Buscar

faculdade fernando apol Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“Os sons são lidos de [uma] forma distinta, conforme a localidade. Isso remete ao que muitas pessoas dizem: não se escreve como se fala”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 93.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que aponta corretamente a diferença entre as representações ideográficas e fonográficas:
Nota: 10.0
	
	A
	Diferencia-se unicamente pela maneira de como a criança é alfabetizada.
	
	B
	Tem como principal diferença o período escolar em que a criança se encontra.
	
	C
	Baseia-se exclusivamente em que classe social o comunicador pertence.
	
	D
	O diferencial se restringe a ideologia que se pretende comunicar.
	
	E
	A diferença está na decomposição dos sons da língua em uma análise fonológica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O que diferencia as representações ideográficas das fonográficas, como os silabários e alfabetos, é a decomposição do som da língua em uma análise fonológica” (livro-base, p. 93).
Questão 2/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“Outro legado da década de 1960 é do Psicólogo suíço Jean Piaget, teórico que abordou os pré-requisitos cognitivos para o desenvolvimento da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 26.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica corretamente o pensamento de Piaget:
Nota: 10.0
	
	A
	Piaget concluiu que a linguagem é algo inato ao ser humano e não tem relação científica com o ambiente de aprendizagem.
	
	B
	Com relação à linguagem, Piaget concluiu que ela não tem relação com a cognição, apesar de parecer que sim.
	
	C
	Piaget não considera a linguagem como principal elemento cognitivo humano, mas sim a capacidade de adaptação a diferentes meios.
	
	D
	Para Piaget, a linguagem tem um papel secundário para ser humano, sendo uma forma de expressão de seus sentimentos.
	
	E
	Piaget entende a linguagem como a construção da capacidade de simbolizar e, para ele, é o principal elemento que define a espécie humana.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O autor [Jean Piaget] acredita que a linguagem seja o principal elemento que defina a espécie humana, para ele a capacidade cognitiva especificamente humana onde é a expressão. Sendo um sistema simbólico, a linguagem, para Piaget, é a construção da capacidade de simbolizar" (livro-base, p. 26).
Questão 3/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“A classificação de desenvolvimento proposta por Gentry [...] permite identificar o nível em que a criança se encontra no processo de alfabetização e, assim, compor novas propostas didáticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 117.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica corretamente o nível 4 de escrita na escala de Gentry:
Nota: 0.0
	
	A
	Alfabetização parcialmente concluída, na qual a criança tem compreensão do alfabeto, mas não formula frases.
	
	B
	Nível alfabético, no qual os fonemas de palavras são representados, mas sem o conhecimento das convenções ortográficas.
	
	C
	Estágio não alfabético, no qual a criança se expressa por meio de garatujas e traços.
	
	D
	Nível em que a criança se encontra no estágio mais avançado da alfabetização.
	
	E
	Estágio alfabético consolidado, no qual a criança tem domínio dos padrões ortográficos e plena compreensão de como o sistema funciona.
Esta é a alternativa correta porque: “Gentry propôs uma escala de escrita também em cinco níveis que coloca o foco no alfabético e não no fonético. 1. Nível 0 - Escrita não alfabética, na qual a criança expressa-se por meio de garatujas e traços. 2. Nível 1 - Estágio pré-alfabético no qual as letras são usadas de forma aleatória sem correspondência de som. 3. Nível 2 - Estágio parcialmente alfabético no qual as letras são usadas para representar os sons, mas não se tem ainda o conhecimento das correspondências entre fonemas e letras. 4. Nível 3 – Estágio plenamente alfabético, no qual todos os fonemas de palavras são representados, mas sem o conhecimento das convenções ortográficas. 5. Nível 4 – Estágio alfabético consolidado, no qual a criança tem domínio dos padrões ortográficos e plena compreensão de como o sistema funciona” (livro-base, p. 116).
Questão 4/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento de texto:
“Você sabia que a linguística é o estudo científico da linguagem? Essa ciência explica como a linguagem humana funciona e como são as línguas em particular. Segundo Cagliari [...], há diversos ramos da linguística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente o ramo da linguística à sua respectiva característica:
	Sintaxe. 
	Semântica. 
	Pragmática. 
( ) Concentra-se na significação das línguas.
( ) Volta-se para o que se faz com a linguagem, em que circunstância e com que finalidade.
( ) Estuda a relação das palavras na estrutura frasal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2.
	
	B
	1 – 2 – 3.
	
	C
	2 – 1 – 3.
	
