Buscar

Discursiva ADM MKT

Prévia do material em texto

Discursiva ADM MKT
Ao entrar no intervalo comercial (de um jogo de tênis), me deparo com mais uma daquelas propagandas do Banco Itaú, que brinca com os emoticons, acredito que a maioria já tenha visto algumas delas. Eles já utilizaram os tão carinhosos emoticons em campanhas para explicação do banco mobile, para explicar sobre investimentos, até mesmo para homenagear as festas juninas, uma campanha muito bem bolada que caio no gosto popular. O que eu não esperava ver era que o banco fizesse uma campanha para mim! Sim, eles fizeram uma campanha específica para mim, pois ao ver a propaganda no intervalo comercial, como um amante do esporte, eu senti que aquela campanha falava comigo. Fiquei profundamente emocionado, querendo abrir uma conta no Itaú naquele exato momento, mas como moro em uma pequena cidade do interior, não pude fazer isso, pois não temos agência do Itaú por aqui. Esse é apenas um detalhe, a pergunta que faço a vocês é a seguinte: Quanto custou essa campanha? Eu posso me arriscar a responder. Adaptar a música para a realidade do tênis, gravá-la e animar os emoticons. Perto de uma produção publicitária isso é custo ZERO! Então ficou uma pergunta na minha cabeça. O que vale mais, investir todas as nossas forças em uma megaprodução ou tentar conversar em particular com as pessoas, como o Itaú parece ter feito comigo domingo à noite? Depois de ter sentido a sensação de que a TV estava falando comigo, eu deixo a minha opinião. Vale a pena tentarmos conversar em particular com cada um dos nossos clientes, e o Itaú, o maior banco privado do país, nos mostrou que nem sempre é necessária uma verba estratosférica para que se posso realizar boas campanhas, mas sim, que é preciso uma boa dose de sensibilidade para atingir o coração das pessoas.
A partir do exemplo apresentado na contextualização da questão e da figura que corrobora tal perspectiva, cite qual segmentação o Banco Itaú empregou e a conceitue:
R: Segmentação por Comportamento de Consumo: Segmentação com base em grupos que reagem a diferentes fatores de Marketing (produto, preço, distribuição, promoção), apresentando comportamentos de consumo diferentes. Cada grupo de consumidores valoriza diferentemente as ações feitas em relação às variáveis de Marketing. É assim que muitas pessoas são afetadas por promoções de preço enquanto que outras compram produtos mesmo que a concorrência ofereça promoções. Da mesma forma há grupos que reagem de forma diferente à propaganda, na qual esta tem um poder maior de resultados. Se uma empresa souber que um grupo identificável de consumidores reage diferentemente a estas variáveis, pode direcionar seus esforços de forma adequada a cada um dos segmentos. Mais propaganda
para uns, mais promoções de preço para outros, por exemplo
Encontrar um diferencial competitivo em meio ao mundo de mesmices e se destacar frente à concorrência são o desafio diário que empresas de todos os tamanhos e segmentos enfrentam. A alta competitividade, propostas de valor semelhantes, estratégias de marketing que parecem ter sido copiadas entre concorrentes, torna m a tarefa de encontrar um diferencial competitivo cada vez mais difícil, e às vezes sem encontra r formas de se destacar as empresas acabam caindo na mesma
“solução”: abaixar os preços. Hoje vemos empresas se destacando das outras sem precisar abaixar os preços. São empresas que entregam valor elevado, propiciam uma ótima experiência e com isso conquista clientes leais e engajados, muitos deles se tornando verdadeiros defensores de suas marcas. Esses defensores de marca são clientes que gostam e se identificam com a empresa e estão dispostos a ajudála. Mas você pode estar se perguntando que muitas empresas têm defensores de marca. Realmente, somente ter defensores pode não ser um grande diferencial , mas como a empresa os utiliza ao seu favor, com certeza é. Saber quem são esses defensores, trazêlos para próximo da empresa e mobilizálos para que colaborem, fará a empresa se destacar. Com um relacionamento próximo desses defensores as marcas conseguem incentiválos a indicar os produtos para amigos, para que escrevam reviews positivos, criem depoimentos, compartilhem suas experiências em redes sociais, entre outras ações que fortalecem sua marca e agregam credibilidade. Em um mercado em que as empresas são muito similares, as estratégias de marketing parecem ser todas iguais, ter pessoas recomendando seus produtos, avaliando positivamente em sites especializados, falando bem dele nas redes sociais, pode ser o diferencial entre conquistar um novo cliente ou não.
