Buscar

Evolução Histórica

Prévia do material em texto

Direitos autorais http://equipeetica.blogspot.com/p/evolucao-historica.html
Evolução Histórica 
CONTEÚDO POSTADO POR: EDILSON
A Ética é um sinalizador do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade que regula a Moral, a filosófia, a Religião e a Sociedade. É a ciência da Moral.
A evolução do conceito de ética é determinado pela mudança dos valores morais e pelas leis vigentes, ao longo das várias épocas históricas.
Recuemos então no tempo e comecemos por analisar o conceito de ética na civilização Grega, podemos até recuar um pouco mais no tempo que perceberemos que os sistemas filosóficos e teológicos da grécia tiveram origem no Egito. Onde os escritores gregos como Tales, Anáxagoras, Sócrates, Platão e Arastóteles, estudaram com sábios africanos.
Diante da perspectiva da civilização dominante, concluiremos que houve uma noção de ética na civilização grega, que evolui até nossos dias.
A Ética na civilização grega tinha uma relação muito estreita com a política, tendo como base a cidadania e a forma de organização social. Compreendemos que as teorias éticas incidiam sobre essa relação cidadão e a polis em que a conduta do indivíduo determinava o bem estar coletivo. Segundo as correntes filosóficas de Sócrates, Aristóteles e Platão o ponto em comum é que o homem deverá pôr os seus conhecimentos ao serviço da sociedade, de modo a que cada um de seus membros possa ser feliz.
A Ética na Idade Média o conceito de Ética altera-se radicalmente. A Igreja teve a influência de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino onde defendiam que só o encontro do homem com Deus lhe permitirá atingir a felicidade. Entre os séculos IV e XIV a ética passa a ser imposta, confundindo-se com a religião e a moral. Continua a ser apenas normativa.
Com o Renascimento no final do século XIV, a um regresso ao humanismo da Antiguidade. Período de de transformações nas ciências onde o "Homem" passa a ser o centro do Universo. A economia ver nascer a burguesia. A ética burguesa assume novos contornos que se pautam por novos valores. Apartir daí começam a surgir teorias éticas que se afastam dos valores do cristianismo que começam a abalar os alicerces de uma ética apenas normativa, sólida nos valores da Antiguidade.
A Ética aplicada
Sócrates, consagrou-se por delimitar o domínio do estudo que trata das ações humanas, criou um estilo próprio de pesquisa ética, análitica e argumentativa que influencia até nossos dias.
ARTIGO apresentado no V Seminário UFPE de Ciências contábeis 
Daniel José Cardoso da Silva
Mestre em Contabilidade
Professor da Universidade Federal de Alagoas
Código de Ética e o Comportamento Ético na Vida Pessoal: Um Estudo Junto a Pessoas Envolvidas Com a Contabilidade
RESUMO
O profissional contábil, de tempos em tempos, recebe críticas decorrentes de seu comportamento frente a dilemas éticos, e por vezes o contador é demonstrado como alguém que não se preocupa com virtudes morais. No Brasil o comportamento do profissional contábil é regulado, dentre outros, pelo Código de Ética do Profissional Contabilista que apresenta expectativas de conduta e sanções para os infratores. Este fato faz com que a disciplina de ética nos currículos dos cursos superiores de Ciências Contábeis enfoque mais as regras elaboradas do que os comportamentos esperados. A presente pesquisa teve como objetivo investigar, analisar e evidenciar se o conhecimento acerca do Código de Ética do Profissional Contabilista contribui para um comportamento ético na vida pessoal dos contadores. Para que se pudesse atingir aos objetivos foi desenvolvido um questionário estruturado que foi aplicado junto a profissionais, professores e estudantes de contabilidade. A análise dos dados foi baseada em medidas de posição e testes de hipóteses realizados através de testes estatísticos não paramétricos e do procedimento de bootstrapping com 100.000 simulações de reamostragem dos dados com reposição. Diferentemente do afirmado por alguns autores, os dados da pesquisa não permitiram afirmar que professar alguma religião tem relação com o comportamento ético. Percebeu-se ainda que idade e gênero têm relação com tal comportamento, e dentre as ocupações listadas nesta pesquisa a de Professor apresentou melhor comportamento ético. Conclui-se verificando que o conhecimento do CEPC contribui para o comportamento ético na vida pessoal.
Palavras-chave: Ética Profissional; Código de Ética; Ética na Contabilidade.
1 INTRODUÇÃO
O crescimento do mercado de capitais ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas tem possibilitado diversas empresas ampliarem seus mercados, atraindo novos investidores de diferentes lugares. Por outro a concorrência para atrair mais e maiores investimentos através da negociação de títulos de valores mobiliários tem exigido que a gestão das organizações consiga resultados mais expressivos e de forma contínua, para garantir que os recursos que foram investidos possam também permanecer na empresa por longos períodos.
Por outro lado as últimas décadas apresentaram diversas crises financeiras que impactaram não só as empresas, mas principalmente os atores envolvidos com aquelas, como por exemplo: funcionários, clientes, fornecedores, investidores e até mesmo a sociedade através de reflexos que tais crises trouxeram à todo o sistema econômico.

Continue navegando