Buscar

Aap3 Lingua portuguesa - Corrigido pelo AVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap3 – Lingua portuguesa - Corrigido pelo AVA
1)O conhecimento prévio tem um papel importante para que o leitor realize inferências, ou seja, o que este realmente entende e soma à sua memória semântica, com a interação entre seu conhecimento e as informações apresentadas no texto.
A partir de estímulos oferecidos pelo _________, o conhecimento prévio é ativado, o que possibilita a ___________ e a construção da ___________. Assim, existem fatores que influenciam na aquisição da coerência textual e estão envolvidos com o conhecimento prévio.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativas:
· b)texto / compreensão / coerência.
2)Além do conhecimento prévio e do conhecimento linguístico, também existe o conhecimento interacional, o qual é subdivido em outros conhecimentos: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
Acerca dessa subdivisão, julgue verdadeiro ou falso.
 
(   ) O conhecimento superestrutural refere-se à quantidade de informação necessária para que o leitor seja capaz de reconstruir o objeto da produção do texto.
 
(   ) O conhecimento metacomunicativo permite autor do texto garantir a compreensão do texto e ter a aceitação do leitor.
 
(   ) O conhecimento superestrutural permite ao leitor identificar textos como exemplares adequados às diversas situações de comunicação
 Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
Alternativas:
· a)F - V - V.
3)De acordo com Bakhtin (2003), a interação é objeto não só de reflexão filosófica, mas também de estudo científico a partir das situações enunciativas constituídas por dois ou mais indivíduos socialmente organizados.
Assinale a alternativa correspondente à concepção de leitura que dialoga com a ideias exposta no texto-base.
Alternativa 
· d) Leitura com foco na interação autor-texto-leitor, pois entende-se que, ao fazer uso da linguagem, o indivíduo age sobre o seu interlocutor (ouvinte/leitor), o que resulta numa produção de sentidos entre locutores, que ocupam posições sociais, históricas, culturais e ideológicas.
4)O conteúdo posto diz respeito à informação contida literalmente nas palavras da sentença, enquanto os pressupostos são as informações que podem ser recuperadas no implícito das sentenças.
A partir do contexto, complete corretamente as lacunas.
 
No __________ situa-se uma informação indiscutível para o falante e/ou ouvinte e nesse ___________ o locutor partilha com o ouvinte a responsabilidade, sendo, portanto, coextensivo no interior do ___________.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativa c)pressuposto / contexto / diálogo.

Outros materiais

Outros materiais