Buscar

Fórum Recuros terapeuticos ocupacioanis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum Recursos Terapêuticos Ocupacionais
A imagem abaixo pode chocar um pouco a nossa realidade de hoje em dia se você não fez parte do contexto e do marco histórico da reforma psiquiátrica no Brasil. Como estudamos na Unidade 1: As raízes da Terapia Ocupacional no Brasil remontam à criação do Hospício D. Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1852. Em 1898, foi criado o Hospital do Juqueri, atualmente Hospital Franco da Rocha, em São Paulo. Em 1931, o tratamento por meio do trabalho foi introduzido no Nordeste; em ambos os hospitais, a principal forma de intervenção era o trabalho (DE CARLO e BARTALOTTI, 2001).
Com base em seus conhecimentos adquiridos até aqui, de que forma você acredita que a terapia ocupacional atua com os usuários dos serviços de saúde mental? Qual Modelo estudado na Unidade 1 melhor se encaixaria na abordagem? Existe um modelo específico na sua opinião?
A Terapia Ocupacional, foca no indivíduo, necessidades específicas, na atenção psicossocial, nas suas dificuldades e no cuidado ativo, tentando promover o máximo de autonomia ao individuo, dentro de suas possibilidades, contribuindo para sua independência na realização das atividades diárias trabalhando de uma melhor forma em conjunto com demais profissionais e familiares. Na saúde mental tenta alcançar vários objetivos, entre esses um deles é inserir ou reinserir a pessoa com transtorno mental na sociedade. Para alcançar esses objetivos utiliza-se das atividades terapêuticas. O terapeuta ocupacional tem as atividades como recursos terapêuticos e essas precisam estar inserida no seu contexto de vida. Através da atividade é possível expressar sentimentos, organizar rotinas, estimular funções cognitivas como: memória, atenção, concentração, assim os objetivos de tratamento com o indivíduo serão focados na retomada da autonomia e independência nas atividades de vida diária, atividades de vida prática, atividades de lazer e sociais. O Terapeuta Ocupacional será o facilitador e estimulador para o individuo. Assim sendo, não possui um modelo específico, mas dentre os modelos estudados, o HUMANISTA, é o mais adequado, onde a característica principal é a inexistência de padrões preestabelecidos para o seu desenvolvimento. O terapeuta ocupacional parte de que ninguém melhor que o individuo para determinar os caminhos a serem percorridos com objetivos de uma vida mais saudável.

Outros materiais