Logo Passei Direto
Buscar

AF Introdução à Engenharia (DISCIPLINA UNINASSAU)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De um modo geral, o bom profissional é aquele que conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional está cumprindo sua função na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos, defendendo e valorizando sua profissão, não praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exercício profissional, tornando-se ________ de sua profissão.
De acordo com o texto A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL qual a palavra que melhor completa do texto?
1. Administradores
2. Representantes
3. Fiscais
4. Executores
5. Divulgadores

A engenharia é uma profissão coletiva, que exige bastante interação social e trabalho em equipe. Os resultados do trabalho do engenheiro, independentemente de sua especializa¬ção, também são compartilhados com toda a sociedade. Assim, torna-se fundamental que o engenheiro conheça as principais normas de interação que regerão seus relacionamentos com sua clientela, equipe e comunidade como um todo.
Sobre as normas de interação, especialmente a etiqueta, analise as afirmativas a seguir.
I.Podemos definir etiqueta como um conjunto de normas de conduta e comportamento que um indivíduo deve respeitar no convívio em sociedade.
II.A etiqueta não é uma exigência básica em todo ambiente social, seja em um almoço com colegas de trabalho ou uma entrevista de emprego.
III.No campo da engenharia, as normas de etiqueta envolvem principalmente uma atitude respeitosa em relação aos clientes, empregadores e equipe, assim como um comportamento profissional adequado.
1. Apenas a I.
2. I e IV
3. I e II
4. I e III
5. Apenas a III

Sobre o papel social do engenheiro, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Um iniciante no estudo da engenharia deve observar vários aspectos, sendo o primeiro deles a consciência do papel social que exercerá.
2. As aplicações da engenharia são variadíssimas e sempre foram fundamentais para nossa vida, tornando-a mais segura e confortável. Podemos dizer que a sociedade necessita do engenheiro, de sua capacidade para solucionar questões técnicas por meio de um raciocínio qualificado.
3. Em todas as atividades e áreas de consumo podemos encontrar conceitos e aplicações de engenharia, seja civil, mecânica, agronômica, elétrica, eletrônica, de pesca, de alimentos, florestal etc. Assim, o engenheiro, embora muitos não percebam, sempre participa ativamente dos mais variados processos da vida moderna.
4. No decorrer da história humana, podemos enxergar claramente a importância do engenheiro na evolução social. Basta observarmos os sistemas de comunicação, transporte, processamento, produção.
5. Uma das principais qualidades de um bom engenheiro é sua visão equivocada, pela qual ele consegue só visualizar a realidade econômica.

Sobre a História da engenharia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Com o passar do tempo, a palavra ingenium foi se associando aos responsáveis pela criação de engenhos (engenhos de moagem de trigo, depois adaptados à moagem da cana-de-açúcar no Brasil-Colônia).
2. A engenharia enquanto disciplina acadêmica vai surgir apenas no século XVIII, mantendo o seu caráter militar.
3. O conceito de engenharia sempre existiu nas sociedades humanas. Afinal, desde os tempos remotos os seres humanos têm criado máquinas e estruturas que visam ao bem-estar da humanidade. É só observarmos a Muralha da China, a Cidade Perdida de Machu Picchu, as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e etc.
4. As primeiras escolas de ensino superior em engenharia surgem na França e na Saxônia. Espanha e Portugal, não tardam em criar suas escolas também. E aí é que entra a engenharia no Brasil. Como colônia portuguesa e necessitando de defesa para o seu litoral, o Brasil começa a receber engenheiros estrangeiros para ensinar técnicas de fortificação e artilharia para os índios e escravos, formando a primeira turma de Engenharia do Brasil.
5. A palavra engenheiro data de cerca de 200 a.C., quando o autor cristão Tertuliano descreveu um ataque romano a Cartago em que foi empregado um aríete, ele descreveu como ingenium, uma invenção engenhosa. Mais tarde, por volta de 1200 d.C., a pessoa responsável pelo desenvolvimento de inovadores engenhos de guerra (aríetes, pontes flutuantes, torres de assalto, catapultas etc.) era conhecida como ingeniator (HOLTZAPPLE; REECE, 2006, p. 2).

Para entendermos bem o funcionamento da linguagem técnica, primeiro precisamos defini-la e diferenciá-la das demais formas de linguagem. Sobre esse tipo de linguagem, observe as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
1. Geralmente, cada área de atuação profissional possui um pró¬prio vocabulário, ou seja, seus termos e expressões particulares, e no campo da engenharia é totalmente diferente.
2. A linguagem técnica valoriza e explora os efeitos visuais e sonoros das palavras, numa composição harmônica, com o uso das mais variadas figuras de linguagem, visando expressar emoções e sentimentos.
3. A linguagem técnica não é uma linguagem científica.
4. Alguns exemplos da aplicação de linguagem técnica são: ebooks, livros de narrativas históricas e etc.
5. Sua principal função é normatizar o texto, ou seja, criar um padrão específico de modo que, ao redor do mundo, todos os leitores de uma mesma área de conhecimento consigam entender o conteúdo.

