Buscar

TED - exames periodontais

Prévia do material em texto

TED – Exames Periodontais
Ana Thamires de Paulo Loiola
1) Quais dados obtidos na anamnese podem ter influência para o diagnóstico periodontal?
Queixa principal, presença de fatores de riscos ou severidade, uso de medicamentos e hábitos de higiene
2) Como realizar corretamente a sondagem?
Com uma sonda sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida com cuidado e precisão a partir da margem gengival. Esse exame serve para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção, ambos de precisão milimétrica por meio de marcações no instrumental. Em locais saudáveis, a profundidade de sondagem é de no máximo 3 mm. Em locais onde já há bolsa periodontal, a profundidade de sondagem pode ser de 4 mm ou mais.
3) Explique como realizar o exame PSR e seus códigos.
Utilizar uma sonda OMS (11,5mm),os dentes estarão divididos em sextantes, examinar 6 faces por dente do sextante ( ponto mais a mesial, distal e central tanto em vestibular quanto em palatina/lingual) e depois anotar o pior índice do sextante (sextante deve ter no mínimo 2 dentes). Código 0: Ausência de sangramento e fatores retentivos de biofilme e faixa preta da sonda totalmente visível. 
Código 1: Presença de sangramento a sondagem, ausência de fatores retentivos de biofilme e faixa preta da sonda totalmente visível. 
Código 2: Presença de fatores retentivos de biofilme (como cálculo, restaurações com falhas marginais e caries.) e faixa preta da sonda totalmente visível. 
Código 3: Faixa preta da sonda parcialmente visível, menor que 5,5mm (em média 4-5mm) 
Código 4: Faixa preta da sonda não visível, maior de 5,5mm (6mm ou mais). 
4) O que são fatores retentivos de biofilme? Exemplifique.
Fatores presentes na cavidade oral que retém placa bacteriana e representam uma dificuldade para uma adequada higienização.
5) Como realizar o índice de sangramento gengival?
É o número de faces sangrastes x 100/ pelo numero total de faces= ISG%
6) O que é índice de placa?
Aferição da condição de higiene bucal apresentada pela criança no momento em que ela entra no pro- grama (IPV-inicial), antes de receber qualquer in- formação ou orientação prática no escovário sobre escovação e uso de fio dental.
7) Como é realizado o diagnóstico de gengivite?
 Diagnóstico de gengivite se dá por meio da descrição dos sintomas do paciente e da avaliação bucal, sendo que o profissional examina dente, gengivas, língua e as paredes internas da boca. O odontólogo procurará por acúmulo de placa e depósitos de tártaro nos dentes e, em seguida, avaliará a situação das gengivas.
8) Qual a sequência de plano de tratamento periodontal para um paciente com gengivite?
Terapia Básica Periodontal (Raspagem), terapia cirúrgica, terapia periodontal de suporte.

Continue navegando