Buscar

Avaliação de Pesquisa 02 (Jefferson Antony Barnabé)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cultura Luso-brasileira - GUI
Data: / / 201_.
Aluno (a): Jefferson Antony Barnabé
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1)	O dístico “ordem e progresso” escrito em nossa bandeira tem origem no slogan positivista que influencia a Primeira República. Explique.
R: como origem na França o positivismo era uma corrente filosófica baseada no conhecimento da ciência, filosofia, o qual defendiam que somente assim poderiam explicar e orientar as leis da física e da ciência bem como a vida social ética e intelectual de um grupo.
Esta filosofia foi Grande impulsionadora para a República no Brasil sendo assim ela ganhou este slogan na bandeira como homenagem a esta ideologia francesa "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".
2)	A publicação de O Guarani, de José de Alencar, em 1857, busca no índio a representação do homem brasileiro, ainda que ao modelo de uma sociedade europeia e idealizada. Desenvolva essa afirmação.
R: sua finalidade era mostrar a realidade brasileira de sua época, voltadas para as características da cultura nosso povo indígena e as relações entre colonizados e colonizadores, o romance em que no Guarani acontece entre Peri e Ceci identifica uma grande característica de nosso povo que é a miscigenação entre colonizados e colonizadores (índios e europeus), logicamente nossa miscigenação é muito maior, mas creio que esta fora a intenção de José de Alencar.
3)	A vinda da família real para o Brasil interfere diretamente na vida cultural da colônia. Por quê?
R: com A Chegada da família real o povo brasileiro foi colocado ainda mais de lado, pois as atenções eram voltadas para a realeza, contudo ao buscar um novo quarta mar de vida para a família real aqui no Brasil o mesmo contribuiu para o povo, obras foram feitas para que familia real tivessem praticamente as mesmas opções de cultura e lazer que haviam em Portugal, como teatros, acedemias, bibliotecas etc, podemos citar algumas delas como a Real Academia Militar o Jardim Botânico, A Real Fábrica De Pólvora, o Banco do Brasil, o Laboratório Químico Prático, o real Teatro de São João e João Caetano, um dando assim a vida cultural e financeira do povo daquela época, isso só acontecerá ao redor de onde a realiza ficava repõe não em todo o nosso país, o acontecimento da vinda da família real também acelerou o processo de Independência do Brasil a fim de fazer a unificação das terras brasileiras como parte do Reino Unido, parte de Portugal.
4)	Tomás Antônio Gonzaga, no poema “Marília de Dirceu”, adapta à paisagem brasileira a concepção de um mundo ideal. De que forma?
R: em seu poema a arcade Gonzaga expressa seu amor pela pastora Marília e revela a busca por uma vida simples sem ambição ao lado da pessoa amada, acompanhado também da riqueza da natureza brasileira descrita em diversos momentos no poema 
5)	O sebastianismo manteve-se por longo tempo presente na memória afetiva do povo português. Além disso, a literatura serve para confirmar o lugar do mito, como no caso do livro Mensagem, de Fernando Pessoa, no qual o poema “D. Sebastião, rei de Portugal” nos oferece uma leitura específica sobre o tema. Discorra sobre o assunto.
R: o sebastianismo fui um movimento que surgiu em Portugal após a morte de Don Sebastian, este mito fora criado nos termos luso no qual se apoiava o povo português que estava descrente e descontente com a atual realidade política do país, eles esperavam realmente por um milagre com a volta de Don Sebastian ao trono.
No Brasil este mito veio com a mesma intensidade na imagem de um Salvador que iria vir para assumir o trono novamente e governar Serena e corretamente, este momento da história foi descrito por vários poetas daquele tempo, um deles o tão famoso Fernando Pessoa que ressaltava a influência deste movimento no patriotismo no qual o povo daquela época se apoderava.
Este movimento influenciou diversas manifestações populares tanto aqui quanto na Europa afim de haver um momento político melhor (milagre) sendo para tal pessoa volta-se para recolocar a monarquia e ordem no país.
6)	A colonização portuguesa no Brasil enfrenta o problema da adaptação entre culturas e interesses diferentes. De um lado, a cultura europeia, representada pela escassez e pela repressão; de outro, a do selvagem, representada pela abundância e pela liberdade. Dito isso, discorra sobre o que representou o encontro entre colonos, índios e religiosos no Brasil.
R: A Chegada dos portugueses ao Brasil foi um choque muito grande, pois os índios que aqui viviam muito estranhavam ao ver a tecnologia na qual tinham os portugueses, bem como todo o poder bélico que tinha, por outro lado os europeus ficavam espantados com os hábitos dos índios suas construções rudimentares, bem como os métodos arcaicos em que viviam e pela ausência do cristianismo entre os povos, este fato representou no começo muitos conflitos e após isso escravismo dos europeus para com os índios 
7)	O conservadorismo político no Brasil da década de 1930 tem no Integralismo sua principal representação. Explique essa afirmação.
