Buscar

Atividade Diagnostica 4 - Sociedade Brasileira e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADG 4 – Sociedade Brasileira e Cidadania – corrigida pelo AVA
1)A população brasileira tem um componente marcante denominado diversidade. Historicamente somos formados por um contingente de povos nativos, imigrantes europeus, descendentes de africanos entre outras etnias. A miscigenação é uma característica da população brasileira, além de estarem impressas em nossas mais diversas e variadas características físicas. Essa mesma formação plural fornece ainda a sociedade inúmeras tradições, culturas e hábitos, os quais convivem não sem conflitos há séculos ao lado uns dos outros. As diferenças deveriam ser compreendidas como algo autêntico e natural e de modo equilibrado, acontecendo em um ambiente de tolerância, entretanto não é isso que ocorre.
 Acerca da intolerância, analise as afirmações a seguir:
I - A sociedade brasileira a cada dia se torna mais tolerante com as causas diferentes do comum.
II - É apresentado pela Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República que a cada três dias acontece uma denúncia de intolerância religiosa.
III - É relatado pelo grupo Gay da Bahia que a cada 19 horas uma nova vítima de homofobia é assassinada.
IV - As mulheres são as maiores vítimas da intolerância, em 2018 a média diária de assassinatos de mulheres foi de 12
Baseado nesse contexto, é correto apenas o que se afirma em:
Alternativa
· e)II, III e IV, apenas. Alternativa assinalada
2) A intolerância é algo presente na realidade de vida dos indivíduos brasileiros, Nota-se que quando a intolerância é praticada de modo intenso, aparentemente não existem limites para se afirmar um ideal ou ainda uma convicção, mesmo que uma causa ou uma doutrina sejam perseguidas em contrariedade a evidências humanas. Isso revela uma adesão de forma fervorosa e desmedida em total desprezo de outras maneiras em que se poderia analisar determinado tema.
 
Acerca da intolerância e sua intensidade, analise as afirmações a seguir:
 I - Quando a intolerância é praticada de modo intenso, desprezando outras maneiras de análises, denomina-se fanatismo.
II - Manifestações de intolerância são caracterizadas pelo uso da violência, da força e do poder.
III - Demonstrações de vigor e autoafirmação podem apresentar laços com fundamentos bem menos resolutos da personalidade humana, a exemplo de incertezas, fragilidades e inseguranças.
IV - Afrontar a fé alheia é uma forma de afrontar uma religião, significa a prática da intolerância, enquanto que o intuito de afirmar uma orientação afetivo-sexual trata-se apenas de afirmação pessoal de quem afirma sem ridicularização.
É correto o que se afirma em:
Alternativa
· c)I, II e III, apenas. Alternativa assinalada
3) A paixão por um time de futebol ou ainda a adesão a movimentos sociais mais amplos, envolvendo componentes mais abrangentes da vida em comunidade, como política e religião, podem ser exemplos de fanatismo. É sabido que as motivações que estimulam o comportamento fanático são inúmeras, e as formas pelas quais essa conduta se manifesta são também muito variadas, existem alguns fatores levantados pelos estudiosos do tema que revelam, em linhas gerais, algumas tendências do fanatismo. Considera-se uma tendência da distinção das pessoas em categorias ou grupos, sempre em classes opostas como ser adepto de determinada religião ou não. Os grupos possuem a característica de enaltecer suas próprias características, ignorando as críticas e as vulnerabilidades e aquele que não fizer parte do grupo será considerado inimigo.
 
A respeito do fanatismo, em relação as rejeições analise as afirmações a seguir:
 I - O desenvolvimento de histórias sobre a vida de um líder e sobre a formação de um Estado fortalece os vínculos emocionais estabelecidos a causas e ideias relatadas.
II -  A mentalidade coletiva uniforme, compartilha interesses e finalidades por meio de uma identidade social.
III - Com afirmações de uma identidade social e intensa será limitado as percepções de mundo.
IV - O comportamento coletivo através da identidade social será motivo de incentivo ao indivíduo tomar atitudes sozinho, pensando no grupo
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativa
· c) I, II e III. apenas. Alternativa assinalada
4) Em sociedade nas mais variadas situações nos apresentamos ou até nos definimos enquanto pessoa, seja como homens ou mulheres, existem determinadas características que são essenciais de nossa identidade. São situações como o preenchimento de um formulário, uma roupa que vamos comprar, um esporte praticado, e o fato de ser homem ou mulher terá algo relevante e consequentemente será considerado nas relações estabelecidas.
 Sobre características do ser homem ou mulher na sociedade, analise as afirmativas a seguir, julgando-as como V(verdadeiras) ou F(falsas):
(   ) Ser homem ou mulher traz uma série de expectativas acerca dos gostos, das preferências e das predisposições que possuímos.
(   ) As predisposições possuídas são atribuídas ao fato de sermos homens ou mulheres e um agregado de características já pré-concebidas.
(   ) Há uma amplificação de informações que surge apenas do fato de sermos homens ou mulheres e acontece de forma automática e variável.
(   ) As expectativas se mostram erradas uma vez que existe uma diferença fundamental entre o sexo que dispomos e o conceito de gênero vigente em uma sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Alternativa b) V - V - F – V Alternativa assinalada

Outros materiais