Buscar

ANATOMIA_SISTEMA ARTICULAR E MUSCULAR_ 9 ANO_ AULA 02

Prévia do material em texto

ESTADO DO CEARÁ
Prefeitura Município de Guaraciaba do Norte
Secretaria de Educação
EDUCAÇÃO FÍSICA 9° ANO
Queridos alunos, 
Estamos vivendo um momento muito difícil de isolamento social, onde tivemos que reinventar nossa rotina. Mas, logo voltaremos às nossas atividades, revendo nossos afetos e acabando com essa saudade. 
Espero que vocês e seus familiares estejam bem, pois todo esse sacrifício da quarentena se faz necessário para nossas vidas. 
Orientações:
✓Fazer a leitura do texto atentamente.
✓ Copiar as atividades em seu caderno e, depois, respondê-las.
ATENÇÃO:
Na atividade deverá constar o nome completo do aluno, série e escola. A atividade vale como PONTOS AVALIATIVOS E PRESENÇA do aluno.
AO FINALIZAR você deve fotografar e enviar a atividade no meu WhatsApp. 
Abraços com muito carinho da PROFESSORA VIVIANNE BARROS
Em nossa aula anterior vimos que Anatomia humana é um campo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano. O corpo humano apresenta sistemas biológicos que realizam funções especificas necessárias para a nossa vida.
Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida. Iniciamos o estudo do sistema locomotor através do sistema esquelético
. É formado da união do sistema esquelético, articular e do sistema muscular. Os ossos são parte passiva da locomoção, enquanto os músculos são a parte ativa e as articulações tem a função de manter unidas duas ou mais partes ósseas que entram em contato.
	1- Sistema Esquelético
	2- Sistema Muscular 
	3- Sistema Articular
SISTEMA MUSCULAR
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar...
A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso
 São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. 
A musculatura esquelética possui três funções principais. Em primeiro lugar, atua integrando os ossos aos músculos para produzir movimento. Em segundo, proporciona estabilidade. E, finalmente, produz calor, sendo muito importante na regulação da temperatura corporal. Os músculos esqueléticos apresentam três importantes características que permitem sua funcionalidade, incluindo excitabilidade, contratibilidade, elasticidade e extensibilidade.
Funções dos Músculos: 
a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. 
b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. 
c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. 
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. 
e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. 
Tipos de Músculos:
Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.
Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.
a) Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.
b) Músculos Lisos: Localizado nos vasos sangüíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.
c) Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE
SISTEMA ARTICULAR
Os termos articulação e juntura significam a mesma coisa. A juntura consiste em um conjunto de elementos que tem a função de manter unidas duas ou mais partes ósseas que entram em contato.
Classificação das articulações: As articulações são classificadas dependendo do elemento que está interposto entre os ossos, sendo dessa maneira classificadas em: fibrosa, cartilaginosa e sinoviais.
. Articulações fibrosas- O termo fibroso já dar idéia de rigidez, por isso estas junturas são também chamadas de imóveis, pois não executam movimentos. (imóveis)
. Articulação cartilaginosa- Certas junturas cartilaginosas podem apresentar reduzido grau de movimento, sendo dessa maneira denominada de semi-imóveis.( movimentos limitados)
 Articulações sinoviais- Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto entre os ossos que se articulam, mas sim, uma substância gelatinosa denominada sinóvia, encontrada no interior das junturas e que tem função de lubrificação. As extremidades dos ossos, que se articulam numa juntura sinovial, se encontram por cartilagem hialina, o que permite um melhor deslizamento e impede o desgaste dos ossos. (Movimentos amplos)
Discos e meniscos -São formações fibro-cartilaginosas, que resistem a violentas pressões, e agem como amortecedores, são encontrados na s articulações dos joelhos.
A fadiga muscular e Câimbras 
Quando uma pessoa realiza um esforço muscular muito intenso, é comum ela ficar cansada e sentir dores na região muscular mais solicitada. É a fadiga muscular, que ocorre por causa do acúmulo de ácido lático no músculo. Uma das consequências de se sobrecarregar o corpo, realizando um esforço físico superior à capacidade pessoal, é o dano gerado pela fadiga muscular. Esse sintoma é a sensação de cansaço, fraqueza, dor ou queda de desempenho
Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia. Essa energia é obtida pela “queima” de alimento com o uso de gás oxigênio. Mas, nesse caso, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida também por um tipo de fermentação, um mecanismo de “queima” de alimento sem utilização gás oxigênio. A fermentação que ocorre no músculo é chamada fermentação láctica, pois gera ácido láctico como produto final. Após um período de repouso, o ácido láctico presente no músculo da pessoa é “queimado”, e as dores musculares desaparecem. Dependendo da gravidade da situação, a fadiga pode ser resolvida com melhoresnoites de sono ou com suplementos alimentares e, em casos mais drásticos, com medicamentos.
As câimbras musculares são um fenômeno muito comum que acomete a maioria das pessoas pelo menos uma vez durante a vida. Elas são geralmente definidas como uma contração muscular inesperada, localizada, contínua e dolorosa que pode acontecer com qualquer músculo do corpo. Entretanto, essas contrações involuntárias são mais comuns nos membros inferiores.
As câimbras musculares podem ocorrer em diversos momentos, estando associadas com fatores como uso exagerado da musculatura, sono, gravidez, doenças neuromotoras, desordens metabólicas, falta de sais minerais, desidratação, problemas endócrinos, entre outros.
Caso a câimbra esteja instalada, uma boa forma de recuperação é a realização de massagens para que a musculatura possa ser relaxada. Além disso, é essencial a reidratação, se possível com bebidas isotônicas, e descanso.
SAIBA MAIS!!!
ASSISTA AOS VÍDEOS
Viagem Fantástica do Corpo Humano, documentário Dráuzio Varella conta como funciona o incrível processo do Nascimento até à morte. https://youtu.be/SBYujRVVuS0
Super interessante coleções o corpo humano músculos e ossos os alicerces do corpo https://youtu.be/ROc74f75dVQ
Ossos e articulações https://youtu.be/8Mul-krnoh8?list=PLsbs5E4hk9UJB0rRCH3eIXdndhf_DhD22
Como funcionam os músculos https://youtu.be/TMf9zXCiVGw
ATIVIDADE (Copiar e responder no caderno)
1- Conceitue músculo. Quantos músculos existem no corpo humano?
2-A musculatura esquelética possui três funções principais. Quais são elas?
3-Cite os 3 tipos de músculos. Conceitue –os
4-O que são bolsas sinoviais?
5- Qual a diferença entre câimbra e fadiga muscular?
6- Como ocorre a fadiga muscular?
7 - Conceitue junturas/articulações.
8 - Como classificamos as junturas/articulações?
9 - O que são discos e meniscos? Exemplifique.
10- O que você entende por fadiga muscular?

Mais conteúdos dessa disciplina