Buscar

Avaliação III Discursiva - Uniasselvi - Psicologia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva – UNIASSELVI – Investigação Forense e Perícia Criminal
Psicologia Social
1) Estudar a Psicologia Social é muito importante para o Serviço Social, pois traz como uma de suas competências a compreensão do homem moderno. Cada homem tem a sua singularidade. Assim, como se caracteriza o termo identidade?
Resposta Esperada:
	A identidade é algo fixo e específico de cada um. Identidade é diferente da subjetividade, pois é aquilo que me identifica como tal. Assim, posso ser identificado (a) como filho (a), pai, mãe, assistente social, professor (a), aluno (a).
Minha Resposta:
	A identidade se evidencia como uma característica extrínseca do ser humano. Não é algo intrínseco, ou seja, aquilo que advém do “eu interno” (uma subjetividade). Nesse aspecto, a identidade mostra a singularidade de cada pessoa e de como ela é vista diante a sociedade. Possui caráter exclusivo e pessoal de cada indivíduo.
	A singularidade de cada pessoa, ou melhor, a sua identidade pode ser caracterizada através de sua origem, Estado, características físicas, profissão, grau parentesco e outras infinidade de exemplos. Então a identidade é aquilo que é específico de cada um. O que é específico seu? Sua identidade é ser professora? Americano? Mãe? Gordinho? Magrelo? Gótico? Médico? Juiz? Policial? “Lixeiro”?
	Por fim, a identidade se desenvolve do aspecto daquilo que se é. Daquilo que você é. Aquilo que identifica como tal.
2) Na Psicologia Social, o ser humano é estudado a partir do seu desenvolvimento em sociedade e em como ele interage no meio em que vive. No Serviço Social, utiliza-se constantemente a ciência da Psicologia Social como fonte de análise das relações do indivíduo. Por quê?
Resposta Esperada:
No Serviço Social, a análise das situações envolvendo os seres humanos é avaliada a partir do meio em que se vive. Assim como na Psicologia Social, o Serviço Social acredita que o modo como o sujeito se comporta, como age e como vive está diretamente ligado ao seu convívio social. Esta análise é fundamental para que o assistente social avalie o sujeito e, a partir disso, consiga desenvolver estratégias para alcance dos seus objetivos, baseado na relação entre o indivíduo e a sociedade.
Minha Resposta
	A esse respeito, a Psicologia Social estuda a relação dos indivíduos para com a sociedade, ou seja, observando comportamentos, intenções a partir do momento que estamos em comunidade. Nesse mesmo viés, temos um Serviço Social analisando todas situações envolvendo os seres humanos diante do meio em que se encontra, pois, a maneira que o comportamento humano se desenvolve está intrinsicamente conexo ao convívio social. Então se a pessoa faz ou deixa de fazer algo, tudo isso está relacionado as atitudes praticadas dentro daquela comunidade que agora estão enraizadas nos comportamentos de homens e mulheres. Desse modo, o Serviço Social busca compreender os graus de conexão existentes entre o ser e a sociedade à qual ele pertence, desconstruindo a imagem de um indivíduo oposto ao grupo social. O estudo realizado pelo assistente social na avalição do sujeito visa alcançar todos os objetivos presentes em políticas e direitos sociais da população em geral, presentes em situações que envolvam demandas educacionais, da saúde, da previdência, entre outros. Todas essas estratégias desenvolvidas serão alcançadas diante da ligação entre indivíduo e a sociedade.
	Neste diapasão, o Serviço Social utiliza constantemente a ciência da Psicologia Social como fonte de análise das relações do indivíduo.

Continue navegando