A partir do que se apresenta sobre a importância de defensores para a criação de marcas fortes e proeminentes no mercado atual, aponte e descreva os quatro passos necessários para a criação de uma marca forte.
R: Introduzir um produto de qualidade no mercado: pode parecer óbvio, mas é extremamente importante introduzir um produto no mercado, que tenha uma resposta positiva dos consumidores. Isso pode ser conquistado com testes de qualidade e atenção aos prazos. Minha experiência profissional diz que o prazo é o elemento fundamental para gerar conforto e confiança ao consumidor. Acompanhar tendências e concorrentes: uma marca forte precisa ter a capacidade de se adaptar as mudanças no mercado. Para que isso aconteça, as empresas devem acompanhar as tendências do seu segmento e estudar o que os concorrentes andam fazendo. Manter a imagem da marca consistente: é importante proporcionar experiências positivas aos consumidores. Fique atento ao suporte e mantenha a comunicação clara e eficiente. Fique atento as repostas dos clientes: para potencializar o poder da sua marca, é necessário que as empresas analisem o feedback dado pelos clientes
Existe vários tipos de marca que vão desde as marcas nominais até as marcas mistas, onde elas devem ser constituídas com base no que a empresa espera comunicar e como os clientes serão conectados e ela. Kotler e Keller 2006 afirmam que existem seis critérios na escolha nos elementos da marca, sendo eles: memorável, significativo, desejável, transferível, adaptável e protegido.
Faça um texto apresentando quais são os questionamentos que devem ser feitos no
momento da escolha dos elementos de marca memorial e desejável.
R: Memorável – A facilidade com que o elemento da marca pode ser lembrado ou reconhecido, tanto na compra como no consumo, são fatores a ter em linha de conta. Ex: Hp, LG, TAM, Ypê, Sony, Itaú, Sky, Oi, Tim, etc.
Desejável – É importante também, que o elemento da marca seja esteticamente cativante. Deve ser por si só desejável visualmente, oralmente e noutros aspectos. Ex: sabão Brilhante, chocolate Garoto, presunto Sadia, etc.
House of Cards é uma daquelas séries em que a aprovação é praticamente unânime. E pra corresponder às expectativas dopúblico, o pessoal da Netflix Brasil preparou uma campanha absolutamente sensacional para promover a 4ª temporada da série, que estreou no último dia 4. Uma das maiores sacadas do pessoal do Netflix foi a decisão de fazer as duas principais publicações políticas do país publicarem simultaneamente um anúncio com a capa de suas edições abordando a vida pública do protagonista Frank Underwood (Kevin Spacey). Ao mesmo tempo Veja Carta Capital publicaram um anúncio de capas fictícias de suas publicações. Cada uma a seu modo de enxergar a personalidade do candidato a presidente na série. E tudo muito condizente com a visão política das revistas na vida real. Enquanto a Veja exaltou o que o Underwood poderia ensinar ao Brasil, a Carta Capital optou por questiona r a conduta do personagem.
A partir do que se apresenta na campanha da série americana House of Cards no Brasil e dos conteúd os presentes nas aulas e no livro base da disciplina, explique o conceito de marketing apresentados por Kotler (1998) o u pela American Marketing Association (AMA, 2008).
R:O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administraçãodo relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado (Kotler, 1998) (Capítulo 01, p. 17). Marketing – atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse valor benéfico não apenas para o cliente específico e para a organização, como também para a sociedade e seus processos de sustentabilidade (AMA, 2008) (Capítulo 01, p. 19).
O novo jeito de ouvir canções, pela internet e sem baixar arquivos, criou um novo filão para a indústria da música e produziu tantas opções que podem deixar o fã confuso. Entre a chegada do Rdio ao Brasil, em 2011, até a estreia do Apple Music, em julho deste ano, o streaming de música foi movido por serviços de todo tipo. O mercado musical virou um campo de batalha pela renda do streaming no Brasil e no mundo. Os serviços de música online crescem e revitalizam uma indústria antes decadente. Mas a nova fonte de renda gera cobiça e controvérsia. Músicos se dizem mal pagos nos repasses. Empresas dizem que o mercado ainda precisa crescer. Intermediários, como gravadoras e editoras, também entram na disputa
A existência de streamings de música reflete a evolução tecnológica pela qual o mercado vem passando ao longo dos anos. A respeito de tal perspectiva, dentro do ambiente de marketing, os avanços tecnológicos fazem referência a qual dos ambientes? Cite tal ambiente e o conceitue.
