Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NUTRIÇÃO E ATENÇÃO A SAUDE

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Michele Janaine Pereira Prado
Nutrição e Atenção Á Saúde 
01415054
Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como atribuições avaliar o perfil alimentar e nutricional de um município ou estado por meio de preenchimentos de protocolos distintos para cada fase da vida, SISVAN é responsável por essa coleta de dados, para assim poder medir a qualidade de vida da população, dados como: data de atendimento, nome, cor/raça, sexo, peso, data de nascimento, altura, hábitos alimentares, disponibilidade de alimentos e recebimento de benefícios governamentais como (cesta básica, auxílios, leite, bolsa família e etc) são precisos em todas as fases da vida.
Coleta de dados de crianças (menor de 10 anos de idade), deve-se medir os índices antropométricos, como Peso por idade (P/I), Peso para estatura (P/E) e índice de massa corporal (IMC) para idade, estatura para idade (E/I). Além de solicitar a carteira de vacinação, exames bioquímicos, hábitos alimentares e tipo de aleitamento materno. 
Para adolescentes o IMC para idade é recomendado internacionalmente para diagnostico individual e coletivo dos distúrbios nutricionais na adolescência. Além do IMC, também se recomenda utilização do índice de estatura por idade para avaliar o crescimento linear, além de exames bioquímicos, hábitos alimentares, e se a família recebe auxílios governamentais.
Em adultos é recomendado pelo SISVAN o uso da classificação do IMC proposta pela OMS, outro índice importante é a circunferência da cintura com objetivo e complementar o diagnóstico, além de exames bioquímicos e hábitos alimentares e qualidade de vida a ser investigada como por exemplo estresse, sono, trabalho e etc.
Idosos o SISVAN utilizará como critério prioritário a classificação do IMC, considerando pontos de corte diferentes dos utilizados para adultos, essa diferença deve-se às alterações fisiológicas nos idosos, entre as quais se destacam: declínio da altura com o avançar da idade, que ocorre em decorrência da compressão vertebral, mudanças nos discos intervertebrais, perda do tônus muscular e alterações posturais; diminuição do peso com a idade, que está relacionada à redução do conteúdo da água corporal e da massa muscular, sendo mais evidente no sexo masculino; alterações ósseas em decorrência da osteoporose; mudança na quantidade e distribuição do tecido adiposo subcutâneo, redução da massa muscular devida à sua transformação em gordura intramuscular, o que leva a alteração na elasticidade e na capacidade de compressão dos tecidos.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008
STEFANINI MLR. Construindo o sistema de vigilância alimentar e nutricional do Estado de São Paulo. Bol Inst Saúde. 2000; 24: 16-18
World Health Organization (WHO). WHO school-aged children and adolescents growth Standards: hight-for-age, weight-for-age and body mass index-for-age: methods and development. Geneva: WHO; 2007

Continue navegando