Praticamente todas as organizações profissionais possuem códigos de ética, elaborados por suas sociedades para orientar seus membros. Esses códigos têm a finalidade de servir como guia ético-comportamental para os engenheiros.
Assinale a alternativa que contempla recomendações éticas para a profissão de engenheiro.
1. Sinceridade e subjetividade;
2. Proteção da saúde, segurança e bem-estar sociais;
3. Atuação em todas as áreas além das de competência;
4. Aprendizagem contínua para melhorar as capacidades técnicas;
5. Participação em assuntos comunitários e cívicos;
6. Consciência ambiental;
7. Proteção à privacidade de clientes e empregadores;
8. Comportamento digno e decoroso;
9. Honestidade;
10. Aviso às autoridades sobre atividades ilegais, danosas ou perigosas;
11. Descompromisso com a provisão de trabalho árduo e íntegro;
12. Prevenção de conflitos de interesse.

Durante a elaboração de um projeto, torna-se necessário conhecer algumas informações. As informações gerais são aquelas de conhecimento tanto dos engenheiros quanto dos leigos no assunto, e as informações específicas são as referentes a assuntos técnicos pertinentes ao projeto em pauta.
Para um projeto, necessita-se de mais informações do que as contidas em livros, e que precisam ser coletadas. Tais informações encontram-se abaixo, exceto:
1. critérios
2. dados de entrada e saída.
3. conhecimento empírico
4. condicionantes de entrada e saída
5. volume de produção

É muito comum na escrita técnica ou nos trabalhos da faculdade utilizar números e equações, porém para representá-los é necessário utilizar-se de algumas regras.
Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para unidades de medida, o correto seria: A massa é de 5 g.
2. Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para Numerais ordinais iguais a 10 ou maiores, o correto seria: Quinze válvulas foram vendidas hoje.
3. A forma V = d/t é utilizada somente quando acompanhar o texto em linha.
4. Ao expressarmos números decimais menores que 1, é importante não esquecer o zero à esquerda. Por exemplo, 0,694.
5. Para descrever a representação numérica por extenso para Numerais ordinais abaixo de 10, o correto seria: Esta é a quinta vez que ele bateu com o carro.

A redação técnica é orientada pelos princípios básicos da clareza, da correção, da coerência, da objetividade e da ordenação lógica se e constitui, segundo Garcia (1985, pg. 386) de “toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, em preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”.
Sobre a redação técnica, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Não existe propriamente uma linguagem técnica, nem um modelo de redação pronto para ser utilizado. O que existe é um modo de utilização da língua que dará ao texto seu caráter técnico, adequado aos procedimentos exigidos pela engenharia.
2. A redação técnica deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade. Para que se atinjam essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
3. O texto claro é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. Mas o esforço de clareza não atende ao princípio da economia linguística, ou seja, à ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito.
4. Na redação técnica, deve-se utilizar da objetividade que consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor. Para ser objetivo, é necessário que se coloque uma ideia após a outra, hierarquizando as informações.
5. A correção gramatical consiste no respeito às normas e princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas. Na redação técnica, particularmente, devem ser evitados os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os barbarismos (emprego abusivo de palavras e expressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).

No campo da engenharia, encontramos as seguintes formas de comunicação escrita, EXCETO:
1. Crônicas e resenhas críticas (uso externo)
2. Propostas (pedidos de financiamento)
3. Memorandos (despachados dentro da empresa)
4. Cartas comerciais (despachadas para fora da empresa)
5. Artigos técnicos (publicados na literatura aberta)

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De um modo geral, o bom profissional é aquele que conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional está cumprindo sua função na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos, defendendo e valorizando sua profissão, não praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exercício profissional, tornando-se ________ de sua profissão.
De acordo com o texto A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL qual a palavra que melhor completa do texto?
1. Administradores
2. Representantes
3. Fiscais
4. Executores
5. Divulgadores

A engenharia é uma profissão coletiva, que exige bastante interação social e trabalho em equipe. Os resultados do trabalho do engenheiro, independentemente de sua especializa¬ção, também são compartilhados com toda a sociedade. Assim, torna-se fundamental que o engenheiro conheça as principais normas de interação que regerão seus relacionamentos com sua clientela, equipe e comunidade como um todo.
Sobre as normas de interação, especialmente a etiqueta, analise as afirmativas a seguir.
I.Podemos definir etiqueta como um conjunto de normas de conduta e comportamento que um indivíduo deve respeitar no convívio em sociedade.
II.A etiqueta não é uma exigência básica em todo ambiente social, seja em um almoço com colegas de trabalho ou uma entrevista de emprego.
III.No campo da engenharia, as normas de etiqueta envolvem principalmente uma atitude respeitosa em relação aos clientes, empregadores e equipe, assim como um comportamento profissional adequado.
1. Apenas a I.
2. I e IV
3. I e II
4. I e III
5. Apenas a III