	D
	2 – 3 – 1.
Você acertou!
A sequência correta é 2 – 3 – 1. “Você sabia que a linguística é o estudo científico da linguagem? Essa ciência explica como a linguagem humana funciona e como são as línguas em particular. Segundo Cagliari [...], há diversos ramos da linguística [...]. [2] Semântica concentra-se na significação nas línguas naturais. [3] Pragmática volta-se para o que se faz com a linguagem, em que circunstância e com que finalidade. [2] Sintaxe estuda a relação das palavras na estrutura frasal”  (livro-base, p. 23).
	
	E
	3 – 2 – 1.
Questão 5/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“À medida que a criança cresce, a sequência dos fatos contados ganha características distintas. Pesquisadores analisaram narrativas de crianças e observaram que há dois padrões típicos: o padrão cronológico e o pulo de sapo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 62.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que descreve corretamente o padrão pulo de sapo:
Nota: 10.0
	
	A
	Ao narrar um texto, a criança abrevia as palavras.
	
	B
	Atribui-se à narrativa que pula de um fato para outro.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “À medida que a criança cresce, a sequência dos fatos contados ganha características distintas. Pesquisadores analisaram narrativas de crianças e observaram que há dois padrões típicos: o padrão cronológico e o pulo de sapo”. O padrão pulo de sapo refere-se à narrativaque pula de um fato para outro [...]” (livro-base p. 62).
	
	C
	Intervenções verbais vão se modificando.
	
	D
	Para contar o que acontece, a criança utiliza mímicas.
	
	E
	A narrativa acontece somente perante avaliação.
Questão 6/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“A fala é a expressão linguística que se compõe em unidades chamadas signos, os quais são formados pela junção de um significante a um significado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 92.
Considerando o extrato do texto do livro base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que indica corretamente os dois grupos em que Cagliari dividiu os sistemas de escrita:
Nota: 10.0
	
	A
	Fonográfica e ideológica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para Cagliari [...], os sistemas de escrita são divididos em dois grupos: escrita fonográfica (significante) e escrita ideográfica (significado)” (livro-base, p. 92).
	
	B
	Fonética e silábica.
	
	C
	Sintaxe e metalinguística.
	
	D
	Morfológica e sazonal.
	
	E
	Linguagem oral e escrita.
Questão 7/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Frith [...] incluiu em sua teoria das fases a principal divisão das habilidades de alfabetização em componentes de entrada e de saída”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 117.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que explica corretamente o que é a teoria das fases do desenvolvimento de Frith:
Nota: 10.0
	
	A
	A teoria de Frith, dividida em três fases, foi proposta como um quadro de referência das dificuldades de aprendizagem da leitura na dislexia de desenvolvimento.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A Teoria de Uta Frith foi proposta nas décadas de 1980 e 1990 como um quadro de referência das dificuldades de aprendizagem da leitura na dislexia de desenvolvimento. Em sua teoria do desenvolvimento da escrita, o foco é a leitura. Assim, a autora divide o desenvolvimento da leitura em três fases” (livro-base, p. 117).
	
	B
	Frith estuda principalmente o desenvolvimento da percepção cognitiva da escrita, com enfoque na importância das brincadeiras.
	
	C
	Essa teoria apresenta uma abordagem mais profunda da implicação da audição no processo de ensino-aprendizagem da escrita e da leitura no período dos anos iniciais.
	
	D
	Composta de cinco fases, a teoria de Frith classifica os níveis de aprendizagem, dando ênfase na formação da linguagem escrita.
	
	E
	São estabelecidos quatro níveis de alfabetização, tendo como foco maior o desenvolvimento da criatividade textual na escrita.
Questão 8/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“A classificação de desenvolvimento proposta por Gentry [...] permite identificar o nível em que a criança se encontra no processo de alfabetização e, assim, compor novas propostas didáticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 117.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica corretamente o nível 3 de escrita na escala de Gentry:
Nota: 10.0
	
	A
	Escrita não alfabética, na qual a criança expressa-se por meio de garatujas e traços.
	
