Buscar

Avaliação Final (Discursiva)- Cartografia e Sensoriamento Remoto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O Sistema de Posicionamento Global é popularmente conhecido por GPS, sigla inglesa para Global Positioning System, ou em português "geoposicionamento por satélite". Essa tecnologia foi desenvolvida, inicialmente, para fins bélicos, durante a Guerra do Golfo (1990-1991). Atualmente, o GPS é amplamente utilizado por diversos profissionais e pela população em geral. Diante do assunto, explique os princípios básicos do funcionamento de um GPS e dê um exemplo de como utilizá-lo em uma aula de geografia.
Resposta esperada
Para o funcionamento do GPS, é necessário que ele capture sinal de vários satélites, sendo que os aparelhos que operam no modelo 2D necessitam no mínimo de três sinais de satélites, e os que operam no modelo 3D necessitam de pelo menos quatro satélites. O GPS também contém um microprocessador que processa os dados emitidos pelos satélites. Em lugares abertos, os aparelhos de GPS funcionam com melhor desempenho. Um exemplo de utilização do GPS na educação básica é quando se realiza uma saída de campo com os alunos, podendo ser uma pequena volta no quarteirão do colégio com o objetivo de coletar as coordenadas geográficas e altitude do local.
Minha resposta
Para o funcionamento ele precisa de sinais de satélite, dependendo do modelo é a quantidade de satélites necessários o 2D precisa de 3, já o 3D precisa de no mínimo de 4 satélites. O funcionamento é melhor em lugares abertos. Pode ser utilizado para se fazer levantamento do entorno da escola.
2No movimento realizado ao redor do seu próprio eixo (movimento de rotação), a Terra propicia dois pontos naturais, que chamamos de rede geográfica. A rede geográfica é um conjunto de linhas traçadas de norte a sul, de leste a oeste, chamadas de Paralelos e Meridianos. Disserte sobre as diferenças existentes entre essas duas linhas imaginárias: Paralelos e Meridianos.
Resposta esperada
Os Paralelos são círculos traçados paralelamente à Linha do Equador, sendo que são traçados na direção leste a oeste. A Linha do Equador, círculo máximo, divide a Terra em Hemisfério Sul e Norte. Esta linha é o maior dos paralelos, as outras linhas diminuem de tamanho conforme se aproximam dos polos. Os Meridianos são semicírculos, cujas linhas são traçadas perpendicularmente aos polos, Norte e Sul, assim eles são traçados na direção norte e sul. O principal meridiano é o de Greenwich. Ele divide o globo em duas partes iguais, chamadas de hemisférios: Hemisfério Ocidental (ou Oeste) e Hemisfério Oriental (ou Leste).
Minha resposta
Paralelos são círculos traçados em paralelo a linha do equador na direção leste a oeste, linha do equador divide a terra em hemisfério norte e sul. Meridianos são semícirculos, com as linhas traçadas em perpendicular aos polos norte e sul.

Mais conteúdos dessa disciplina