Buscar

Pesquisa operacional resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa operacional
Fazer uma resenha com base no artigo e no vídeo com data de entrega até dia 26/10/2020
A tomada de decisão está relacionada ao nosso dia a dia, pois a todo momento estamos em meio as tomadas de decisão desde os processos mais simples até os mais complexos, pois cada tomada de decisão envolve o processo cognitivo tanto envolvendo a razão ou agindo pelo coração. Neste caso devemos sempre ponderar e saber escolher a melhor opção, pensando nos seus contras e prós, onde ela pode trazer benefícios ou consequências.
Seja na vida profissional ou pessoal, sempre estamos tomando alguma decisão, mas devemos ser conscientes sobre saber tomar a decisão. Nas organizações isso não é diferente, onde as decisões apresentam riscos e oportunidades.
Quando sabe-se ponderar a decisão os lucros das empresas aumentam, devemos estar atentos as situações adversas, pois o tempo todo é necessário decidir quando investir, quando recuar, quando mudar de estratégias, reformular os pensamentos e ver se as tomadas de decisões estão de encontro com os valores e missão da empresa, isso é fundamental para não perder o foco.
Chegamos a se perguntar qual a influência das tomadas de decisão para uma organização? Nela entendemos que afetaria diretamente os caixas da empresa, envolvendo grande responsabilidade. Sendo que não estamos falando de somente de compras e tal, mas desde uma contratação de funcionários, fornecedor novo, mudança de rotinas produtivas, etc, mas ela é tão essencial na vida da empresa que é através dela que estamos em constantes 
Mostraremos aqui a classificação de cada processo de tomada de decisão:
Racional: mostra que independente de quem fosse o tomador de decisão deve saber ponderar a decisão ideal, sem puxar para o lado afetivo, agindo pela lógica de forma racional e sistêmica.
Intuitiva: é quando se utiliza o processo pela dedução incluindo a lógica e a emoção, buscar não criar significados na escolha tomada, este modelo é mais utilizado para tomada de situações urgentes e que a lógica não é tão simples.
Dependente: é quando os indivíduos precisam de conselhos ou orientação de outras pessoas.
Evitador: quando não quer tomar decisão evitando ou adiando, decide apenas quando for no último caso.
Espontâneo: que toma decisão sem pensar, ou seja, impulsivo ou toma decisões súbitas.
Nessas classificações vemos qual perfil se encaixamos e no que devemos saber refletir sobre as tomadas de decisões, sendo que ambas trazem consequências, tanto positiva como negativa.
O estilo diretivo é quando as pessoas são orientadas para a tomada de decisão para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva, quando se utiliza este método os administradores são centrados na lógica, no curto prazo e eficientes, buscam a rapidez ao alcance satisfatório, este estilo diretivo é voltado mais para organizações hierarquias.
O estilo comportamental é voltado com seu foco em estilo aberto e comunicativo, busca entender o impacto que suas decisões podem causar, está voltado ao alcance de metas através dos seus colaboradores.
O estilo analítico tem como foco centrados no autocráticos e tomam decisão técnicas e racionais com base em dados objetivos. Necessitam de muita informação para tomar alguma decisão, necessita de tempo e busca situações complexas para alcançar a solução, sempre são inovadores.
O estilo conceitual é focado em participativos e criativos, toma decisões a longo prazo, dão valor a ética e partilham metas com os demais da organização, busca dados de ambos os modelos para tirar a essência da sua decisão.
Contudo estes modelos de decisão são primordiais para a organização, conforme vimos no artigo e vídeo que tudo varia pelo seu grau de instrução, e cada um toma a decisão conforme pensa ser correto, mas quando falamos de grau de instrução é que seu psicológico age de forma correta por não saber das demais formas de trabalhar, pois tudo está em constante mudanças e devemos saber utilizar cada estilo de tomada de decisão em qual problema possa existir, ou seja, temos tomadas de decisão que podem ser imediatas, a curto, médio e longo prazo, só temos que refletir e saber utiliza-las da forma correta.
Quando um gestor discuti a situação problema com os demais funcionários que são responsáveis pelo trabalho, este abre um leque de opções que talvez o gestor desconheça, mas também deve se levar em consideração as vantagens e desvantagens da situação problema exposta coletivamente ou trabalhada individual:
Uma das vantagens é ter um leque maior de opções a se pensar, pessoas sente-se mais valorizadas, maior aceitação à mudança caso venha existir entre outras, e as desvantagens é que o processo é mais demorado, maior pressão à mudança e querer que aja rapidamente com resultados, decisões menos ousadas, etc.
Portanto sabemos que a decisão sempre deveremos tomar, uma hora ou outra sempre deparamos com ela, mas o certo é sabermos observar e refletir qual melhor decisão a se tomar, pensando sempre nas suas consequências se caso der certo ou errado, assim estaremos menos propensos à erros.

Continue navegando