Buscar

Administração Eficaz do Tempo

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DO TEMPO
Podemos dizer que procrastinação nada mais é do que:
Parte superior do formulário
substituir uma tarefa por outra, cancelando assim a primeira tarefa que se tornou desnecessária frente a uma nova situação.
uma ação perfeitamente justificável quando essa tarefa não faz parte das atividades principais de um colaborador.
um comportamento que não é comum na população, tendo em vista que todos entendem a importância da execução da tarefa para o atingimento do objetivo.
uma insegurança da parte de quem deve tomar uma decisão que, assim, prefere adiá-la a correr o risco de errar.
deixar para fazer alguma coisa depois da hora em que ela deveria ser feita.
Existem alguns “segredos” que, se forem identificados e bem utilizados, irá permitir uma boa administração do tempo. Sobre isso, podemos afirmar que:
Parte superior do formulário
o primeiro segredo, “escrever tudo”, informa que, para podermos administrar bem nosso tempo, precisamos anotar apenas as atividades profissionais do dia, já que as atividades pessoais já são de amplo conhecimento e poderão ser realizadas a qualquer momento, independente de anotação.
a vantagem de escrever tudo na chamada “lista de acompanhamento” é facilitar o controle das informações e o acompanhamento do que foi realizado e do que falta realizar.
como todas as atividades profissionais têm a mesma finalidade e o mesmo impacto no atingimento das metas, priorizar se torna uma tarefa desnecessária, mesmo porque já temos um conhecimento das tarefas e sabemos o que é mais ou o que é menos importante.
urgente e importante são conceitos que se complementam, e um não pode existir sem o outro.
sem dúvida podemos afirmar que tudo o que é urgente é também importante.
O tempo tem diversas características que acabam influenciando a maneira como ele é administrado. Sobre isso, podemos dizer que:
Parte superior do formulário
o tempo é dividido de maneira equitativa entre toda a população e, por isso, não se pode dizer que uma pessoa tem mais tempo para executar as tarefas enquanto a outra tem menos tempo.
como todas as pessoas de um grupo aproveitam o tempo da mesma maneira, a tendência é que, dentro desse grupo, as tarefas sejam executadas por todos no mesmo prazo.
como o tempo é um recurso que pode ser recuperado, é perfeitamente possível que uma tarefa que não foi executada hoje seja deixada para amanhã sem causar grandes prejuízos ao atingimento das metas.
conforme estudos científicos realizados por entidades internacionais, o tempo não passa sempre na mesma velocidade; por exemplo, no inverno ele passa mais devagar do que no verão.
“depois recupero o tempo perdido” é uma frase que tem validade, porque é possível, trabalhando mais rapidamente amanhã, recuperar um tempo que foi perdido hoje.
Considerando o tempo objetivo e o tempo subjetivo:
Parte superior do formulário
concluímos que não são conceitos diferentes, porque ambos se referem ao mesmo assunto, que é o tempo.
percebemos que a passagem de tempo do tempo objetivo é igual à passagem do tempo subjetivo, já que ambos podem ser acompanhados em um relógio.
o tempo objetivo se refere à passagem do tempo cronometrada no relógio, enquanto o tempo subjetivo representa a sensação que temos da passagem do tempo.
para administrar o tempo não é importante que a percepção que temos da passagem do tempo subjetivo seja diferente da passagem real do tempo no chamado tempo objetivo, porque no fim a maneira de administrar os dois é a mesma.
tarefas agradáveis acabam influenciando na passagem do tempo objetivo.
Parte inferior do formulário
Levando em conta os diversos ladrões do tempo que roubam nosso tempo e nos dificulta administrá-lo, podemos afirmar que:
Parte superior do formulário
as redes sociais não podem ser consideradas como ladrões do tempo, porque estudos mostram que no Brasil não se gasta mais de cinco minutos cada vez que entramos em uma rede social.
uma reunião sempre é necessária quando vamos tratar de um assunto que envolve outra(s) pessoa(s).
dizer “não” a um colega que solicita ajuda, além de não ser um ladrão do tempo, é uma falta de companheirismo; além do mais, isso não interfere na gestão do tempo.
lutar contra os ladrões do tempo dentro de uma empresa, ou mesmo em casa, é uma tarefa impossível de ser realizada, porque eles já estão arraigados em nossa cultura.
devemos considerar que lutar para eliminar os ladrões do tempo não é uma questão só de técnica, mas também do comportamento e comprometimento de quem quer eliminá-los.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando