Buscar

BAIXA VISÃO ATIVIDADE1

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Sabendo-se que hemianopsias se refere à perda parcial ou completa da visão em uma das metades do campo visual de um ou ambos os olhos, dentre as patologias citadas a seguir quais podem levar à baixa visão:
	
	
	Deficiência visual cortical, todos os tipos de hemianopsias, albinismo, traumas, cataratas, diabetes, hipertensão.
	
	
	Hemianopsia, glaucoma, catarata, diabetes, DMRI.
	
	
	Opacidade da córnea, traumas, retinopatia diabética, doença de Stargardt.
	
	
	Albinismo, retinose pigmentar, ceratocone, retinopatia da prematuridade, hemianopsia bilateral, daltonismo.
	
	
	Tracoma, glaucoma, hipertensão arterial, diabetes, hemianopsia bilateral.
0,4 pontos   
PERGUNTA 2
1. O teste do olhar preferencial ou Teller quantifica a visão de crianças pré-verbais. O resultado do teste é baseado na interpretação das respostas. As reações esperadas são:
	
	
	Movimento apenas dos olhos em direção das listras.
	
	
	Por se tratar de uma avaliação objetiva, não se espera resposta.
	
	
	Movimento de cabeça.
	
	
	Que a criança tente tocar com as mãozinhas as listras, mostrando assim que é capaz de enxergar.
	
	
	Movimento dos olhos ou de cabeça em direção das listras, pois se trata de um teste subjetivo.
0,4 pontos   
PERGUNTA 3
1. É fundamental a avaliação da função visual e do desenvolvimento psicomotor (global) da criança. O que esta avaliação revelará?
	
	
	Revelará qual visão está comprometida, se a central (foco), a periférica (percepção espacial) ou ambas.
	
	
	Revelará a importância de se começar os estímulos bem cedo.
	
	
	A visão é uma função que se desenvolve ao longo dos primeiros meses de vida a partir das experiências visuais e dos estímulos do ambiente. A avaliação precoce revelará se essa visão se completará por volta dos 5/6 anos de idade, ou não.
	
	
	Várias patologias são a causa de baixa visão em criança. A avaliação funcional revelará a causa dessa perda visual.
	
	
	Revelará o quanto de campo visual essa criança perderá até os 5/6 anos de idade.
0,4 pontos   
PERGUNTA 4
1.    Deficiência visual refere se à qual ou quais condições?
	
	
	À baixa visão para perto e para longe.
	
	
	À condição de qualquer pessoa que apresente cegueira ou visão subnormal, mas também à deficiência de visão cromática, estrabismo, diplopia e outras condições.
	
	
	Deficiência visual refere-se a todas as patologias oculares.
	
	
	À perda da visão de profundidade, ou seja, perda da esteriopsia.
	
	
	À cegueira ou visão subnormal em condições relativas.
0,4 pontos   
PERGUNTA 5
1. A retinopatia da prematuridade é uma doença multifatorial e a causa principal de cegueira infantil. Dentre as suas características estão:
	
	
	A vascularização da retina começa a se desenvolver a partir do terceiro mês de gestação e se completa totalmente no final da 37ª semana de gestação. No prematuro estes vasos podem parar de crescer ou crescer de forma anormal (neovasos), causando hemorragias que podem levar a um descolamento da retina, causando assim danos irreversíveis à visão.
	
	
	A vascularização da retina começa a se desenvolver a partir do quinto mês de gestação e se completa totalmente no final da 40ª semana de gestação. No prematuro estes vasos podem parar de crescer ou crescer de forma anormal (neovasos), causando hemorragias que podem levar a um descolamento da retina, causando assim danos irreversíveis à visão.
	
	
	A vascularização da retina começa a se desenvolver a partir do segundo mês de gestação e se completa totalmente no final da 40ª semana de gestação. No prematuro estes vasos podem parar de crescer ou crescer de forma anormal (neovasos), causando hemorragias que podem levar a um descolamento da retina, causando assim danos irreversíveis à visão.
	
	
	A vascularização da retina começa a se desenvolver a partir do terceiro mês de gestação e se completa totalmente no final da 40ª semana de gestação. No prematuro estes vasos podem parar de crescer ou crescer de forma anormal (neovasos), causando hemorragias que podem levar a um descolamento da retina, causando assim danos irreversíveis à visão.
	
	
	A vascularização da retina começa a se desenvolver a partir do quarto mês de gestação e se completa totalmente no final da 40ª semana de gestação. No prematuro estes vasos podem parar de crescer ou crescer de forma normal (neovasos), causando hemorragias que podem levar a um descolamento da retina, causando assim danos irreversíveis à visão.

Continue navegando