Buscar

ESPAÇO NÃO ESCOLAR -PLANO DE AÇÃO - CLUBE DE AVENTUREIROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DATA DE APLICAÇÃO:
	INSTITUIÇÃO: CLUBE DE AVENTUREIROS – IGREJA ADVENTISTA
	INTEGRANTES DA EQUIPE: LUANA MOURA
	PÚBLICO: CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS
	DURAÇÃO: 
	UNIDADE TEMÁTICA:
	Vida e evolução
	HABILIDADE(S) - BNCC (consulte documento na disciplina estágio)
	(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
	JUSTIFICATIVA
	O clube de aventureiros existe a aproximadamente 18 anos, é um projeto da Igreja Adventista, que tem como objetivo principal atender crianças da comunidade (membros da igreja e membros que não são adventistas). A liderança do clube é formada por adultos que se organizam para semanalmente atender os “aventureiros”. 
O clube tem três pilares principais, que visão auxiliar no crescimento físico, social e espiritual das crianças. Ao longo do ano são realizados encontros semanais nos sábados à tarde, passeios, projetos comunitários, visitas a abrigos, asilos, comunidades carentes e muitos acampamentos. Um dos principais objetivos é fazer as crianças encontrarem diversão longe da internet, televisão e celular. Os acampamentos são os momentos mais divertidos, todos usam barracas e muitas atividades ao ar livre são realizadas.
Os aventureiros aprendem a cuidar da natureza e cuidar do corpo, eles cumprem requisitos que se transformam em especialidades que são colocados em sua faixa, no uniforme de gala.
Visando sempre o respeito e amor ao próximo, esse plano visa ajuda-los entender que mesmo todos nós sendo diferentes, somos todos filhos e filhas de Deus, devemos ser respeitados e tratados com igualdade, não importando nossa aparência, nossa classe e nosso estilo.
	OBJETIVOS
	Objetivo Geral: Reconhecer características físicas e culturais entre o grupo, com valorização das semelhanças e diferenças.
Objetivos Específicos: Promover atitudes de respeito
 Analisar as diferenças físicas entre nós
 Demonstrar respeito aos costumes, gostos e hábitos do próximo
 Entender que somos todos filhos (as) de Deus e devemos agir com amor e respeito com todos.
	PROCEDIMENTOS
	O plano não será aplicado, mas quando for usado pela diretoria do clube, deverá ser de modo presencial de preferência.
1º Dia – Assistir com o clube o filme Extraordinário
2º Dia – Pedir que as crianças formem duplas, cada um irá desenhar sua dupla no papel pardo, fazendo o contorno do corpo.
3º Dia – Expor os desenhos, pedir que dentro do corpo eles escrevam as características do seu colega (a)
4º Dia - Contar a história da criação, que mostra que somos a imagem e semelhança de Deus, nesse dia teremos uma roda especial para fazermos agradecimentos a Deus, e uma brincadeira de elogios. Cada aventureiro dará um elogio ao seu colega e dirá a ele porque ele é especial.
5º Dia – Piquenique, falar da importância de dividir, de ajudar a organizar, dos gostos individuais de cada um. Finalizar com uma explicação do projeto e todos lancham juntos.
	AVALIAÇÃO
	 Será de acordo com o interesse de cada um, com a participação e envolvimento. Se o aventureiro alcançar os objetivos, receberá uma especialidade de AMIGO, e colocará em sua faixa.
	
RECURSOS
	RECURSOS MATERIAIS: Filme, projetor, papel pardo, canetinhas, bíblia, alimentos.
RECURSOS DIGITAIS (PARA O PLANO ADAPTADO):
	REFERÊNCIAS
	http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
https://downloads.adventistas.org/pt/aventureiros/manuais-e-guias/pdf-manual-administrativo-dos-aventureiros/
	DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS
	Para aplicação desse plano, agendarei uma reunião com a diretoria do clube, já fiz parte da diretoria em outros anos, por isso optei por esse projeto. Sei das necessidades das crianças e também conheço os recursos que o clube tem.
A primeira parte será a apresentação da proposta, tendo como objetivo auxiliar o trabalho feito durante o ano com as crianças. O projeto poderá ser feito em um único dia em um acampamento, ou em encontros separados, dando sequência as ideias.
Assistiremos juntos ao filme Extraordinário, que retrata muito bem a questão das diferenças e de como devemos agir diante delas, fala de amizade, amor e respeito. Após, os aventureiros formaram duplas e desenharam os corpos dos colegas no papel pardo, dentro do papel que será pendurado já com o formato do corpo moldado, todas as crianças escreverão características para os amigos, nesse momento será estimulado o aspecto dos adjetivos, dos elogios.
No próximo momento será contada a história da criação, dando ênfase ao 6 dia, quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhando. Falar do amor incondicional de Deus por cada ser humano.
Para encerrar, fazer um piquenique, nesse momento trabalhar os gostos, preferencias e explicar a importância de dividir e enxergar as necessidades dos outros.

Continue navegando

Outros materiais