Buscar

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 - RELIGIÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
RELIGIÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA – ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
1)"Considerando a demanda do corpo discente em participar espontânea e voluntariamente de ações sociais e o interesse da Universidade, em propiciar aprendizagem social, solidária e cidadã, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade, foi instituído, nos termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998 (Lei do Serviço Voluntário), o Programa respuc Ação Comunitária, vinculado a respuc setor da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários. O Programa é um projeto socioeducacional voltado à promoção de ações concretas de apoio ao ser humano, em seu contexto sociofamiliar, por meio da prática do trabalho social voluntário cujas ações são baseadas no ODM da ONU, ou seja, os 08 Jeitos de Mudar o Mundo. Realizado no contexto das atividades institucionais e de extensão da PUC-Rio congrega ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social e ambiental, desenvolvidas ao longo do ano pelas organizações participantes da Rede de Empreendimentos Sociais da PUC-Rio (respuc). Seu desenvolvimento e sucesso estão intimamente ligados à participação e à adesão da comunidade".
 
Quanto à ação comunitária, verifique as afirmativas corretas.
 
I. São amparadas pela lei, se relacionadas à Lei do Serviço Voluntário, e podem ser organizadas em projetos que estruturem os trabalhos e os objetivos detalhadamente.
II. Podem ser de âmbito assistencial, socioeducacional, de amparo à saúde, ao esporte, ao lazer, ao trabalho profissionalizante, entre outros, desde que para a comunidade e com a comunidade.
III. Os ofertantes do trabalho voluntário podem ser internos ou externos às comunidades, mas a comunidade deve participar ativamente nas decisões e no desenvolvimento do trabalho.
IV. As religiões cristãs têm como compromisso doutrinário o amparo ao próximo, o que deveria impulsioná-la ao planejamento e execução de ações na comunidade em que se insere ou em outras nas quais se vislumbre a necessidade de auxílio das mais variadas formas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I e II, apenas.
· b)I, II e IV, apenas.
· c)II e IV, apenas.
· d)III e IV, apenas.
· e)I, II, III e IV. CORRETA
2)Na história da Igreja Protestante há a participação de um importante personagem: o anglicano Robert Raikes.
Qual tipo de ação social religiosa efetuada por Raikes teve grande impacto na sociedade da época?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)Raikes era jornalista e, depois de empregar muitas pessoas, publicou para toda a Europa informações sobre o crescente desenvolvimento da Igreja Protestante.
· b)Raikes era pastor e, por meio de seu trabalho social comunitário, conseguiu muitas conquistas trabalhistas às mulheres das tecelagens inglesas.
· c)Além de pastor anglicano, Raikes era jornalista e conseguiu alfabetizar boa parte de Gloucester, sua cidade natal.
· d)Raikes fundou a Escola Dominical, na qual recebia alunos para serem alfabetizados, usando a Bíblia como livro. CORRETA
· e)Raikes alfabetizava crianças e adultos após o expediente de trabalho nas fábricas da Inglaterra.
3)"Segundo o texto de Lucas, os convertidos ao cristianismo “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (At 2.42), o que significa que eles se mantinham unidos por meio do testemunho sobre os ensinamentos de Jesus, além de celebrarem juntos a ceia e orarem uns pelos outros. Nesses termos, podemos entender que uns conheciam intimamente as necessidades dos outros, pois que oravam uns pelos outros e se alimentavam na mesma mesa, compartilhando também do alimento".
 
Podemos concluir que a Igreja Primitiva de Atos se constituía de uma comunidade. Além de um grupo religioso que se ajudava, com o passar do tempo atuaram também em favor de outros ao seu redor. Há interpretações de que as atitudes da igreja daquela época era fundamentada na simpatia e na autonegação.
 
Os ____________ vendiam suas propriedades e bens e ____________, segundo a ____________ de cada um. Havia na atitude da igreja uma determinada forma de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a) novos convertidos / doavam / consciência / prosperidade.
· b)mais ricos / emprestavam / necessidade / corporativismo.
· c)mais necessitados / guardavam / consciência / liberdade econômica.
· d)judeus / repartiam / família / parentesco abraâmico.
· e)cristãos primitivos / repartiam / necessidade / ação comunitária. CORRETA
4)O conhecimento sobre as diversas religiões é muito importante para o bom desempenho do Teólogo, em qualquer área que ele venha atuar. Há religiões que têm características específicas, baseadas em sua doutrina, que as levam a dar ênfase a uma ou outra ação.
Quanto às religiões estudadas e suas características quanto à ação social e comunitária, associe a coluna A e B.
 
A 
I. Cristianismo
II. Espiritismo
III. Afro-brasileiras
IV. Indígenas
V. Adventista
 
B
a. As condutas internas são as mesmas do cristianismo. As condutas externas referem-se ao bom cuidado do corpo, a uma vestimenta discreta, à prática de exercícios, ao descanso adequado, à boa alimentação; abstenção de álcool, de medicamentos de forma irresponsável e outras drogas. O incentivo das práticas se entende às pessoas de fora da religião, às quais é estendida muita ação social e de conscientização sobre cuidados com a vida.
b. Têm em suas tradições culturais a manutenção dos mitos ligados à divindade, portanto são comunidades altamente religiosas. As mitologias orientam a vida social, os casamentos, o uso da natureza para a cura de doenças e os hábitos cotidianos, como a divisão de trabalho, o auxílio ao próximo e a atuação conjunta para manter a sua própria estrutura social.
c. Os preceitos religiosos são pautados pelos ensinamentos de Jesus, tendo os evangelhos e o testemunho dos apóstolos como orientação para as práticas sociais e comunitárias. A fé deve ser mostrada com ação, o amor a Deus se vê no amor ao próximo.
d. Os espaços religiosos são também espaços de acolhimento e auxílio; há uma preocupação com o bem estar das pessoas da comunidade, por isso o compartilhar tanto das necessidades quanto da fartura é uma realidade entre os grupos religiosos. Sua formação histórica nos escravos e descendentes de escravos faz nelas uma luta constante pelos desfavorecidos.
e. Tem em seus preceitos a máxima de que a caridade é a porta para a salvação. A caridade, porém, não é um oferecimento de esmolas, um trato paliativo, mas uma forma pensada e estruturada de oferecer evolução e crescimento à pessoa, de forma que se torne autônoma e independente, podendo, também, executar o seu papel na caridade.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Alternativas:
· a)I - e; II - c; III - d; IV - b; V - a.
· b)I - a; II - e; III - d; IV - b; V - e.
· c)I - c; II - e; III - b; IV - d; V - a.
· d)I - c; II - a; III - d; IV - b; V - e.
· e)I - c; II - e; III - d; IV - b; V - a. CORRETA

Outros materiais