R:Macroambiente: são elementos mais amplos e distantes da organização
Olha, o Bradesco está de parabéns! Eu (redator aqui da NETbureau) já tive uma boa experiência com o atendimento do Bradesco no Twitter – que me ajudou a transformar meu iPhone num Token para acessar minha conta online -, onde, com enorme rapidez, pediram meu telefone e me ajudaram diretamente! Dessa vez, um cliente resolveu escrever um poema e esperar a resposta do banco. O que eles fizeram? Responderam com outro poema. Vale apena pra se inspirar!
A partir do exemplo apresentado, destaque ao menos três ações de marketing voltadas ao relacionamento com o cliente que podem fortalecer a lealdade do mesmo para com a empresa.
R: Ações de marketing voltadas para o relacionamento como clubes de recompensas, oferta de serviços
adicionais, gestão da experiência de compra e consumo, comunidades de marca e comunicação personalizada têm sido utilizadas com o intuito de gerar lealdade .
O plano de marketing nada mais é do que o instrumento onde se transcreve todas as análises oriundas das abordagens micro e macroambiental, assim como o que a empresa deseja obter de resultados através das estratégias nele exposto. Sua elaboração se divide em três etapas.
Elabore um texto demonstrando o que deve ser realizado em cada uma dessas etapas.
R: O plano de marketing se divide em três etapas, sendo que a primeira é aquela oriunda do planejamento da empresa que se baseia na análise ambiental (micro e macroambiental), na definição do público -alvo, no posicionamento de mercado, nas propriedades e definições de marca, nas fixações dos objetivos e metas e, por fim, nas estratégias de marketing. A segunda etapa se dedica a 
implementação do plano e a terceira etapa é onde se define as formas de avaliações do plano e o seu controle.
O Uber é um aplicativo para dispositivos móveis que coloca os usuários em contato direto com os automóveis de passageiros com condutor. A pedra fundamental deste serviço de táxi? A geolocalização dos nossos celulares. Grande inimigo dos táxis tradicionais, o Uber incomoda porque a empresa da Califórnia não segue as regras administrativas e comerciais tradicionais deste mercado. A empresa Uber anteriormente UberCab nasceu no coração de Silicon Valley, São Francisco. A ideia por trás deste aplicativo? Fornecer aos usuários veículos de passageiros com condutor a preços acessíveis. Para simplificar, a reserva é feita diretamente no celular usando a geolocalização. Como muitos serviços online, o Uber depende muito do sentimento de pertenci mento a uma comunidade. Para atingir seus objetivos, o aplicativo oferece aos seus clientes um serviço de alta qualidade. A empresa exige, por exemplo, que seja disponibilizada água aos clientes em todos os carros.
Dependendo do serviço selecionado, os motoristas podem também fornecer bebidas energéticas, doces, etc. No Uber, a comunidade é a rainha. Isso é importante para construir um relacionamento com os clientes, motoristas e os pais. O serviço levanta uma série de críticas por várias razões. A primeira: o Uber exerce uma concorrência desleal com os táxis tradicionais. Para circular, o serviço de carona não precisa das mesmas licenças que os táxis. Alguns taxistas consideram esta diferença no regulamento ilegal, e com razão. Estes famosos certificados às vezes podem atingir somas astronômicas, até centenas de milhares de dólares em algumas cidades. Segunda fonte de preocupação: a formação reduzida dos condutores. Muitas vezes criticado, o treinamento oferecido é insuficiente e pode ser a causa de acidentes recentes que envolvem os veículos do Uber. Finalmente, a terceira crítica envolve O que caracteriza o marketing de guerrilha são aspectos como: estratégias inusitadas – elas fogem do tradicional e fazer com que você não perceba que se trata de um fato publicitário; as atividades normalmente são feitas na rua; baixo investimento e alto impacto; propõese a gerar mídia espontânea e publicidade. ? 18/02/2017 Banco de Questões AVA UNIVIRTUS http://univirtus277877701.saeast1.elb.amazonaws.com/ava/web/#/ava/questao/ 8/31 Cód. 42 diretamente o UberPOP, um dos novos serviços do Uber. Na verdade, é um conc orrente direto de sites de carona solidária tradicionais como BlaBlaCar (Android, iPhone e Online,) com uma diferença: em muitos países, a carona solidária só é permitida se for feita de forma sem fins lucrativos. No entanto, os motoristas filiados do UberPOP pedem um valor para enfrentar as despesas. Em algumas cidades, como Bruxelas, a justiça já decidiu.