Sobre o papel social do engenheiro, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Um iniciante no estudo da engenharia deve observar vários aspectos, sendo o primeiro deles a consciência do papel social que exercerá.
2. As aplicações da engenharia são variadíssimas e sempre foram fundamentais para nossa vida, tornando-a mais segura e confortável. Podemos dizer que a sociedade necessita do engenheiro, de sua capacidade para solucionar questões técnicas por meio de um raciocínio qualificado.
3. Em todas as atividades e áreas de consumo podemos encontrar conceitos e aplicações de engenharia, seja civil, mecânica, agronômica, elétrica, eletrônica, de pesca, de alimentos, florestal etc. Assim, o engenheiro, embora muitos não percebam, sempre participa ativamente dos mais variados processos da vida moderna.
4. No decorrer da história humana, podemos enxergar claramente a importância do engenheiro na evolução social. Basta observarmos os sistemas de comunicação, transporte, processamento, produção.
5. Uma das principais qualidades de um bom engenheiro é sua visão equivocada, pela qual ele consegue só visualizar a realidade econômica.

Sobre a História da engenharia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Com o passar do tempo, a palavra ingenium foi se associando aos responsáveis pela criação de engenhos (engenhos de moagem de trigo, depois adaptados à moagem da cana-de-açúcar no Brasil-Colônia).
2. A engenharia enquanto disciplina acadêmica vai surgir apenas no século XVIII, mantendo o seu caráter militar.
3. O conceito de engenharia sempre existiu nas sociedades humanas. Afinal, desde os tempos remotos os seres humanos têm criado máquinas e estruturas que visam ao bem-estar da humanidade. É só observarmos a Muralha da China, a Cidade Perdida de Machu Picchu, as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e etc.
4. As primeiras escolas de ensino superior em engenharia surgem na França e na Saxônia. Espanha e Portugal, não tardam em criar suas escolas também. E aí é que entra a engenharia no Brasil. Como colônia portuguesa e necessitando de defesa para o seu litoral, o Brasil começa a receber engenheiros estrangeiros para ensinar técnicas de fortificação e artilharia para os índios e escravos, formando a primeira turma de Engenharia do Brasil.
5. A palavra engenheiro data de cerca de 200 a.C., quando o autor cristão Tertuliano descreveu um ataque romano a Cartago em que foi empregado um aríete, ele descreveu como ingenium, uma invenção engenhosa. Mais tarde, por volta de 1200 d.C., a pessoa responsável pelo desenvolvimento de inovadores engenhos de guerra (aríetes, pontes flutuantes, torres de assalto, catapultas etc.) era conhecida como ingeniator (HOLTZAPPLE; REECE, 2006, p. 2).

Para entendermos bem o funcionamento da linguagem técnica, primeiro precisamos defini-la e diferenciá-la das demais formas de linguagem. Sobre esse tipo de linguagem, observe as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
1. Geralmente, cada área de atuação profissional possui um pró¬prio vocabulário, ou seja, seus termos e expressões particulares, e no campo da engenharia é totalmente diferente.
2. A linguagem técnica valoriza e explora os efeitos visuais e sonoros das palavras, numa composição harmônica, com o uso das mais variadas figuras de linguagem, visando expressar emoções e sentimentos.
3. A linguagem técnica não é uma linguagem científica.
4. Alguns exemplos da aplicação de linguagem técnica são: ebooks, livros de narrativas históricas e etc.
5. Sua principal função é normatizar o texto, ou seja, criar um padrão específico de modo que, ao redor do mundo, todos os leitores de uma mesma área de conhecimento consigam entender o conteúdo.

Praticamente todas as organizações profissionais possuem códigos de ética, elaborados por suas sociedades para orientar seus membros. Esses códigos têm a finalidade de servir como guia ético-comportamental para os engenheiros.
Assinale a alternativa que contempla recomendações éticas para a profissão de engenheiro.
1. Sinceridade e subjetividade;
2. Proteção da saúde, segurança e bem-estar sociais;
3. Atuação em todas as áreas além das de competência;
4. Aprendizagem contínua para melhorar as capacidades técnicas;
5. Participação em assuntos comunitários e cívicos;
6. Consciência ambiental;
7. Proteção à privacidade de clientes e empregadores;
8. Comportamento digno e decoroso;
9. Honestidade;
10. Aviso às autoridades sobre atividades ilegais, danosas ou perigosas;
11. Descompromisso com a provisão de trabalho árduo e íntegro;
12. Prevenção de conflitos de interesse.

