Buscar

Fichário agenda 09 modulo 02


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fichário
Você estudou, nesta agenda, que até o século XX a produção industrial guardava muitos resquícios do trabalho artesanal. Não havia um padrão de qualidade estabelecido: cada peça produzida podia variar. Variavam também o tempo de produção e o custo de cada item desenvolvido. 
Entretanto, esse contexto foi modificado a partir da introdução da administração científica - sobretudo com a contribuição dos teóricos Fayol e Taylor, pais da Escola Clássica de Administração. 
Releia o conteúdo da Agenda 09 e, no fichário, compare as diferentes perspectivas dos teóricos da administração clássica - Ford, Taylor e Fayol, no que se refere aos sistemas de produção. 
R:
Taylor, introduziu no sistema de produção a Especificação de tarefas e a locação de profissionais de acordo com as habilidades de cada um; a Padronização das ferramentas e processos de trabalho; o Estudo de tempos e movimentos; o Estabelecimento da supervisão; e, o Sistemas de incentivos por remuneração. O objetivo de Taylor e da sua administração científica foi acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com qualidade. Ela se caracteriza pela ênfase nas tarefas e objetiva o aumento da eficiência em nível operacional. 
Ford aplicou os princípios de Taylor e popularizou o que se conhece hoje como produção em massa. Intensificação, Economicidade e Produtividade são os princípios do sistema de produção de Ford. Nesse sistema vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalham de maneira sequencial, um depois do outro. No final da linha de produção tem-se um produto pronto. 
Fayol, propõe 14 princípios da Administração: Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação do interesse particular ao interesse geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Hierarquia; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa; e, União do pessoal.