Buscar

CICLO DO SANGUE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CICLO DO SANGUE
Ciclo do sangue: 
· Captação do doador – seleção do doador – triagem clínica (para garantir a saúde do doador e do receptor) – coleta de sangue (por aferese ou convencional) – triagem laboratorial – processamento – armazenamento – transporte e distribuição – procedimentos transfusionais e de hemovigilância.
Informações do ciclo: 
· O processamento é uma fracionamento que ocorre na bolsa convencional.
· Caso haja alguma bolsa positiva pra doenças transmissíveis na triagem clínica, existe uma hemovigilância que reporte o caso para a vigilância sanitária.
· É 1 doador para 4 receptores privilegiados, pois de 1 bolsa é possível extrair 4 hemocomponentes. E eles são obtidos no banco de sangue a partir da bolsa de sangue total sendo centrifugada:
1. Concentrado e hemácias (56%);
2. Plasma fresco congelado(21%);
3. Concentrado de plaquetas (21%);
4. Criopreciptado (2%);
Quando esse hemocomponete é separado ajuda mais repectores e evita uma incompatibilidade imunohematológica transfundindo algo que o receptor não tem necessidade, além de ajudar no estoque.
Homoderivados:
São componentes derivados do plasma que podem ser transfundidos, esse feito é responsabilidade de um processo industrial fora do banco de sangue, e dele ocorre a obtenção de componentes plasmáticos como os fatores de coagulação, proteínas plasmáticas e etc. Essa industria separa o fator de necessidade e tranfunde o homoderivado do plasma. 
1. Albumina;
2. Imunoglobulina;
3. Concentração e fator VIII;
4. Concentração de fator IX;
Triagem: 
1. Cadastro dos possíveis doadores;
2. Pré-triagem: onde são obtidos peso, altura, pressão sanguínea, hematócrito, hemoglobina, pulsação sujeitos a aptidão ou não;
3. Triagem clinica: avaliação minusciosa onde o doador é submetido a uma série de perguntas e é realizada por um profissional da área da saúde com graduação;
Inaptidão:
· Doenças transmissíveis pelo sangue (hepatites, HIV...);
· Piercing na cavidade oral e genital pois entende-se como um espaço aberto para a proliferação de microorganismos;
· Vacinas por algum tempo determinado pelo laboratório, tatuagens (12 meses), gripes e resfriados e cirurgias (depende da cirurgia) mas essas são inaptidões temporárias.
Doação:
As doações devem ser feitas em lugares limpos e confortáveis, os exames da triagem clinica devem estar feitos e com resultados favoráveis a doação, são doados de 400 a 450ml de bolsa e ainda mais a quantidade de testes também é extraída.
Pós doação:
O doador deve permanecer de 10 a 15 minutos no local, não pode ingerir bebida alcoolica, deve ingerir liquidos, não fumar, não dirigir e manuesear equipamento e não fazer exercícios físicos.
Voto de auto exclusão: o doador responde por voto de auto exclusão onde o indivíduo após a doação, assina que foi verdadeiro em todas as triagens e de que esse sangue é realmente pode ser doada a sua bolsa de sangue e se doaria a bolsa pra alguém que ama.
Centrifugação: 
Ocorre em sistema fechado pois o sistema aberto pode diminuir o prazo por questões de proliferação de crescimento de microorganismos.
Estoque:
Ocorre com separação de acordo com o tipo sanguíneo de cada paciente onde a bolsa pode ser transfundida de acordo com o isogrupo, e as plaquetas ficam em uma placa de movimentação para não agregar e em temperatura ambiente a 22°, e as hemácias devem ser refrigeradas, o plasma fresco cogelado deve estar congelado por causa da reposição de fatores de coagulaçao que em temperatura ambientes são inativadas, são descongelados apenas pra doaçao. O criopreciptado é pego a partir do fresco congelado.
Espaço para colocar mais informações sobre essa aula que ela gravou errado
23/02 aula 2 continuação de ciclo do sangue
Aptidão e inaptidão clinica x periodicidade
Geralmente o doador de primeira ve tem mais chance de ser inapto, provavelmente por não conhecer o sistema e pelos objetivos de doação, pois os que mais doam são servidores públicos e instituição que prestam serviços pro sus.
No caso de rejeição, o motivo da rejeição deve ser informado e deve costar em seu cadastro.
Frequência de hemocomponentes:
Exames laboratoriais
· Imunohematologia: teste de compatibilidade ABO/RH/D-FRACO, pesquisa de anticorpo irregular, prova de compatibilidade transfusional entre uma amostra entre doador e receptor com a prova cruzada, se o receptor tem ac pela hemácia do doador e se der positivo, essa tranfusão não pode ser realizada. Alem do teste de antiglobulina humana pra saber se tem hemácias sensibilzadas.
· Triagem de doenças transmissíveis pelo sangue: a partir de teste sorológico (detecta Ag e AC, ex: sífilis, chagas, htlv, malária em endemia, hepatite B e C) e moleculares (detecta DNA de estruturas virais, ex: HIV, hepatite B e C).
Após esses testes laboratoriais, o hemocomponente ou ele é liberado ou descartado em geladeiras separadas. Os hemocomponentes liberados ou vão pra estoque, ou pro controle de qualidade ou pra distribuição.
Hemoterapia
É a utilização de componentes sanguíneos pra determinada situação clínica, portanto a transfusão é uma terapia relevante pq pode ser a única forma de terapia dpendendo da situação onde não existe um medicamento, ou outra opção pra controlar a mortaliade ou morbidade, podendo assim a hemoterapia salvar vidas e mehorar a vida de pacientes.
Também podem levar a complicações agudas ou tardias, como o risco de transmissão de doenças infecciosas, sendo assim é um procedimento minuncioso que leva a um risco como qualquer terapia. 
Importância da doação do sangue
· Tratamento de doenças hematológicas;
· Auxilia na terapeutica de alguns casos clínicos;
· Tratamento de causas urgentes;
Receptor
· Pedido de transfusão/ hemocomponente pelo médico;
· Coleta da amostra do receptor.
· realização de testes imunohematologicos de incompatibilidade sanguínea, faz a prova cruzada pra preparação da bolsa, e retipagem, teste de incompatibilidade negativa.
· Recebe a bolsa transfundida.
· De qualquer forma existea possibilidade de reação tranfusional apesar de todos os testes.

Outros materiais