	B
	Estágio plenamente alfabético, no qual todos os fonemas de palavras são representados, mas sem o conhecimento das convenções ortográficas.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Gentry propôs uma escala de escrita também em cinco níveis que coloca o foco no alfabético e não no fonético. 1. Nível 0 - Escrita não alfabética, na qual a criança expressa-se por meio de garatujas e traços. 2. Nível 1 - Estágio pré-alfabético no qual as letras são usadas de forma aleatória sem correspondência de som. 3. Nível 2 - Estágio parcialmente alfabético no qual as letras são usadas para representar os sons, mas não se tem ainda o conhecimento das correspondências entre fonemas e letras. 4. Nível 3 – Estágio plenamente alfabético, no qual todos os fonemas de palavras são representados, mas sem o conhecimento das convenções ortográficas. 5. Nível 4 – Estágio alfabético consolidado, no qual a criança tem domínio dos padrões ortográficos e plena compreensão de como o sistema funciona” (livro-base, p. 116).
	
	C
	Estágio pré-alfabético no qual as letras são usadas de maneira aleatória sem correspondência de som.
	
	D
	Nível em que a criança se encontra no estágio mais avançado da alfabetização.
	
	E
	Estágio alfabético não consolidado, no qual a criança tem domínio dos padrões ortográficos e plena compreensão de como o sistema funciona.
Questão 9/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação a interação do homem com o meio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 37.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que indica corretamente o que é uma conduta cognitiva segundo Piaget:
Nota: 10.0
	
	A
	Conduta cognitiva é uma ação e ocorre em um processo contínuo por meio da interação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação a interação do homem com o meio. Isso significa que que uma conduta cognitiva é uma ação e ocorre por meio da interação, em um processo contínuo” (livro -base, p. 37).
	
	B
	É um processo de assimilação recorrente que ocorre apenas na fase adulta.
	
	C
	Inteligência, ou conduta cognitiva, é apenas uma fase de transição da criança durante a alfabetização.
	
	D
	Alteração da conduta sensório motor quando a criança passa a desenvolver a coordenação motora fina.
	
	E
	Define-se conduta cognitiva o processo de aprendizagem das normas gerais de convivência em sociedade.
Questão 10/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato do texto:
“As escritas ideográficas mais importantes, são a egípcia e a mesopotâmica, desenvolvidas na região do mar Egeu, e a chinesa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 91.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que caracteriza corretamente o período da escrita denominado fase ideográfica:
Nota: 10.0
	
	A
	Período em que surgiram os discursos ideológicos.
	
	B
	Fase caracterizada pela representação exclusivamente oral de ideias.
	
	C
	É o período em que foram inventados os caracteres cuneiformes.
	
	D
	Caracterizada pela escrita de desenhos, ideogramas, ou signos-ideias dos objetos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Dessa fase ideográfica caracterizada pela escrita dos desenhos, ideogramas ou signos-ideias dos objetos, surgiram as letras do alfabeto” (livro-base, p. 91).
	
	E
	Fase primitivaem que o ser humano desenhava nas paredes das cavernas.
Questão 1/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento do texto:
“As estratégias de leitura devem desenvolver a compreensão verbal e não verbal do leitor para que consiga interpretar o que está lendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 193.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os estágios do ensino da compreensão leitora propostos por Baumann:
	Ensino direto. 
	Aplicação dirigida pelo professor. 
	Prática individual. 
( ) Os alunos colocam em prática a habilidade aprendida, sob a supervisão do professor.
( ) Os alunos devem utilizar habilidade com outro material.
( ) O professor exemplifica e descreve a habilidade, dirigindo a atividade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 1 – 3.
	
	B
	3 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 3 – 1.
A sequência correta é 2 – 3 – 1.  De acordo com o livro-base: “Baumann divide o ensino da compreensão Leitora em cinco estágios: Introdução - O professor explica aos alunos os objetivos do trabalho e o modo como farão a leitura. Exemplo – O educador exemplifica a estratégia trabalhada mediante um texto. [1] Ensino Direto – O professor exemplifica e descreve a habilidade em questão, dirigindo a atividade. Os alunos respondem as perguntas e elaboram a compreensão do texto. [2] Aplicação dirigida pelo professor – Os alunos devem pôr em prática a habilidade aprendida sob o controle e a supervisão do professor. [3] Prática individual – os alunos devem utilizar a habilidade com outro material” (livro-base, p. 193).
	
	D
	3 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 3 – 2.
Questão 2/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Tanto situações formais na escola como informais em família ajudam as crianças a desenvolver a compreensão das letras e da língua escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 221.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente define o que é consciência grafofonêmica:
Nota: 10.0
	
	A
	Entende-se por consciência grafofonêmica uma dificuldade cognitiva de assimilar letras com fonemas.
	
	B
	A consciência grafofonêmica é a habilidade que a criança adquire na interpretação de gráficos e desenhos.
	
