Buscar

lei 8142-90 SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lei 8142-90 SUS
Com base na Lei 8.142/90 responda:
1. Do que se trata a lei 8.142/90?
 A lei nº 8.142/90 refere-se sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Além disso, essa lei aborda parte dos temas que foram vetados na lei nº 8080/1990 pelo presidente da época, Fernando Collor de Mello.
2. Com base na lei 8.142/90 como o usuário pode participar da gestão do SUS?
 O usuário/população pode participar da formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
3. Quem faz parte dos conselhos e das conferências de saúde?
 Os conselhos de saúde e as conferências de saúde são compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
4. Para que servem os conselhos e as conferências de saúde?
 A conferência de saúde tem o intuito de avaliar a situação da saúde, propor diretrizes, formular estratégias, controlar a execução das políticas de saúde e deliberar sobre aspectos econômicos e financeiros. Já o Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
5. Do que trata a parte da lei 8.142/90 que trabalha as transferências intergovernamentais de recursos financeiros da área da saúde? 
 As transferências intergovernamentais de recursos financeiros da área da saúde tratam de como irão ser alocadas as transferência de recurso e onde serão aplicados esses recursos. Assim, refere-se à:
I. Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
II. Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
III. Investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;
IV. Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
 Ademais, essas transferências são de 30% para os Estados e de 70% para os municípios.

Continue navegando