Buscar

Portifolio aula 02 A Ética e a Resnponabilidade Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portifólio aula - 02 - A Ética e a Responasabilidade Corporativa.
No final de ano um vendedor precisa alcançar suas metas de vendas, que ainda estão aquém do necessário para obter uma comissão especial. Sabendo que possivelmente seus produtos não serão entregues na qualidade esperada, o vendedor pode tomar a decisão que julgar mais adequada à sua situação, com base em pelo menos cinco sistemas éticos, a saber: 1. Universalismo; 2. Egoísmo; 3. Utilitarismo; 4. Relativismo; 5. Ética da virtude.
A corrente do universalismo ético acredita que a noção de direitos está relacionada diretamente ao fundamento da dignidade da pessoa humana e a um mínimo ético irredutível, ainda que não haja consenso sobre o sentido de “mínimo ético”.
O egoísmo ético é a visão de que cada um de nós deve perseguir nosso próprio interesse, e ninguém tem a obrigação de promover os interesses de qualquer outra pessoa.
Caracteriza-se pela ideia de que as condutas adotadas devem promover a felicidade ou prazer do coletivo, evitando assim as ações que levam ao sofrimento e a dor.
O relativismo é o conceito de que os pontos de vista não têm uma verdade absoluta ou validade intrínsecas, mas eles têm apenas um valor relativo, subjetivo, e de acordo com diferenças na percepção e consideração.
Ética das virtudes são teorias éticas normativas que enfatizam virtudes da mente, caráter e senso de honestidade. Os éticos da virtude discutem a natureza e a definição de virtudes e outros problemas relacionados que enfocam as consequências da ação.
Vê-se, portanto, que de ponto de vista ético o vendedor poderia adotar diversas ações, inclusive algumas controversas, coo fazer então para estabelecer um sistema global de ética onde aja concordância do vendedor em agir conforme tal sistema?
Para estabelecer um padrão global de ética é preciso que ela esteja embasada numa teoria do reconhecimento simétrico e recíproco que objetiva a dignidade individual e a justiça geral, assim, no exemplo citado o vendedor deveria seguir tais princípios e fornecer produtos iguais para todos os clientes, e na qualidade esperada.

Outros materiais