Buscar

prova dirsursiva fundamentos e teoria organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O benchmarking, de forma resumida, nada mais é do que a observação das melhores práticas efetuadas por organizações, sejam concorrentes ou não, cujos modelos destas práticas o gestor adotará e adaptará de forma melhorada em seus processos internos, visando ao ganho de melhorias. Neste sentido, disserte sobre os princípios básicos do benchmarking.
	Resposta Esperada:
1- Reciprocidade: é a troca e o compartilhamento de informações.
2- Analogia: relação de semelhança entre os processos da organização.
3- Medição: analisa o desempenho e obtém dados referente a ações que levam a resultados.
4- Validação: cada empresa tem suas individualidades e necessita de uma análise criteriosa dos dados coletados.
	2.
	A análise do ambiente externo é um dos pilares básicos de qualquer planejamento organizacional. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo. Para tanto, Moraes (2004) propôs oito aspectos básicos que o administrador analisa com relação às influências externas. Disserte sobre os aspectos concorrência, crescente sofisticação da tecnologia e mudanças nas relações de trabalho.
FONTE: MORAES, Anna Maris Pereira de. Introdução à Administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
	Resposta Esperada:
A concorrência faz bem ao mercado. Quanto maior a concorrência, maior qualidade os consumidores terão. O aumento da concorrência gera a necessidade de as organizações trabalharem os aspectos com relação à melhoria da qualidade, sejam nos lançamentos de novos produtos e/ou serviços, na necessidade em evoluir e acompanhar as novas tecnologias, visando ampliar seus resultados. A concorrência exige das empresas a inovação constante.
Sobre a crescente sofisticação da tecnologia, é uma necessidade de investimento por parte das organizações, buscando cada vez maior precisão nos processos, subsequentemente disponibilizando a atividade humana para tarefas mais complexas, que demandarão mais criatividade e conhecimento. Por fim, sobre mudanças nas relações de trabalho, as informações mudam em uma velocidade espetacular, tornando-as obsoletas rapidamente. Portanto, recomenda-se aos administradores que se reinventem continuamente, através de sua educação e formação, atualizando os seus conhecimentos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais