Buscar

AVALIANDO SAUDE DA MULHER 4 (4)

Prévia do material em texto

AVALIANDO SAUDE DA MULHER 3
	1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Durante a abordagem do fisioterapeuta em Saúde da Mulher, importantes aspectos devem ser observados e considerados para a facilitação da interação terapeuta paciente, a avaliação fisioterapêutica e para a elaboração de objetivos e de plano tratamento. Quando se está diante de uma pessoa do sexo feminino submetida a HTV  Histerectomia Total Vaginal, com 72 horas de PO, anestesia tipo raquiana, sem intercorrências, é esperado encontrar a pessoa
		
	
	deambulando com alto grau de dificuldade, pois a marcha estará com diminuição da base de sustentação e das fases. Não efetua mudanças de decúbito, sedestação comprometida em alto grau.
	
	deambulando com alto grau de dificuldade, pois a marcha estará com aumento da base de sustentação e das fases. Não efetua mudanças de decúbito, sedestação ausente.
	
	restrita ao leito, com liberação para deambular até o banheiro para necessidades fisiológicas.
	
	restrita ao leito como conseqüência da via de acesso cirúrgico, porém poderá efetuar mudanças de decúbito, sedestação presente, embora possa apresentar leve desconforto nos MAP.
	 
	deambulando com relativa facilidade, embora a marcha possa estar com aumento da base de sustentação e diminuição das fases. Efetua mudanças de decúbito, sedestação presente, embora possa apresentar leve desconforto nos MAP.
	Respondido em 27/05/2020 00:55:21
	
Compare com a sua resposta: Resposta: O Fisioterapeuta agiu corretamente visto que contra indica-se a hidroterapia para período gestacional inferior ao 4o mês.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em casos de mulheres que apresentam incontinência urinária pós-menopausa com sintoma de urge-incontinência, o fisioterapeuta deve: ENADE, 2004
		
	 
	submeter a paciente a protocolo que inclua procedimentos de educação relativos a aspectos comportamentais da incontinência, exercícios terapêuticos para a musculatura do assoalho pélvico associados à estimulação transvaginal e treinamento vesical.
	
	estimular a paciente a usar um protetor higiênico absorvente enquanto a terapêutica medicamentosa não produz seu efeito ótimo e, logo após, iniciar a reabilitação dos músculos do assoalho pélvico, associando-a à estimulação elétrica transvaginal por, no mínimo, 12 semanas, além de treinamento vesical.
	
	avaliar a função da musculatura do assoalho pélvico e orientar a paciente a interromper o fluxo urinário diversas vezes para exercitar essa musculatura, visando ao fortalecimento desta e ao restabelecimento do padrão miccional.
	
	submeter a paciente ao teste do protetor (pad test) de 24 horas, por ser este o método mais fidedigno para o diagnóstico de cura da incontinência urinária e para a verificação dos efeitos da intervenção fisioterapêutica.
	
	considerar que a incontinência urinária em mulheres após a menopausa é uma conseqüência natural da baixa de estrogênio e do processo da senescência, razão por que o objetivo da intervenção da fisioterapia deve ser paliativo e coadjuvante do tratamento medicamentoso.
	Respondido em 27/05/2020 00:57:46
	
Compare com a sua resposta:
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O conhecimento da fisiologia miccional é importante para o profissional da área de uroginecologia para traçar condutas terapêuticas adequadas. A incontinência urinária é considerada como problema de saúde que acomete fatores sociais e físicos em decorrência da disfunção no trato urinário. Sendo assim, marque a alternativa correta.
		
	
	Pacientes com queixas de incontinência urinária não devem realizar exercícios pélvicos.
	
	Cinesioterapia pélvica é um recurso da fisioterapia não utilizado para paciente com queixas de incontinência urinária.
	 
	Perineometria e palpação bidigital são métodos de avaliação fisioterapêutica para pacientes com incontinência urinária.
	
	Incontinência Urinária é definida como qualquer perda voluntária de urina.
	
	Questionários ISIQ-OAB e ISI são utilizados em avaliações fisioterapêuticas para pacientes com queixas de incontinência urinária.
	Respondido em 27/05/2020 01:06:54
	
Compare com a sua resposta:
A população feminina brasileira representa aproximadamente 50,77% da população total, incluindo crianças e são as principais usuárias do SUS e as mulheres com idade reprodutiva (10-49a) representam 65% do total da população feminina. Sendo assim, o aumento da expectativa de vida e aumento da população idosa aumenta a necessidade de assistência à saúde.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O puerpério é o período após o parto onde ocorrem mudanças locais e sistêmicas visando o retorno às condições pré-gravídicas. A respeito desta fase e a da fisioterapia com a puérpera marque a alternativa incorreta.
		
	
	A fisioterapia pode ser iniciada logo após o parto, respeitando apenas um período de repouso de seis horas para o parto normal e doze horas após a cesariana. Na avaliação são observados os dados vitais e realizado o exame físico, deve-se verificar o padrão respiratório, a mobilidade diafragmática e a expansibilidade torácica.
	 
	Exercício concomitante de flexão e rotação do tronco deve ser indicado ainda no pós-parto imediado para reduzir a diástase de retos abdominais. As puérperas devem ser estimuladas a realizarem exercícios hipopressivos para tonificarem os MM abdominais.
 
 
	
	Dentre os objetivos da mulher no puerpério imediato destacam-se o de proporcionar e orientar à mulher quanto ao posicionamento no leito e durante a amamentação; reeducação da função respiratória; estimulação do sistema circulatório e reeducação da musculatura de assoalho pélvico; promover analgesia no local da incisão perineal ou cesárea.
	
	No âmbito físico ocorre a involução uterina e a eliminação dos lóquios e o Assoalho Pélvico (AP) pode permanecer hipotônico e distendido pela ação hormonal, sobrecarga do bebê e possíveis traumas durante o trabalho de parto (normal).
	
	Com a puérpera em decúbido dorsal e joelhos flexionados é realizada a palpação para verificação da diástase dos músculos retoabdominais (DMRA) onde são colocados dedos acima do umbigo para a supraumbilical e dois dedos abaixo do umbigo para a infraumbilical e, após isso, solicitada uma flexão anterior do tronco.
	Respondido em 27/05/2020 01:09:20
	
Compare com a sua resposta:
Saída do tampão mucoso, aumento de contrações  e ruptura de bolsa.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	De acordo com a Resolução 401/2011, o Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher pode exercer atribuições. Dessa forma, marque a alternativa incorreta.
		
	
	Coordenação e pode exercer função de responsável técnico.
	
	Coordenação e supervisão.
	 
	Auditor, mas não pode exercer perícia.
	
	Chefia e direção.
	
	Gerenciamento e consultoria.
	Respondido em 27/05/2020 01:22:51
	
Compare com a sua resposta:
Esfíncter Interno (Tônus da musculatura lisa)
Esfíncter Externo (Tônus da musculatura estriada)
Vascularização da Submucosa

Continue navegando