Buscar

O QUARTO DE JACK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O Quarto de Jack” foi um filme lançado em 2015, é um drama que retrata a vida de Jack, um garoto que acaba de fazer 5 anos e sua mãe, Joy Newsome, ambos confinados em um quarto. O filme foi premiado, ganhou o Oscar de melhor atriz com a atuação de Brie Larson e o mais notável é que se trata de uma história verdadeira.
Joy, foi sequestrada com 17 anos de idade por Nick, que a manteve em cárcere em um galpão no quintal de sua casa por 7 anos, o mesmo a estupra constantemente e disso foi gerado Jack. A agora mãe não quer que o “velho Nick” veja o seu o filho então orienta o mesmo a ficar trancado no armário toda vez que o sequestrador os visita para entregar os alimentos, as roupas, tudo que eles precisam para sobreviver.
Falado um pouco sobre o filme, podemos introduzir o que Piaget fala sobre o desenvolvimento cognitivo de uma criança, o psicólogo apresentou formas em que as crianças sistematizam e adquirem o conhecimento, e por isso se pode fazer uma análise do comportamento de Jack, no filme podemos ver claramente muitos dos conceitos falados por Piaget através da criança.
Piaget fala sobre a aquisição da aprendizagem através dos processos de assimilação, acomodação, adaptação e equilibração majorante.
O processo de assimilação acontece quando o sujeito tentando solucionar uma situação usa um conhecimento já formado. Já o processo de acomodação se dá quando esse mesmo individuo vê que com o conhecimento que já tinha adquirido é incapaz de resolver o problema e assim tenta procurar outras formas para resolver o obstáculo, resultando assim na construção de novas estruturas cognitivas.
 No filme Jack imaginava que morava no espaço sideral, tinha uma visão mágica da vida, pois era o que sua mãe tinha contado, porém em algum momento da trama a mesma decide que tinha que contar que tudo aquilo era uma mentira, que existia algo além daquilo que ele imaginava, no começo o garoto espantou, não queria acreditar que existia pessoas além dele, da sua mãe e do “Velho Nick”, mas com o passar de tempo foi aceitando. Aqui o processo de acomodação seria no momento que ele ainda acreditava que só existia três pessoas no mundo, e aquelas vistas na tv eram de mentira e o processo de assimilação foi quando a aceitação de outras pessoas serem reais e que tinha um mundo lá fora.
O processo de adaptação é dinâmico e envolve os outros dois processos citados acima. É muito importante que o mesmo esteja desenvolvido, porque é ele que favorece a adaptação do humano no meio social. O indivíduo só está em equilíbrio quando possui esquemas necessários para se adaptar à realidade é esse processo Piaget chamou de equilíbração majorante, para o autor esse termo nunca atinge uma forma final e sempre está em desenvolvimento. Um exemplo desses dois temos e quando Jack sai do quarto, há todo momento ele teve que se adaptar, se adaptou a novas pessoas, novos ambientes, uma nova rotina, tudo era novo para ele e pra isso o mesmo teve que criar vários esquemas cognitivos e no fim se adaptar aquele novo meio.
Jack estaria no período pré-operatório falado por Piaget. Nesse período já aparece a fala na criança e com isso o seu pensamento fica mais desenvolvido. Também é nessa fase que acontece o aparecimento de um certo egoísmo no menor, ele não consegue aceitar o ponto de vista do outro e só sua opinião acaba valendo. Jack apresenta isso quando a sua mãe diz sobre o mundo real e ele grita com ela falando que tudo aquilo era uma mentira ou quando depois de Joy ter tentado se matar com o uso excessivo de remédios a mesma liga para o garoto falando que não poderia voltar para casa e ele não aceita, grita que queria ela de volta e que decidia pelos os dois.

Outros materiais