Buscar

TED OG Doença cárie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fabielli V. da Costa
TED
Odontogenética
Doença cárie
01. Descreva detalhadamente os fatores etiológicos envolvidos na doença cárie:· A cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio do binômio saúde-doença, podendo apresentar lesões-sinais na população.
·  Trata-se de uma doença infecciosa de maior prevalência e de maior incidência na espécie humana
· É uma doença transmissível aos tecidos calcificados dos dentes, resultando em uma perda localizada dos tecidos duros
· a cárie dentária é a doença infecciosa, endógena, transmissível e tri-fatorial.
· Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente. Além dos fatores citados, a cárie está relacionada a fatores socioeconômicos, e o comportamento do indivíduo.
BROLEZI, C. et. al. Fatores Etiológicos da Cárie Dentária, v. 6 (2017): Special Issue 3 (Proceedings of the IX Jornada Odontológica da Universidade Brasil/Annual Meeting
02. Como microrganismos podem estar associados a uma maior cariogenicidade? 
Bactérias como:
· S. mutans
· S. sobrinus
· Lactobacillus sp
Estas espécies estão intimamente ligadas aos índices de cárie de um indivíduo, apresentando uma associação positiva entre os seus níveis e a alta prevalência de cáries. O S. mutans é considerado por alguns autores como sendo um organismo específico das cáries dentárias e constitui uma das bactérias com maior poder cariogénico devido à sua grande capacidade acidogénica, se não for tratada provoca a destruição dos tecidos duros do dente (esmalte e dentina). 
O Lactobacillus, tal como o S. mutans, exibe certos traços cariogénicos, tais como o alto potencial acidogénico, libertando grandes quantidades de ácido lático, diminuindo o pH do meio até ao ponto de inibir o crescimento de organismos menos ácido tolerantes.
GALRÃO, J. et. al. Prevalência da cárie dentária e presença de bactérias cariogénicas no dorso lingual – Estudo seccional cruzado. Vol. 53. Issue 1. pages 11-16 (January - March 2012)
03. Para pesquisar que existe causa genética de uma doença no hospedeiro, quais os tipos de estudos importantes? Explique. 
· Estudos observacionais - existe uma intervenção deliberada, planeada pelo investigador, no sentido de provocar um determinado efeito enquanto controlamos outras condições. 
- objetivo: determinar o resultado da intervenção 
FRONTEIRA, I. Observational Studies in the Era of Evidence Based Medicine: Short Review on their Relevance, Taxonomy and Designs. Acta Med Port 2013 Mar-Apr;26(2):161-170
· Estudos moleculares: a partir de mapeamento de genes envolvidos no controle da ocorrência da doença, identificando em cromossomos os genes que estão relacionados com suscetibilidade e resistência da doença.

Continue navegando