	C
	É a habilidade de relacionar letras da palavra escrita com sons da palavra falada.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Surge a expressão consciência grafofonêmica, definida por Ehri e Soffer, como a habilidade de relacionar letras ou grafemas da palavra escrita com sons ou fonemas detectados na palavra falada” (livro-base, p. 221).
	
	D
	Não é uma habilidade relacionada com o aprendizado da leitura oral e da palavra escrita.
	
	E
	É a consciência que a criança adquire com o estímulo dos pais durante a aprendizagem da fala.
Questão 3/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“As estratégias metacognitivas são realizadas com algum objetivo em mente. Temos controle consciente sobre elas e somos capazes de dizer e explicar nossa ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 190.
Considerando o extrato do texto do livro base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente apresenta exemplos de estratégias metacognitivas:
Nota: 10.0
	
	A
	Pular os fragmentos desinteressantes, evitar destacar palavras e ignorar conceitos estranhos.
	
	B
	Ler o texto uma única vez, substituir o texto físico pela versão digital e grifar o texto.
	
	C
	Ler o texto em voz alta, iniciar a leitura a partir do final do livro e destacar as palavras-chave do livro.
	
	D
	Reler o texto, grifar o significado de palavras e resumir o que foi lido.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “São estratégias para conseguir mais eficiência na leitura, tais como reler o texto, destacar e grifar o significado de palavras, resumir o que foi lido e exemplificar um conceito” (livro-base, p. 190).
	
	E
	Ler somente o que interessa, resumir o livro e ler para outra pessoa.
Questão 4/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Ensinar a ler é dar condições para que a criança resolva problemas que a permitam avançar como consumidora e produtora de textos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 164.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente caracteriza a atividade de ler:
Nota: 10.0
	
	A
	A leitura não é uma decifração e uma decodificação, por isso é dispensável construir um léxico mental ortográfico.
	
	B
	O processo de leitura ocorre exclusivamente por meio da memorização de palavras.
	
	C
	Ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Aprender a ler é buscar o domínio desse processo. Ler é transformar linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. É poder aprender seu sentido” (livro-base, p. 165).
	
	D
	A leitura não se relaciona com o processamento de informações.
	
	E
	A atividade de ler é apenas um método tradicional ultrapassado de ensino, pois hoje devido a métodos tecnológicos se torna dispensável.
Questão 5/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato [...] Com essa simples brincadeira, os pequenos podem tomar consciência das rimas e, com base nelas, chegar à consciência fonológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: Fundamentos e Metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 209.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias sobre consciência fonológica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	São hipóteses que a criança formula quando está estudando uma nova disciplina.
	
	B
	É uma habilidade metalinguística específica que corresponde a identificação e manipulação intencional dos componentes fonológicos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para Gombert [...], a consciência fonológica é uma habilidade metalinguística especifica que corresponde à identificação dos componentes fonológicos em uma unidade linguística e à manipulação intencional desses componentes” (livro-base, p. 209).
	
	C
	Consiste na habilidade de produzir textos de acordo com as normas da língua e realizar a leitura oral.
	
	D
	É a consciência que a criança adquire nos seus primeiros meses de vida em que inicia o processo de balbuciar com o estímulo dos pais.
	
	E
	É quando o professor estimula a criança utilizando metodologias que envolvem musicalização.
Questão 6/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Ouvir histórias é uma forma de ler. Quando os adultos se dedicam a fazer issopara as crianças, contribuem com o desenvolvimento dos pequenos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 169.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que identifica identifica corretamente a diferença entre o falar e ler:
Nota: 10.0
	
	A
	Ler é agir com espontaneidade enquanto falar é uma ação induzida pela escrita.
	
	B
	A fala é uma ação espontânea e a leitura é baseada em um texto escrito com características próprias.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “A fala é uma ação espontânea e a leitura é baseada em um texto escrito com características próprias. [...] A diferença entre falar e ler é que a fala é produzida espontaneamente, ao passo que a leitura é baseada num texto escrito que tem características próprias diferentes da fala” (livro-base, p. 169).
	
	C
	Falar é a habilidade de interpretar um texto, leitura é uma ação silenciosa.
	
	D
	A leitura se caracteriza por uma ação conjunta com a escrita, e a fala uma ação que só acontece quando é provocada pelo meio.
	
