Buscar

As contribuições da avaliação para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FORMATIVA VI
Nome: Daiane Duarte
Tema: As contribuições da avaliação para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
De que forma a avaliação pode contribuir para melhorar a prática pedagógica do professor e consequentemente auxiliar no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos?
O objetivo da avaliação não deve ser somente a de medir o conhecimento adquirido pelo aluno, mas deve ser utilizada como meio para a sua formação pedagógica.
A avaliação da aprendizagem pode trazer ótimos benefícios para os alunos e até para os educadores. Em relação aos estudantes, há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento. Além do mais, professores podem incentivar a auto avaliação nos alunos, e estimular a sua participação ativa na aprendizagem. 
Já para os educadores, o procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Sendo assim, é possível trazer novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos. 
Portanto, a avaliação quando aplicada corretamente, ajuda os alunos a um desenvolvimento e aprendizagem de qualidade, levando em conta todos aspectos necessário para que isso ocorra.

Outros materiais