Como observado na contextualização da questão o Uber se apresenta como uma concorrência aos taxistas presentes nas grandes cidades. Nesse sentido, aponte os pontos relevantes para a análise da concorrência.
R: avaliar os objetivos atuais e futuros da concorrência; avaliar as estratégias atuais da concorrência; avaliar o perfil de recursos da concorrência e prever as estratégias da concorrência
Quando uma empresa decide por segmentar seu mercado, ela o faz por ter consciência que assim pode atender de melhor forma o seu cliente mercado, tornar eficiente sua distribuição e utilizar da melhor forma o conhecimento sobre os papéis de decisão de compra. Dessa forma, a empresa faz uma análise de como irá abordar o mercado, levando em conta as variáveis de segmentação de mercado, dentre elas a psicográfica e a por beneficio.
Faça um texto discriminando as variáveis psicográficas e por beneficio, e cite exemplos.
R: Aqui os compradores são dividi do s em diferentes grupos, com base no estilo de vida , na personalidade e na classe social deles. 
Exemplos: A classe social exerce forte influência sobre a preferências das pessoas; 
Os bens que as pessoa s consomem expressam seu estilo de vida; A personalidade das marcas corresponde à personalidade da s pessoas
Quando uma empresa decide por segmentar seu mercado, ela o faz por ter consciência que assim pode atender de melhor forma ao seu cliente e adequar a sua realidade a demanda de mercado, tornar eficiente sua destruição e utilizar da melhor forma o conhecimento sobre os papeis e decisão de compras. Desta forma, a empresa faz uma analise de como ira abordar o mercado, levando em conta as variáveis de segmentação de mercado.
Faça um texto discriminando as variáveis psicográficas e por benefícios, e cite exemplos.
R: Aqui os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalida de e na classe social deles.
A classe social exerce forte influência sobre a preferência das pessoas. Os bens que as pessoas consomem expressam seu estilo de vida.
A personalidade das marcas correspondeà personalidade das pessoas.
Quando uma empresa decide por segmentar seu mercado, ela o faz por ter consciência que assim pode atender de melhor forma ao seu cliente e adequar a sua realidade a demanda de mercado, tornar eficiente sua destruição e utilizar da melhor forma o conhecimento sobre os papeis e decisão de compras. Desta forma, a empresa faz uma análise de como ira abordar o mercado, levando em conta as variáveis de segmentação de mercado entre elas a geográfica e demográfica.
Faça uma discriminando, sucintamente, as variáveis geográficas e demográficas
R: Segmentação geográfica: É aquela que propõe dividir o mercado em unidades geográficas diferentes. A empresa pode operar em uma, algumas ou todas as regiões, mas sempre observando as diferenças de cada uma delas. Operando de maneira distinta.
Segmentação demográfica: É dividir o mercado baseado em idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça e nacionalidade.
Este tipo de segmentação é o mais comum em razão das preferências e taxas de uso de um produto estarem associadas às variáveis demográficas. Outra razão é que as variáveis demográficas são mais fáceis de serem identificadas e mensuradas.
Quando se trata de marca, não podemos esquecer da sua imagem perante o mercado, principalmente no mercado consumidor. Assis Cardoso e Serralvo (2012. P 182), afirmam que o processo da construção de uma marca faz parte de uma estratégia de marketing de longe prazo que acarretará a organização ser detentora de uma sólida, valiosa e de sucesso.
Assis, envange leias CARDOSO, Onesmo Oliveira SERRALVO, Francisco Antônio. O processo de construção de uma marca forte que se popularizou o caso consul. Organizações em contexto, São Bernardo do campo, v. 8, n. 15 jan/jun 2012
Descreva a diferença entre identidade e imagem da marca.
R: A identidade de marca é o correspondente a sua personalidade. Ela diz respeito a quem a empresa é, quais são os seus valores e a sua missão, e como seu empreendedor deseja que ela seja percebida dentro do mercado.
Já a imagem corresponde a como os diversos públicos enxergam essa mesma marca. Ela nem sempre corresponde à identidade e dificilmente será única e homogênea para todas as pessoas.

Continue navegando