Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional - Prova Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
1A análise do ambiente externo é um dos pilares básicos de qualquer planejamento organizacional. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo. Para tanto, Moraes (2004) propôs oito aspectos básicos que o administrador analisa com relação às influências externas. Disserte sobre os aspectos concorrência, crescente sofisticação da tecnologia e mudanças nas relações de trabalho.
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução à Administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
Resposta esperada
A concorrência faz bem ao mercado. Quanto maior a concorrência, maior qualidade os consumidores terão. O aumento da concorrência gera a necessidade de as organizações trabalharem os aspectos com relação à melhoria da qualidade, sejam nos lançamentos de novos produtos e/ou serviços, na necessidade em evoluir e acompanhar as novas tecnologias, visando ampliar seus resultados. A concorrência exige das empresas a inovação constante. Sobre a crescente sofisticação da tecnologia, é uma necessidade de investimento por parte das organizações, buscando cada vez maior precisão nos processos, subsequentemente disponibilizando a atividade humana para tarefas mais complexas, que demandarão mais criatividade e conhecimento. Por fim, sobre mudanças nas relações de trabalho, as informações mudam em uma velocidade espetacular, tornando-as obsoletas rapidamente. Portanto, recomenda-se aos administradores que se reinventem continuamente, através de sua educação e formação, atualizando os seus conhecimentos.
2O embasamento nos modelos de seleção natural da ecologia e/ou natureza está focado nos aspectos estruturais do ambiente. O modelo de ecologia populacional busca explicar as mudanças organizacionais a partir da análise da natureza e da distribuição dos recursos no ambiente (ANDRADE; AMBONI, 2009). Disserte sobre a perspectiva da ecologia populacional com relação às organizações.
FONTE: ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2009.
Resposta esperada
A perspectiva da ecologia populacional está pautada sob a ótica de que a mudança e a variação sofridas no ambiente gerarão uma seleção natural do indivíduo ou da organização, permanecendo ou sobrevivendo somente aquele que melhor se adaptar a este novo ambiente, ocorrendo desta forma uma seleção natural, em que sobrevivem os indivíduos ou organizações que mais rápido conseguem se adaptar aos novos cenários.

Continue navegando