Buscar

ATIVIDADE 3- Pesquisa em educação

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
A pesquisa em educação é complexa e multidisciplinar, tendo muitas possibilidades de atuação. Os desafios que surgem aos pesquisadores estão relacionados com os experimentos e as práticas junto os seres humanos, que no caso de uma escola são os alunos, professores e funcionários. Esse desafio é estudado por um dos campos de domínio da filosofia, a ética. Nas pesquisas acadêmicas, a ética envolve questões de cientificidade e respeito aos participantes que contribuirão com a pesquisa. Estes sujeitos participantes estão, inclusive, amparados até mesmo por lei, como podemos ver na Resolução do Ministério da Saúde N° 466/2012. Afinal, sempre se deve perguntar qual é o limite das pesquisas com seres humanos, ao ponto de não os prejudicar em busca de resultados. 
Um exemplo fictício pode ser dado ao imaginar um pesquisador que busca entender quais os efeitos da reprovação escolar no psicológico dos alunos, na tentativa de entender se há algum tipo de prejuízo ou não no engajamento e motivação deles em sala de aula, mesmo dos alunos que foram considerados capazes de passar de ano. Assim, ele decide aleatoriamente escolher cinco alunos para refazer o 8º ano do Ensino Fundamental 2, propondo um acompanhamento psicológico durante todo o ano repetido. Ao final, ele espera obter resultados importantes para a formação de políticas públicas nacionais, afinal o dilema da promoção continuada é polêmico e nunca decisivo. Essa pesquisa ajudaria a finalizar essa grande discussão educacional. 
Analise o caso e, baseado nele, busque estipular a importância da ética para a educação e a investigação científica. 
Uma pesquisa científica é a produção e repasse de conhecimento, seja de forma prática ou teórica, estas pesquisas estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. 
Em sua pesquisa o pesquisador deve garantir a veracidade e o conhecimento, e cabe ao pesquisador elaborar uma pauta da sua ação com o sujeito pesquisado, a fim de filtrar o necessário para sua pesquisa. Um dos problemas comuns da relação do pesquisador com o sujeito pesquisado é a coleta de dados, portanto é fundamental uma maior importância para esta etapa que requer rigor e bastante atenção. 
No caso da questão enunciada acima, o professor reprova aleatoriamente cinco alunos do 8º ano do ensino fundamental 2, com a tentativa de entender o psicológico destes alunos reprovados sem um embasamento das reprovações, este método de observação é considerado antiético porque invade a privacidade do sujeito sem a devida permissão, assim o sujeito pesquisado deve ser informado sobre o conteúdo da pesquisa e sua participação nela, o pesquisador deve aceitar e respeitar a decisão do pesquisado. 
Para assegurar a qualidade das informações prestadas são necessários alguns cuidados com o caso, o método de pesquisa for o questionário o pesquisador deve preparar de acordo com as condições culturais, psicológicas e sociais do sujeito; o pesquisador deve explicar os procedimentos que farão parte do seu estudo e o tipo de participação para a coleta de dados; deve incluir os objetivos da sua pesquisa e identificação; deve garantir o anonimato, proteção de imagem e privacidade; garantir que as informações coletadas serão exclusivamente para a pesquisa; assegurar o respeito aos valores morais, culturais e religiosos do sujeito pesquisado. 
O espaço da ética é o espaço da liberdade, que no âmbito da pesquisa seja à liberdade do pesquisador e do sujeito pesquisado, que não seja exterior a ética, isto é, a ética dentro da pesquisa cientifica seja a liberdade, e não seja um papel coadjuvante.

Continue navegando