Buscar

Introdução à Bioestatística e Delineamento de Pesquisa: exercício de revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução à Bioestatística e Delineamento de Pesquisa
MEDICINA
Exercício de revisão 2
1. Um grupo de pesquisadores organizou uma investigação que consistiu no acompanhamento, durante um ano, de indivíduos que receberam alta de um determinado hospital. Foram identificados dois grupos, sendo o primeiro de pacientes que haviam necessitado de sonda vesical de demora durante a internação e outro que não precisou desse procedimento. Os pacientes estiveram internados no mesmo período. Ao final do estudo, observou-se que a incidência de infecção urinária foi menor no segundo grupo. Responda: 
1.1. Qual o fator em estudo? 
Necessidade de sonda vesical de demora durante a internação.
1.2. Qual o desfecho clínico? 
Incidência de infecção urinária após alta hospitalar.
1.3. Qual o enfoque de pesquisa? 
Etiológico.
1.4. Qual o delineamento? 
Estudo de Coorte.
1.5. Faça o diagrama:
2. Pesquisadores desenvolveram projeto de pesquisa epidemiológica a fim de identificar os fatores de risco para sintomas de dependência de aparelhos eletrônicos (dependência digital ou nomofobia) durante a pandemia de COVID-19. Um grupo de alunos da UFCSPA realizou avaliação com ESCALA HAD - AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO e questionário sociodemográfico em uma amostra de acadêmicos que relataram permanecer mais de 50% do seu dia em isolamento domiciliar. No questionário era avaliado o período de isolamento em horas além da caracterização da amostra. Ao final do estudo, não foi possível identificar uma associação entre o tempo de isolamento domiciliar e os critérios diagnósticos para esse transtorno. Qual o delineamento?
 A. Estudo Transversal 
B. Estudo de Caso-controle 
C. Estudo de Coorte 
D. Ensaio Clínico Randomizado 
E. relato de caso
3. Para avaliar os fatores associados ao aumento da R0 (R zero) que mede a transmissibilidade do agente infeccioso, pesquisadores acompanharam pequenos municípios do interior do Rio Grande do Sul, todos com 5 mil habitantes ou menos. Não havia vacina para tal doença e todos os casos registrados até o início de 2020 eram “importados” (alóctones). Ao final de 2020, algumas variáveis foram identificadas como determinantes para o rápido aumento do R0. Entre eles, aqueles que fizeram campanhas de esclarecimento para a população sobre as medidas de prevenção da doença e que tinham um Programa de Saúde da Família estruturado. Foram os que demonstraram maior controle sobre a transmissibilidade. Quanto a unidade, esta pesquisa pode ser classificada como? Explique.
Trata-se de um estudo ecológico (também chamados correlacionados), pois usou dados dos pequenos municípios do interior do Rio Grande do Sul para comparar/medir a transmissibilidade do agente infeccioso durante um mesmo período. 
Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.
4. O câncer de pele do tipo de melanoma é uma doença grave, porém menos comum que o câncer de pele não-melanoma, menos grave. Apesar de ser conhecida sua associação com a exposição solar, pesquisadores investigaram que outros fatores de risco poderiam estar associados à incidência elevada desta neoplasia maligna nos estados do sul do Brasil quando comparado com outras regiões. Para tanto, investigaram todos os novos casos de melanoma diagnosticado na Santa Casa de Porto Alegre ao longo de 2019 e compararam com um grupo de pacientes do mesmo sexo e faixa etária de hospitais filantrópicos da cidade de Salvador. Foram investigadas características genéticas e demográficas. Qual o delineamento deste estudo? 
A) Estudo Transversal 
B) Estudo de Caso-controle 
C) Estudo de Coorte 
D) Ensaio Clínico Randomizado 
E) Estudo de Prevalência não-comparado
5. Em um estudo epidemiológico, foram incluídos 5 mil alunos de escolas públicas. Sortearam-se as escolas, e metade recebeu um treinamento específico quanto a cuidados odontológicos e a outra metade, apenas as orientações habituais. Ao longo de 3 anos, os pesquisadores investigaram os aspectos da saúde bucal dos alunos. Ao final do período, o grupo de alunos que recebeu o treinamento apresentou menos eventos bucais do que os que receberam o cuidado habitual. Estudo de casos e controles 
6.1. Qual o fator em estudo? 
Treinamento específico quanto a cuidados odontológicos.
6.2. Qual o desfecho clínico? 
Eventos bucais.
6.3. Qual o enfoque de pesquisa?
Etiológico.
6.4. Qual o delineamento? 
Ensaio clínico randomizado.
6.5. Faça o diagrama:

Continue navegando

Outros materiais