
Diante dessa definição, notamos que a leitura de mundo é o que aprendemos e apreendemos antes ou durante a compreensão das palavras. São os sentidos trabalhando para absorver do mundo seus aromas, gostos, texturas, sons e cores. A partir dessa leitura de mundo, tiramos nossas conclusões. Porém, não realizamos nossas investigações, formamos ideologias, idealizamos situações e percebemos que aprendemos e formamos nossas próprias opiniões.
 
· 
 
Diante dessa definição, notamos que a leitura de mundo é o que aprendemos e apreendemos antes ou durante a compreensão das palavras. São os sentidos trabalhando para absorver do mundo alguns aromas, gostos, texturas, sons e cores. A partir dessa leitura de mundo, tiramos nossas conclusões, realizamos nossas investigações, formamos ideologias, idealizamos situações e percebemos que aprendemos e formamos nossas próprias opiniões.
 
· 
Diante dessa definição, notamos que a leitura de mundo é o que aprendemos e apreendemos antes ou durante a compreensão das palavras. São os sentidos trabalhando para absorver do seu ambiente alguns aromas, gostos, texturas, sons e cores. A partir dessa leitura de mundo, tiramos nossas conclusões, realizamos nossas investigações, formamos apenas ideologias que condiz com a sua opinião.
Exercício 7
Marque o evento que determinou o oralismo como a metodologia obrigatória para a educação de surdo.
· 
Congresso de Milão
*(Sua resposta)
· 
Fundação do INES
· 
Congresso de Salamanca
· 
Congresso do oralismo
Exercício 8
Leia as afirmações e coloque F para falso e V para verdadeiro.
(  ) A lingua de sinais não possuem pistas que auxiliem na escrita.
(  ) Nas associações é que acontecem o compartilhamento de informações.
(  )Os surdos podem ter uma vida independente, ou seja, podem morar sozinha, dirigir, casar...
(  ) Conversar a distância, frequentam baladas, criam engenhocas para ter autonomia,são aspectos da cultura visual.
· 
V,V,V,V.
*(Resposta certa)
· 
V,F,V,V.
· 
F,V,F,V.
· 
F,V,V,V.
*(Sua resposta)
Exercício 9
A Lei nº 10436/02,
liberou o povo surdo brasileiro, que passou a utilizar a sua língua materna com liberdade sem represálias, a legislação de Libras é um marco  muito importante. Embora tenha sido um grande passo essa lei não abrange todas as necessidades do sujeito surdo. E para regulamentar essa lei foi necessário que se fizesse um decreto que trata do uso e da difusão da Língua de Sinais Brasileira. Qual o número desse decreto? Marque a alternativa CORRETA:
 
· 
Decreto 5.626 de 22 de Dezembro de 2005.
 
*(Sua resposta)
· 
Decreto 5.226 de 22 de Dezembro de 2005.
 
· 
Decreto 2.626 de 22 de Dezembro de 2005.
 
· 
Decreto 2.622 de 22 de Dezembro de 2005.
Exercício 10
Qual foi a primeira Escola de Surdos no Brasil e quando foi criada? 
· 
FENEIS – 1987
· 
FENEIDA – 1977
· 
CBDS – 1984
· 
INES – 1857 
*(Sua resposta)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando