Buscar

Mecado Monetário

Prévia do material em texto

Mercado Monetário	
Obejctivos de Aprendizagem
Identificação dos principais produtos do mercado monetário;
Caracterização dos principal braço do mercado monetário, o mercado monetário interbancário (MMI);
Identificar os principais intervenientes do MMI;
Caracterizar os principais tipos de Operações;
Retratar Leilões de Títulos no MMI e 
Caracterizar alguns tipos de Leilões.
O que é o mercado monetário?
O mercado monetário refere-se à negociação de investimentos de dívida de curtíssimo prazo. 
O mercado monetário é um dos pilares do sistema financeiro global. 
Envolve trocas de fundos overnights de grandes volumes entre os bancos e os governos.
A maioria das transações do mercado monetário são transações que ocorrem entre instituições financeiras, empresas e governos.
Produtos do Mercado Monetário
Papel Comercial é um mecanismo de empréstimo popular porque as taxas de juros são mais altas do que para depósitos bancários a prazo ou títulos do Tesouro, e uma faixa maior de vencimentos está disponível, de overnight a 270 dias. 
Segundo a BVM o papel Comercial é um empréstimo de curto prazo (até 1 ano), onde a empresa vai obter os recursos financeiros que precisa junto dos investidores, através do mercado de capitais, pela contrapartida de uma taxa de juro e pela devolução do valor investido até ao final do período do empréstimo. 
Produtos do Mercado Monetário
Certificado representativo de um depósito (CD), emitido por um banco. Este tipo de título é negociado em um mercado secundário próprio.
Os Bilhetes de Tesouro são títulos de dívida pública de curto prazo, emitidos pelos prazos de 91, 182 ou 364 dias que têm como objectivo o financiamento de défices de tesouraria do Estado.
Acordos de recompra ou Repurchase Agreement ou simplesmente Repo e Reverse Repo ocorre quando um banco emite títulos, mas ao mesmo tempo promete recomprá-los mais tarde por um preço mais alto. Isso geralmente significa no dia seguinte com um pouco mais de juros. 
Janela de desconto do Banco Central Se um banco não pode emprestar de outro banco, ele pode ir para a janela de desconto do BM. O Banco Central cobra uma taxa de desconto um pouco mais alta do que a taxa MIMO. Razão pela qual a maioria dos bancos evita a janela de desconto, mas ela está lá em caso de emergência.
Mercado Monetário Interbancário (MMI)
Mercado Monetário Interbancário (MMI)
O Mercado Monetário Interbancário (MMI) é um mercado organizado entre bancos, os quais realizam entre si operações de financiamento à vista e a prazo (geralmente curto prazo). 
No contexto nacional o Mercado Monetário Interbancário (MMI) é um segmento regulamentado do mercado monetário do Metical, no qual as instituições autorizadas permutam fundos representados por saldos das suas contas de depósito à ordem no Banco de Moçambique ou valores mobiliários desmaterializados inscritos em contas-título neste mesmo Banco, visando equilibrar os excedentes e necessidades de moeda primária entre instituições monetárias. (Aviso nº 7/GBM/2013 de 06 de Junho)
Produtos transaccionados no MMI
Neste tipo de operações, os bancos com liquidez excedentária cedem fundos aos bancos que se encontrem na situação inversa. Estas operações são as designadas Operações de Permuta de Liquidez. 
Existem dois tipos de operações no Mercado Monetário Interbancário: Operações com Garantia e Operações sem Garantia, sendo dominantes as operações sem garantia de títulos.
Tipos de operações no MMI
Operações com Garantia – As instituições podem ceder fundos, através da sua conta à ordem no BM, por contrapartida de recepção de garantias – são as chamadas operações Repo e Reverse Repo. 
Nas operações com garantia, as Repo e Reverso Repo, as instituições autorizadas obtém fundos sob a forma de DO no BM, cedendo a outras instituição participante títulos desmaterializados em suas contas-títulos no BM, nomeadamente: Bilhetes do Tesouro, Títulos da Autoridade Monetária (TAM) e outros títulos que vierem a ser autorizados pelo BM
Produtos transaccionados no MMI
As instituições previamente autorizadas pelo BM, também podem ceder, na base da confiança, fundos detidos nas respectivas contas DO no BM a outras instituições autorizadas a participar no MMI – consideram-se estas operações – operações sem garantia, ou seja, cedência sem exigência de um colateral. 
O BM é responsável pelo processamento das operações, desencadeando automaticamente a respetiva liquidação financeira na data-valor de liquidação e na data de vencimento, incluindo os juros devidos, através da movimentação das contas das instituições participantes.
Principais Intervenientes do MMI
São intervenientes do Mercado Monetário Interbancário:
O Banco Central (Banco de Moçambique)
Os Bancos Comerciais
E todas as instituições que o Banco de Moçambique vier autorizar a operar no mercado monetário interbancário
Funções e Importância do MMI
Manter um equilíbrio entre a oferta e a demanda por dinheiro para transações que são feitas por um curto período;
Assegura oportunidades para investidores com preferências por instrumentos de curto prazo;
Promove e fomenta liquidez para o mercado, criando instrumentos que asseguram liquidez no mercado;
É uma fonte para o financiamento de necessidades de curto e curtíssimo prazos;
Ajuda na implementação de políticas monetárias, servindo como ferramenta de transmissão de política monetária para economia, controlando a inflação.
Funções e Importância do MMI
No processo de implementação da política monetária o Banco Central através de operações de mercado aberto compra ou vende títulos de dívida pública a bancos comerciais, meio de Leilões de títulos.
Nestas operações o Banco Central oferece ou compra títulos, impulsionando os depósitos dos bancos comerciais ou, do contrário, libertando mais liquidez ao mercado. Em conjunto com a janela desconto e o depósito compulsório, estas operações fazem parte da política monetária que busca atingir a liquidez na economia.
Além disso, as políticas monetárias adotadas podem ter como objetivos a expansão ou a contração da economia, conforme o que é possível pela política monetária, com objetivo de controlar a inflação.
Leilão holandês
O que é um leilão holandês?
Um leilão holandês é uma estrutura de mercado na qual o preço de algo oferecido é determinado após receber todos os lances para chegar ao preço mais alto pelo qual a oferta total pode ser vendida. 
Nesse tipo de leilão, os investidores fazem um lance pelo valor que estão dispostos a comprar em termos de quantidade e preço.
Um leilão holandês também se refere a um tipo de leilão em que o preço de um item é reduzido até que ele receba um lance. O primeiro lance feito é o lance vencedor e resulta em uma venda, supondo que o preço esteja acima do preço de reserva.
Isso contrasta com os mercados de leilão típicos, em que o preço começa baixo e depois aumenta à medida que os licitantes competem entre si para ser o comprador bem-sucedido.
Leilão holandês
O BM utiliza o leilão holandês para vender seus títulos. Para ajudar a financiar a dívida pública do país. 
Suponha que o Tesouro busque captar $ 9 milhões em obrigações de dois anos com um cupom de 5%. Vamos supor que os lances enviados sejam os seguintes:
	Montante Proposto	Taxa Proposta 
	 1.000.000,00 	4,79%
	 2.500.000,00 	4,85%
	 2.000.000,00 	4,96%
	 1.500.000,00 	5,00%
	 3.000.000,00 	5,07%
	 1.000.000,00 	5,10%
	 5.000.000,00 	5,50%
Leilão holandês
As propostas com o menor rendimento serão aceitas primeiro, uma vez que o emissor preferirá pagar rendimentos mais baixos aos investidores em títulos.
 
