Buscar

APX3 CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO 2 2021-2 com Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 3 (AP3) – 2021.2
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fatima Branquinho Mediadora a Distância: Adriana Matias
Aluno(a):________________________________________________________________ 
Matr.:____________________________Polo: ______________________ 
01. Novo coronavírus gera ações sociais, médicas e científicas nunca vistas. Nunca um vírus foi tão rapidamente identificado por sequenciamento genético e seu genoma compartilhado com a comunidade científica internacional. Nunca uma cidade de 11 milhões de habitantes foi colocada em quarentena. E uma nova vacina foi desenvolvida em tempo recorde. No dia 31 de dezembro de 2019, o governo da China reportou à OMS (Organização Mundial da Saúde) os primeiros casos de pneumonia em Wuhan, na província de Hubei. Desde então, a epidemia de uma novo coronavírus, que já matou mais de 5 milhões de pessoas, reuniu uma coleção de fatos, alguns bem controversos, como a quarentena, o uso de máscaras e, até mesmo, a vacinação em algumas sociedades.
Sabemos que a aplicação da vacina tem reflexo na diminuição do número de casos graves e de mortes. Como ela funciona? (1,0)
 Resposta: É inoculado antígeno no organismo para obrigá-lo a formar anticorpos que o protejam contra determinada doença.
02. Vimos na aula 12 que os cientistas que estudam a vida e a cultura das civilizações antigas – os arqueólogos – dizem que duas foram as descobertas que mais interferiram na forma como nossos ancestrais se relacionavam com a Natureza. Quais foram essas descobertas? (0,5)
 Resposta: O fogo e o cultivo da terra.
03. Na Aula 06, Da pesquisa à ação, foi discutido que uma das questões que inquietam os alunos e até mesmo os professores é a necessidade de dar um sentido ao conhecimento aprendido e ensinado. Em termos práticos, indique um ganho que conhecimento sobre a realidade, a natureza e a saúde pode trazer a quem o possui. (1,0)
Resposta: uma das alternativas abaixo ou outra que faça sentido
- Ajudar a resolver questões de ordem prática
- Melhorar a qualidade de vida, 
- Ampliar a consciência sobre a realidade
- Permitir ações transformadoras.
04. O estudo da relação entre os seres vivos, e deles com o ambiente, denominado Ecologia, exige muita atenção para o fato de que o ambiente em que vive qualquer organismo inclui dois aspectos principais. Quais são eles? (0,5)
Resposta: O ambiente físico e o ambiente biótico
05. De acordo com a Aula 11, bactérias e fungos são classificados como heterótrofos: seres que não são capazes de produzir seu alimento, buscando-o no ambiente. Em particular, bactérias e fungos são classificados como decompositores. Por quê? (1,0)
Resposta: Porque são heterótrofos que se alimentam da matéria orgânica presente nos cadáveres de plantas e animais
06. Defina a relação entre as ciências naturais e o cotidiano, de acordo com a Aula 1: (1,0)
Resposta: a ciência é um processo de descoberta de fatos e busca de leis, para explicar os fenômenos naturais e enriquecer os conhecimentos do homem a respeito da natureza, e assim, proporcionar um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo. O aluno deve comentar sobre fenômenos naturais que ocorrem no cotidiano, indicando a relação com a ciência e citar sobre fatores que interferem em pesquisas, estudos e economia. Ex. larvar louça, doenças, medicações, produtos químicos.
07. “É sabido que após vários estudos científicos, a maioria das finalidades dadas as ervas não passam de crendices populares, uma vez que no geral são ineficazes.” Você concorda com a afirmativa? Por quê? (1,0)
Resposta: O aluno precisa dizer que o uso popular das ervas indica para os cientistas o caminho para a produção de medicamentos pela indústria farmacêutica podendo reduzir custos dos investimentos na pesquisa.
08. De acordo com a Aula 9, o que significa EXTENSÃO como procedimento educativo? (0,5)
Resposta: É o meio pelo qual a Educação prepara a cidadania com competência técnica, mas também política. Além de ser pesquisa direcionada aos grandes problemas, proporciona a participação de populações na condição de sujeitos e não só de expectadores. 
09. O objetivo fundamental da educação é instrumentalizar o educando para sentir, pensar e agir autônoma, crítica e criativamente no contexto social em que vive. Nesse sentido, de acordo com a aula 21, explique o que é necessário para avançar no repensar do ensino de Ciências e Saúde na escola. (0,5)
Resposta: Reformar os processos internos do ensino ou de seus componentes, conteúdos, livros de texto, laboratórios, exercícios para casa, provas e métodos, situando a maneira de ensinar, histórica e socialmente. Aula 21 pags 15/16.
10. Vimos, na Aula 5, que Bruno Latour (1994) em sua obra Jamais fomos modernos faz uma crítica ao modelo científico ao afirmar que a ciência, ao intentar a divisão entre sociedade e natureza, provoca uma segunda divisão: entre “nós e eles”. 
Explique porque Latour possui uma visão diferente das apresentadas por outros sociólogos da ciência na época. (1,0)
Resposta: A visão de Latour se mostra diferente por ele considerar que o conhecimento científico separa a ciência da sociedade, não considerando o conhecimento adquirido no dia a dia como parte da ciência. Por outro lado, a sociedade mais distante do conhecimento científico passa a ser considerada primitiva, por possuírem apenas os conhecimentos ditos populares. Latour trabalha com os conceitos de “objetos híbridos da ciência”, “simetria” e rede “sociotécnica” para permitir o estabelecimento de uma relação entre os saberes popular e científico. 
11. Por que é possível afirmar que a construção do conhecimento pelo aluno é análoga à construção do conhecimento científico pelo cientista?(1,0)
 Resposta: Isso decorre de uma semelhança básica: todo processo de construção de conhecimento se inicia com uma pergunta, uma questão. Em outras palavras, formular a dúvida, a hipótese ou o problema é a primeira etapa. Sempre temos um exemplo disso na educação em Ciências Naturais, mais especificamente em relação ao ambiente e à saúde. 
12. Vimos, na Aula 18, que os recursos chamados não renováveis, são todos aqueles que estão no subsolo e formaram-se ao longo da história evolutiva de nosso planeta. Sabemos que os impactos ambientais são um desafio para a sobrevivência da população humana. Qual é a relação entre sustentabilidade ecológica e a justiça econômica? (1,0)
Resposta: São interdependentes, já que a degradação do ambiente provocada pela exploração desmedida dos recursos naturais por uma elite provoca o empobrecimento do restante da população que tem menos acesso aos bens naturais

Continue navegando