Buscar

pcc didatica


Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio de Sá
Luana Vieira Felix da Silva 
201707170304
PCC DIDÁTICA
Teresópolis – RJ
2020
OBJETIVOS
· Refletir sobre as novas metodologias utilizadas na sala de aula
· Aprender a elaborar uma aula utilizando metodologias ativas.
INTRODUÇÃO
	A palavra Didática deriva da expressão grega (didaktiké), que se traduz como arte ou técnica de ensinar. Durante muito tempo, seu conceito ficou restrito ao ato de ensinar, mas, nos dias de hoje, os estudos dessa área interligam o ato de ensinar ao ato de aprender, ou seja, preocupam-se em desenvolver teorias e práticas, buscando subsidiar e orientar a atuação dos professores para a eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
Atualmente, o conceito de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida como um campo educacional de estudos que discute as questões envolvendo os processos de ensino. Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno, cuja sua função é estabelecer por meios de objetos de estudo as relações entre os processos de ensino (Professor) e aprendizagem (Aluno). 
Tecnologias digitais estão cada vez fazendo parte da rotina das pessoas. Entre estas tecnologias, os jogos digitais apontam como uma tendência e são produzidos em diversos estilos e níveis de dificuldade, abrangendo públicos das mais variadas idades. Acompanhando esta tendência, a aprendizagem baseada em jogos digitais se expande, diversifica e adapta a diversos contextos de ensino-aprendizagem. 
Para o meu trabalho escolhi preparar uma aula para turma do jardim educação infantil, com o tema “formas geométricas” de acordo com a metodologia ativa escolhida “Aprendizagem Baseada em Jogos (Game Based Learning).”
O jogo foi lançado em 19/09/2015, por appquiz, com nome quebra cabeças para bebes. O jogo possui vários games entre eles um na qual a criança tem que levar as formas para os seus devidos lugares. Triangulo em cima de triangulo e assim vai.
 
PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAS GEOMÉTRICAS
Objetivos:
· Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retângulo, círculo e triangulo).
· Desenvolver o raciocínio lógico, psicomotricidade e coordenação motora.
· Desenvolver oralidade
Área do conhecimento:
· Linguagem Matemática 
· Linguagem Oral 
Desenvolvimento:
· Círculo
Primeiro, eles aprenderão sobre o círculo. Explicar que os círculos são redondos. Perguntar se alguém pode dar um exemplo de um objeto circular em casa e na sala de aula. Informar que os círculos não possuem cantos. Então, pendurar o grande círculo amarelo no quadro.
· Quadrado
Em seguida, os alunos aprenderão sobre o quadrado. Perguntar se alguém pode pensar em um objeto que tem a forma quadrada. Explicar que quadrados têm quatro lados retos, todos do mesmo tamanho. Então, colocar o quadrado azul no quadro. Aponte para a forma e para cada um dos quatro cantos.
· Retângulo
Logo depois, os alunos aprenderão sobre o retângulo. Explicar que os retângulos são parecidos com os quadrados, mas os lados não são todos do mesmo tamanho. Colocar um retângulo verde na lousa. Apontar para a forma e para cada um dos quatro cantos, dar ênfase nas partes que são diferentes dos lados do quadrado.
· Triângulo
Por fim, os alunos aprenderão sobre o triângulo. Explicar que os triângulos têm três lados. Pendurar o triângulo vermelho na lousa e apontar para a forma. Perguntar quantos cantos tem um triângulo. Veja se alguém consegue pensar em alguns triângulos que vemos na vida cotidiana.
Avaliação: 
· Pedir as crianças para identificar as formas em um cartaz exposto na sala e depois começar com o jogo escolhido para essa aula. 
Conclusão 
O jogo foi oferecido paras as crianças através do meu celular, chamando um a um para realizar a atividade.
Foi muito divertido e as crianças se mostraram bastante interessados em participar.
No final da aula quase 80% da turma já reconhecida e falava os nomes das formas.

Mais conteúdos dessa disciplina