	E
	Não existe distinção entre falar e ler.
Questão 7/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o fragmento do texto:
“Os processos fonológicos sofrem variações condicionadas pelo contexto linguístico, seja pelo padrão acentual, seja pelo silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, relacione corretamente os processos fonológicos às suas respectivas características:
	Palatalização. 
	Harmonia vocálica. 
( ) Um exemplo é a variação livre das oclusivas t e d diante de i.
( ) Processo de assimilação que ocorre em muitos dialetos (sotaques).
( ) Consiste na mudança de uma ou mais vogais para se harmonizarem com outra vogal da mesma palavra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 1 – 2. De acordo com o livro-base: “Os processos mais importantes para a língua com base em Engelbert: [1] Palatização – Processo de assimilação que ocorre em muitos dialetos. É o caso dos sotaques. Um exemplo é a variação livre das oclusivas t e d diante de i [...]. [2] Harmonia Vocálica – Processo que consiste na mudança de uma ou mais vogais para se harmonizarem com outra vogal da mesma palavra” (livro-base, p. 206).
	
	B
	2 – 2 – 1.
	
	C
	2 – 1 – 2.
	
	D
	1 – 2 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 1.
Questão 8/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Passando para a escrita silábica, a criança descobre a possibilidade de uma correspondência termo a termo entre cada letra e uma parte do seu nome completo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 152.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que indica corretamente a importância da escrita do nome próprio:
Nota: 10.0
	
	A
	O nome próprio é a primeira forma de escrita dotada de estabilidade com significação para a criança.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “O nome próprio é trabalhado e sala de aula como a primeira forma de escrita dotada de estabilidade, como protótipo de toda a escrita posterior, cumprindo uma função muito especial na psicogênese” (livro-base, p. 151).
	
	B
	Não podemos apresentar o nome da criança antes do nível alfabético da escrita.
	
	C
	A criança precisa aprender as outras escritas para depois escrever o nome próprio.
	
	D
	Deveria ser ensinada apenas depois de a criança ter pleno domínio das consoantes e vogais.
	
	E
	A criança precisa estar no nível da escrita silábico-alfabética para iniciar a aprendizagem da escrita do nome próprio.
Questão 9/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“Para Paliscar e Brown, algumas atividades cognitivas devem ser ativadas mediante as estratégias para que se possa compreender o que se lê”.Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: 
InterSaberes, 2019. p. 190.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da Linguagem Oral e Escrita: Fundamentos e Metodologias, assinale a alternativa que corretamente aponta uma das estratégias de leitura indicadas por Paliscar e Brown:
Nota: 10.0
	
	A
	Perceber que não há interferência no texto, como interpretações hipóteses e previsões.
	
	B
	Ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo que se lê.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo que se lê”. (livro -base, p. 191). “Para Paliscar e Brown, algumas atividades cognitivas devem ser ativadas mediante as estratégias para que se possa compreender o que se lê quais sejam: [...] Ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios relevantes para o conteúdo em questão ( O que sei sobre o conteúdo do texto? Quem é o autor? Qual é o gênero textual?)”. (livro -base, p. 191).
	
	C
	Buscar sempre livros com menos páginas para não perder tempo com a leitura.
	
	D
	Ler somente o que interessa, resumir o livro e ler para outra pessoa.
	
	E
	Realizar leituras somente de livros digitais, pulando as partes irrelevantes.
Questão 10/10 - Fundamentos e Metodologias para a Aquisição da Linguagem Oral e Escrita
Leia o extrato de texto:
“O que é compreensão leitora? Para responder a essa questão, precisamos considerar que ler não é somente uma decifração – exige uma interação entre o leitor e o texto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMPLATZ, Márcia. Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 186.
Considerando o extrato do texto e os conteúdos do livro-base Aquisição da linguagem oral e escrita: fundamentos e metodologias, assinale a alternativa que corretamente caracteriza a compreensão leitora:
Nota: 10.0
	
	A
	É um ato onde somente uma pessoa realiza a leitura, um ato individual.
	
	B
	Compreender um texto escrito é um ato coletivo, pois a leitura deve ser realizada entre todos os alunos da classe.
	
	C
	Um ato cognitivo pois a leitura é um ato social entre dois sujeitos, leitor e autor.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Segundo Kleiman, compreender um texto escrito, é um ato cognitivo, pois a leitura é um ato social entre dois sujeitos – autor e leitor, que interagem entre si obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados” (livro-base, p. 186).
	
	D
	É quando a criança decodifica um desenho.
	
	E
	Compreensão leitora é o conhecimento implícito que nos permite falar português nativo.

Continue navegando