Buscar

apol11Curriculo e Sociedade

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo:
“O campo curricular brasileiro se estruturou tendo como referência o campo curricular americano, por meio dos acordos estabelecidos entre esses países, especialmente nos governos militares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 27.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a história do currículo no Brasil, identifique a alternativa que apresenta corretamente as influências de seu desenvolvimento: 
A
As políticas públicas brasileiras sofreram fortes influências estrangeiras, que interferiram na concepção do currículo.
Você assinalou essa alternativa (A)
B
O ensino sofreu fortes influências, passando a cogitar a hipótese de não ofertar mais o ensino religioso nas escolas. 
C
O campo curricular brasileiro no contexto educacional sofreu pequenas influências, o que ocasionou o aumento de discussões a respeito. 
D
Apesar das influências internas, o currículo no Brasil adotou particularidades nacionais, o que o tornou igual as fontes estrangeiras.
E
O currículo passou por algumas influências, assumindo algumas definições semelhantes aos americanos. 
Questão 2/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os aspectos estruturais revelam como e de que forma a instituição se organiza ou pode se organizar para viabilizar as condições de atuação pedagógica no contexto escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 102.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre os aspectos estruturais da escola, assinale a alternativa correta:
A
O aspecto estrutural funcional expõe qual a compreensão de sua função social e cultural que a escola tem.
B
O aspecto organizacional da escola tem a ver com a forma como essa se organiza para atender aos interesses políticos.
C
O aspecto estrutural da escola expõe e influencia e a forma que se elaborar o currículo.
D
O aspecto estrutural é composto de quatro subestruturas: física, material, ideológica e pedagógica.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
O aspecto estrutural da escola está relacionado a forma como os professores podem melhorar e organizar seus materiais.
Questão 3/10 - Currículo e Sociedade
Leia o seguinte excerto:
“Conhecido como lição das coisas, o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 51.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade do método intuitivo: 
A
Possibilitar o professor de determinar seu ambiente de trabalho.
B
Resolver os problemas de ineficiência do ensino.
Você assinalou essa alternativa (B)
C
Trabalhar, direta ou indiretamente, a atividade mental dos alunos.
D
Contribuir para o desenvolvimento das teorias progressistas.
E
Associar a racionalidade instrumental com a técnica.
Questão 4/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“É nesse sentido que surgem, em 1970, movimentos de reação às concepções de currículo utilizadas até então, configurando a tendência reconceitualista, que se expande nas décadas seguintes [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 63.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre esse período da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
A
O fracasso escolar apenas evidenciou o fato de que deve haver uma escola para as classes mais abastadas e uma para as classes trabalhadoras. 
B
A tendência reconceitualista de currículo começa a objetivar o atendimento às necessidades industriais e urbanas da época.
C
O currículo passa a ter a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e solucionar o problema do fracasso escolar.
D
Passa a compreender o currículo e suas teorias como forma de exercício de poder, em prol dos interesses das classes dominantes.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Simboliza a violência exercida pela escola, a qual passa a ser combatida pelos teóricos da chamada pedagogia histórico-crítica.
Questão 5/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“Outro órgão que teve uma grande influência no pensamento pedagógico [foi] o Programa de Assistência Brasileiro-Americano ao Ensino Elementar (Pabaee) [...] o qual podemos considerar o primórdio dos acordos que mais tarde se concretizariam com o tecnicismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 61.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a pedagogia tecnicista, é correto afirmar que:
A
Considera os pensamentos de Pierre Bourdieu, Louis Althusser e Jean-Claude Passeron.
B
Incentiva o desenvolvimento de novos recursos trazidos pelas tecnologias da informação e comunicação.
C
Prioriza o ensino voltado para a reflexão crítica e para projetos que buscam o fim das desigualdades.
D
Enfatiza a produtividade e a eficiência. 
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Busca incitar o ensino da arte com o intuito de estimular a criatividade e a imaginação da criança.
Questão 6/10 - Currículo e Sociedade
Leia o trecho a seguir:
“São muitos os conceitos que podemos apresentar sobre o currículo, pois essa conceituação está ligada às diferentes teorias, concepções e interpretações no campo educacional".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 22.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, identifique a alternativa que apresenta corretamente a essência do currículo: 
A
O currículo é imparcial, portanto, sua essência traz um pouco de tudo. 
B
O currículo traz na sua essência questões econômicas, políticas, culturais e históricas. 
Você assinalou essa alternativa (B)
C
O currículo traz em sua essência os conhecimentos historicamente produzidos pelo homem, os quais são transmitidos pela sociedade. 
D
O currículo é essencialmente elaborado visando um conjunto de conteúdos e formas de ensinar.
E
O currículo tem em sua essência a finalidade de ensinar determinado conteúdo a determinados alunos.   
Questão 7/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto abaixo: 
“Após a expulsão dos jesuítas, a situação da educação brasileira não melhorou. Muito pelo contrário, o sistema educacional jesuítico foi desmantelado e o Marquês de Pombal tentou, ineficazmente, a reconstrução do ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 84.  
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a expulsão dos jesuítas do Brasil pelo Marquês de Pombal, identifique a alternativa correta: 
Você não pontuou essa questão
A
O sistema de ensino passou a ser mais rebuscado, pois houve um combate ao enciclopedismo, marca dos jesuítas.  

