Buscar

Biomecânica do salto vertical

Prévia do material em texto

Biomecânica do salto vertical
- Força do salto: é a capacidade de vencer a força da gravidade, alcançando alturas elevadas. É a capacidade de acelerar o próprio corpo, superar o seu peso e conseguir altura. 
Para possibilitar que ocorra o salto é necessário o desenvolvimento muscular a velocidade de contração e capacidade de gerar uma força explosiva (força em um pequeno período de tempo). 
- Gravidade: é um fenômeno de tração, que comanda a movimentação dos corpos, por uma força proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado de sua distância. 
Essa força de tração é o peso, assim o peso irá variar de acordo com a massa, ou seja, quanto mais massa, maior é o peso. 
O peso é uma força em quantidade derivada medida em Newtons, enquanto a massa mede a quantidade de matéria no sistema internacional de medidas. 
A força gravitacional exercida por um objeto, faz com que sua massa seja uma medida de resistência a variação da velocidade. 
Em geral um objeto que sobre a ação de força experimenta uma aceleração com uma mudança de velocidade em relação ao tempo. 
- Salto vertical: nela o sujeito geralmente começa em posição ereta, e o salto é indicado pelo rebaixamento do centro de massa pela flexão do joelho e quadril. 
Conforme o corpo é acelerado para cima, os quadris e joelhos se estendem com a produção de forças no solo. Quando os membros estão completamente estendidos – o que inclui a flexão plantar do tornozelo – ocorre a fase de voo. 
O trabalho realizado pelos músculos faz com que o corpo deixe o solo com uma certa velocidade na decolagem, e essa velocidade será reduzida pela aceleração gravitacional, e por fim ao chegar na altura máxima, o corpo retornará ao solo e a fase de aterrisagem será iniciada. 
O contato inicial do pé no solo produzira um grau de carga muito rápida, com forças acima de 200% do peso corporal serão experimentadas. 
A recuperação do corpo ocorre quando chega em contato com o solo, é seguido um período de acomodação até o sujeito ficar em uma posição ereta. 
Tipos de saltos usados na impulsão vertical 
Os principais saltos usados são: Squat Jump, o Counter Moviment Jump e o Drop Jump.

Continue navegando