Buscar

Portfólio 1 - Respondido

Prévia do material em texto

Portfolio 01
Atividade de Portfólio
1 – Descreva com suas palavras e tomando por base os textos estudados como você iniciaria uma análise de cátions. 
Resposta: A análise de cátions pode ser feita através de uma análise sistemática de mistura. A amostra deve conter todos os constituintes presentes no material de análise, podendo ser certificada com uma lente. A amostra é dissolvida em água e, se insuficiente, em ácido nítrico ou clorídrico 6,0 mol/L. É então medida com auxílio de conta-gotas, pipeta ou uma balança analítica. Em seguida é adicionado os reagentes através de um conta-gotas dentro do tubo de ensaio com a amostra e misturadas juntas. Podendo ser necessário o aquecimento e evaporação da solução, centrifugação e transferência do precipitado. Em uma amostra com uma solução, poderia-se iniciar o estudo dos cátions através de um soluto diluído em um solvente. Conforme fosse havendo precipitação, podemos analisar o primeiro grupo de cátions e o processo de análise de cátions se repetiria na formação de cada novo grupo, onde o processo de preparação de amostra varia para cada produto adquirido (reagente diluído diferente que vai dar uma nova remessa de precipitados e assim por diante).
2 – As técnicas utilizadas em laboratório são simples, porém devem ser executadas à risca a fim de identificarmos corretamente os elementos presentes, responda como se faz a medição de pH de uma determinada solução. 
Resposta: o teste de pH se dá através de papéis indicadores. Com eles, somos capazes de visualizar a coloração e dizer se o pH é alcalino, ácido ou neutro. O papel de tornassol é um papel de filtro que é utilizado para fazer essa determinação. Soluções aquosas ácidas tornam o papel de tornassol vermelho. As soluções aquosas alcalinas tornam o papel de tornassol azul.
3 – Descreva como devemos proceder para a lavagem de precipitado e porque ela é feita. 
Resposta: Primeiramente, a lavagem do precipitado é feita porque, geralmente, a separação entre precipitado e solução nunca é perfeita, já que o precipitado remanescente no tubo está molhado com a solução original e contaminado com os íons da mesma. Para procedermos, devemos fazer a lavagem do precipitado. Ela é feita adicionando uma quantidade de solução de lavagem e agitando o sólido e a solução com um bastão de vidro. Em seguida, a mistura é centrifugada e o líquido de lavagem é retirado através de uma micropipeta. É importante ressaltar que uma lavagem é uma questão de diluição.
4 – Descreva quais são os reagentes do 1º, 2º, 3º e 4º grupo de cátions e explique porque o 5º grupo é chamado de grupo solúvel. 
Resposta: 
Reagentes do grupo 1: diluído - ácido clorídrico diluído.
Reagentes do grupo 2: em (0,1-0,3 mol/L) - sulfeto de hidrogênio em meio ácido mineral diluído.
Reagentes do grupo 3: na presença de + - sulfeto de hidrogênio em meio amoniacal.
Reagentes do grupo 4: + + - carbonato de sódio em meio amoniacal.
Por que o grupo 5 é chamado de grupo solúvel: Ele é chamado de “Grupo Solúvel" pois, diferente dos outros reagentes acima, é constituído por cátions no qual os sais são solúveis em solução aquosa (, , e ).
5 – Qual o material utilizado para se realizar evaporações de soluções e que procedimento devemos adotar para que isto ocorra satisfatoriamente.
Resposta: O material utilizado é chapa e é muito importante retirar a amostra antes de evaporar completamente para que não ela não seja perdida. Retira-se antes da chapa e o resto da evaporação deve ocorrer naturalmente, sem o uso da mesma, para que isto ocorra de forma satisfatória.

Continue navegando