B
A educação melhorou significativamente, diminuindo os índices de analfabetismo devido à implantação da política de aulas régias.
C
As aulaspassaram a ser tanto avulsas como isoladas, no entanto, cada aluno poderia cursar aulas determinadas pelos professores.
D
A educação brasileira sofreu uma forte ruptura com a expulsão dos jesuítas, pois toda a organização metodológica e curricular foi embora com eles.
E
O novo sistema educacional funcionava com aulas régias ministradas pelos mesmos professores.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 8/10 - Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto: 
“Para Dewey [...] o valor dos conhecimentos sistematizados ‘está na possibilidade, que dá ao educador, de determinar o ambiente, o meio necessário à criança, e, assim, dirigir indiretamente a sua atividade mental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 52.  
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar , sobre o entendimento de Dewey a respeito do currículo, tendo como foco a prática do professor, assinale a resposta correta: 
Você não pontuou essa questão
A
Uma experiência vivenciada pelo aluno, orientada e com enfoque nos interesses do professor.
B
Uma totalidade de experiências orientadas pelo professor, as quais serão vivenciadas pelo aluno levando em conta e valorizando os interesses dos mesmos. 
C
Um plano de estudos a ser mediado pelo professor, valorizando os interesses do docente sobre os do aluno.
Você assinalou essa alternativa (C)
D
Uma totalidade de experiência do professor a ser transmitida ao aluno.
E
Um plano de estudos com base nos interesses do aluno, sendo mediado pelo professor.
Questão 9/10 - Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto: 
“Convertida em pedagogia oficial, foi encampada pelo aparelho do Estado, que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p. 61.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a pedagogia tecnicista, identifique a alternativa correta: 
A
Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do indivíduo para o mercado de trabalho.
B
Foi inserida no Brasil no inicio do ano de 1940, com enfoque em educação inclusiva. 
C
Foi integrada no Brasil no ano de 1970, com o objetivo de desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.
D
Foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfase na produtividade.
Você assinalou essa alternativa (D)
E
Foi inserida no Brasil no final do ano de 1970, com ênfase na produtividade e isso se deve ao contexto político econômico do final desta década.
Questão 10/10 - Currículo e Sociedade
Leia o pequeno fragmento: 
“É necessário superar, também, a concepção de que o conhecimento seja apenas informação”.    
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 38.   
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre Conhecimento e Informação, relacione os itens a seguir: 
 
1. Conhecimento 
2. Informação
 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações. 
(  ) Precisa ser analisada e interpretada. 
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.

Agora, selecione a sequência correta:
Você não pontuou essa questão
A
2, 1, 2, 2, 2
B
1, 1, 2, 1, 1
C
1, 2, 2, 2, 1
Você assinalou essa alternativa (C)
D
2, 1, 1, 2, 1
E
2, 2, 1, 1, 2

Continue navegando