Buscar

Terapêutica Medicamentosa - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A função prioritária do SNA (sistema nervoso autônomo) é regular a homeostase, controlando os sistemas e órgãos para que a mantenham. Podemos observar, que em repouso, há uma predominância do sistema nervoso autônomo parassimpático enquanto que, quando estamos excitados ou estressados, há uma predominância do sistema nervoso simpático. Essa alternância entre os dois sistemas faz com que haja maior controle sobre os órgãos efetores. 
O sistema nervoso simpático, é associado a situações de stress, chamadas de "luta e fuga". É atrelado à coordenação de ações enérgicas, que requerem gasto de energia, com quebra de processos homeostáticos equilibrados, logo, em casos de emergências ou stress o sistema simpático libera os neurotransmissores: noradrenalina e adrenalina (neurotransmissores essenciais para que possamos tomar decisão de fugir ou lutar rapidamente). O sistema simpático é composto pelos seguintes receptores adrenérgicos: receptores alfa e beta adrenérgicos e seus subtipos: alfa1, alfa2, beta1, beta2 e beta3). A noradrenalina é o neurotransmissor responsável por produzir efeitos simpáticos, a adrenalina também pode agir nos receptores adrenérgicos, a fim de aumentar os efeitos da noradrenalina, quando necessário. 
Os receptores alfa1 e beta1 promovem a excitação do SNC e os receptores alfa2 e beta2 causam a inibição do SNC. Como exemplo de ação desencadeada por esses receptores podemos citar: alfa1 - causa midríase (dilatação da pupila); alfa2 - diminuição da secreção de insulina; beta1 - aumento da frequência cardíaca; beta2 - relaxamento do útero em mulheres grávidas; beta3 - lipólise.

Continue navegando