Nesse caso, como o Tesouro busca captar 9 milhões, aceitará os lances com menor taxa, até 5,07%. Nessa marca, apenas 2 milhões da licitação de 3 milhões serão aprovados. 
Todos os lances acima da taxa de 5,07% serão rejeitados. 
Com efeito, este leilão é concluído em 5,07% e todos os licitantes bem-sucedidos recebem o rendimento de 5,07%.Valor a debitar na aquisição de Títulos
O Valor a debitar da conta da instituição autorizada a intervir nos na aquisição de títulos que resultarem de leilões é a seguinte:
Onde 
VT - Valor a debitar a instituição adquirente
VN – Valor nominal = Valor de reembolso
T – Taxa de juro da operação em base anual
n – prazo da operação em dias
	
Vantagens dos leilões holandeses
O maior benefício desses leilões é que visam democratizar as ofertas públicas. 
Minimizar a diferença entre os preços de oferta e os preços reais de listagem. 
Os preços são definidos por um método mais justo e transparente em que uma série de lances de vários tipos de clientes são convidados. 
Permite que o mercado chegue a uma estimativa razoável do valor.
Leilão Competitivo
Em um Leilão Competitivo, os compradores inserem lances competitivos e os vendedores enviam ofertas competitivas ao mesmo tempo. 
O preço pelo qual uma ação é negociada representa o preço mais alto que um comprador está disposto a pagar e o preço mais baixo que um vendedor está disposto a aceitar. Lances e ofertas correspondentes são, então, emparelhados e os pedidos são executados.  A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) é um exemplo de mercado de leilões competitivo.
Processo de Leilão Competitivo
O processo envolvido em um mercado de leilão difere do processo em um mercado de balcão (OTC). 
Na BVM, por exemplo, não há negociações diretas entre compradores e vendedores individuais, contrarias as negociações ocorrem em OTC. 
A maioria dos leilões tradicionais envolve vários compradores ou licitantes em potencial, mas apenas um único vendedor, enquanto os mercados de leilão de títulos têm vários compradores e vários vendedores, todos procurando fazer negócios simultaneamente.
Caracterista de Leilão Competitivo
Um leilão competitivo é aquele em que compradores e vendedores inserem lances competitivos simultaneamente.
O preço pelo qual o título é negociado representa o preço mais alto que um comprador está disposto a pagar e o preço mais baixo que um vendedor está disposto a aceitar.
Os leilão competitivo não envolvem negociações directas entre compradores e vendedores individuais, contrário as negociações que ocorrem negócios OTC.
Exemplos de Processo de Mercado de Leilão
Imagine que quatro compradores queiram comprar uma acção da empresa XYZ e façam os seguintes lances: $ 10,00, $ 10,02, $ 10,03 e $ 10,06, respectivamente. 
Por outro lado, quatro vendedores desejam vender acções da empresa XYZ, e esses vendedores enviaram ofertas para vender suas acções aos seguintes preços: $ 10,06, $ 10,09, $ 10,12 e $ 10,13, respectivamente.
Nesse cenário, os indivíduos que fizeram lances/ofertas para a empresa XYZ a $ 10,06 terão seus pedidos executados. Todos os pedidos restantes não serão executados imediatamente, e o preço atual da empresa XYZ será de $ 10,06.
Montante Proposto
Taxa 
Proposta 
Propostas 
Aceites
Acumulado
 1.000.000,00 4,79%1.000.000,001.000.000,00
 2.500.000,00 4,85%
2.500.000,003.500.000,00
 2.000.000,00 4,96%
2.000.000,005.500.000,00
 1.500.000,00 5,00%
1.500.000,007.000.000,00
 3.000.000,00 5,07%
2.000.000,009.000.000,00
 1.000.000,00 5,10%
 5.000.000,00 5,50%

Continue navegando