R: na década de 1930 surgiram muitos partidos de extrema direita tanto no Brasil quanto na Europa, o integralismo era um movimento de extrema direita de ultraconservadores que defendia o poder absoluto do estado e o bem-estar da família não era nem um pouco democrático e sim totalitário ao estado, sua ideologia alinhava se muito bem no caminho que vinha tomando esta década, representam em 1932 é fundado o partido integralista brasileiro repete o lema era manter a ordem a qualquer preço desde que estado soberano e o bem-estar da família estariam intactos, então sim tem seus princípios no integralismo.
8)	Com a profissionalização do futebol, surgem as primeiras grandes equipes de massa como o Flamengo, do Rio de Janeiro. Como se dá esse processo?
R: o profissionalismo no Brasil foi regado de muitos conflitos financeiros e preconceito de etnia (racismo) em meados de 1915 a relatatos que os jogadores ganhavam uma gratificação (gorjeta) por uma boa apresentação no campo, na maioria das vezes essa gratificação era independente da Vitória, contudo este agrado se tornava maior dependendo da atuação do jogador em campo. Era tudo muito difuso alguns clubes cobravam para assistir o jogo e outros não, fundado em 1908 no Rio de Janeiro a Liga Metropolitana de Sports Atléticos a qual tinha finalidade de organizar o futebol carioca e em 1913 em São Paulo a Associação Paulista dos Spots Atléticos com o mesma finalidade, isso gerou ainda mais desacordo no futebol pela hegemonia deste esporte . Piorando ainda mais com a criação em novembro de 1915 da Federação brasileira de Futebol e 50 dias depois os cariocas criam a Federação Brasileira de Desportos em um jogo de poder e ego. repete sendo assim em 1916 o repete chanceler Lauro Muller como mediador deste conflito convocou os representantes das entidades propondo a uniam e criando a Confederação Brasileira de Desportos CBD, sendo uma entidade representativa junto a FIFA, repito somente em 1923 no clube regatas Vasco da Gama decidi colocar pela primeira vez jogadores negros em seu time sendo o campeão carioca por ironia ou competência foram vencedores, este fato criou muitas desavenças com outros times cariocas que pregavam a idéia ridícula do elitismo no futebol, contudo a partir deste momento outros espectadores entravam para assistir os jogos não somente da classe nobre sim da periferia também, com isso a busca na periferia por novos jogadores também começou por outros clubes. Somente em 1933 que realmente pode-se colocar um marco no futebolbrasileiro com seu profissionalismo e alguns jogares já com salários fixos e não gratificações.
9)	Mesmo com o processo de cerceamento promovido pela censura oficial, aliado à propaganda anticomunista, a literatura dos anos 1930 oferece uma série de propostas de leitura do Brasil, do ponto de vista social. Dê exemplos.
R: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Memória do Cárcere de José Lins do Rego , O Quinze de Raquel de Queirós, Capitães de Areia e O Cavaleiro da Esperança de Jorge Amado , O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo , Sentimento do Mundo e A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade , Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles, Novos Poetas de Vinícius de Moraes, O Visionário de Murilo Mendes, Poemas Negros de Jorge de Lima entre outros .....
10)	Em sua viagem ao Nordeste, Mário de Andrade descobre a figura de Chico Antônio, cantador de coco que lhe causa grande impressão. O que representa essa descoberta?
R: Mário de Andrade foi o maior influenciador da época como pensador modernista contudo este artista e pesquisador buscava a junção do popular e o erudito acreditava que não somente na cultura que haviam vindo da Europa e seu modernismo para nosso povo é sim deveria adentrar ao folclore e cultura popular do brasileiro para que nós realmente pudéssemos entender o que somos, em sua viagem ao nordeste que encontrou o Chico Antônio ele viu nele o que buscara, a real personalidade do trabalhador brasileiro e sua vida no interior,as culturas e o folclore que Chico Antônio emanava de forma Graciosa, Mário então percebeu que ali estava a real matriz as músicas brasileiras que era o cotidiano de pessoas simples e sendo a grande maioria do nosso povo, então este encontro representou mais do que nunca a busca pela cultura popular brasileira e sua introdução e no já existia no pais.
11)	A Semana de Arte Moderna representa um escândalo pelo inusitado das questões que traz à tona do debate cultural. Explique.
R: a semana da arte moderna representou no Brasil início do modernismo e a busca por uma nova linguagem, uma nova liberdade criadora e o moderno, mas não foi bem isso o que aconteceu, pensadores e modernistas da época grande parte da Europa viam no Brasil um povo atrasado de culturas arcaicas e sem interesse cultural para os demais, nosso povo ainda estava nesta semana a comemoração tardia de nossa Independência.
12)	A exposição de Anita Malfatti, em 1917, representou um escândalo sem precedentes e gerou como resposta o artigo “Paranoia ou mistificação?”, de Monteiro Lobato. De que trata o conhecido artigo?
R: no artigo Monteiro Lobato inquieto com a exposição de Anitta crítica sua arte no jornal o estado de São Paulo ele acreditava que não era necessário criar uma arte moderna da forma que havia sendo mostrada é sim continuar com o que já existia no em nossa cultura Monteiro Lobato com esta ação reprova uma polêmica entre os modernistas da época o afastando
Cultura Luso-brasileira - GUI
Cultura Luso-brasileira - GUI

Outros materiais