Durante a elaboração de um projeto, torna-se necessário conhecer algumas informações. As informações gerais são aquelas de conhecimento tanto dos engenheiros quanto dos leigos no assunto, e as informações específicas são as referentes a assuntos técnicos pertinentes ao projeto em pauta.
Para um projeto, necessita-se de mais informações do que as contidas em livros, e que precisam ser coletadas. Tais informações encontram-se abaixo, exceto:
1. critérios
2. dados de entrada e saída.
3. conhecimento empírico
4. condicionantes de entrada e saída
5. volume de produção

É muito comum na escrita técnica ou nos trabalhos da faculdade utilizar números e equações, porém para representá-los é necessário utilizar-se de algumas regras.
Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para unidades de medida, o correto seria: A massa é de 5 g.
2. Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para Numerais ordinais iguais a 10 ou maiores, o correto seria: Quinze válvulas foram vendidas hoje.
3. A forma V = d/t é utilizada somente quando acompanhar o texto em linha.
4. Ao expressarmos números decimais menores que 1, é importante não esquecer o zero à esquerda. Por exemplo, 0,694.
5. Para descrever a representação numérica por extenso para Numerais ordinais abaixo de 10, o correto seria: Esta é a quinta vez que ele bateu com o carro.

A redação técnica é orientada pelos princípios básicos da clareza, da correção, da coerência, da objetividade e da ordenação lógica se e constitui, segundo Garcia (1985, pg. 386) de “toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, em preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”.
Sobre a redação técnica, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
1. Não existe propriamente uma linguagem técnica, nem um modelo de redação pronto para ser utilizado. O que existe é um modo de utilização da língua que dará ao texto seu caráter técnico, adequado aos procedimentos exigidos pela engenharia.
2. A redação técnica deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade. Para que se atinjam essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
3. O texto claro é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. Mas o esforço de clareza não atende ao princípio da economia linguística, ou seja, à ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito.
4. Na redação técnica, deve-se utilizar da objetividade que consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor. Para ser objetivo, é necessário que se coloque uma ideia após a outra, hierarquizando as informações.
5. A correção gramatical consiste no respeito às normas e princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas. Na redação técnica, particularmente, devem ser evitados os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os barbarismos (emprego abusivo de palavras e expressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).

No campo da engenharia, encontramos as seguintes formas de comunicação escrita, EXCETO:
1. Crônicas e resenhas críticas (uso externo)
2. Propostas (pedidos de financiamento)
3. Memorandos (despachados dentro da empresa)
4. Cartas comerciais (despachadas para fora da empresa)
5. Artigos técnicos (publicados na literatura aberta)

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
De um modo geral, o bom profissional é aquele que conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional está cumprindo sua função na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos, defendendo e valorizando sua profissão, não praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exercício profissional, tornando-se ________ de sua profissão.  
De acordo com o texto A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL qual a palavra que melhor completa do texto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Administradores
2. 
Representantes
3. 
Fiscais
Resposta correta
4. 
Executores
5. 
Divulgadores
2. Pergunta 2
/1
A engenharia é uma profissão coletiva, que exige bastante interação social e trabalho em equipe. Os resultados do trabalho do engenheiro, independentemente de sua especializa¬ção, também são compartilhados com toda a sociedade. Assim, torna-se fundamental que o engenheiro conheça as principais normas de interação que regerão seus relacionamentos com sua clientela, equipe e comunidade como um todo. Sobre as normas de interação, especialmente a etiqueta, analise as afirmativas a seguir.
I.Podemos definir etiqueta como um conjunto de normas de conduta e comportamento que um indivíduo deve respeitar no convívio em sociedade.
II.A etiqueta não é uma exigência básica em todo ambiente social, seja em um almoço com colegas de trabalho ou uma entrevista de emprego.
III.No campo da engenharia, as normas de etiqueta envolvem principalmente uma atitude respeitosa em relação aos clientes, empregadores e equipe, assim como um comportamento profissional adequado.
Está(ão) correta(s):
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a I.
2. 
I e IV
3. 
I e II
4. 
I e III
Resposta correta
5. 
Apenas a III
3. Pergunta 3
/1
Sobre o papel social do engenheiro, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Um iniciante no estudo da engenharia deve observar vários aspectos, sendo o primeiro deles a consciência do papel social que exercerá
2. 
As aplicações da engenharia são variadíssimas e sempre foram fundamentais para nossa vida, tornando-a mais segura e confortável. Podemos dizer que a sociedade necessita do engenheiro, de sua capacidade para solucionar questões técnicas por meio de um raciocínio qualificado.
3. 
Em todas as atividades e áreas de consumo podemos encontrar conceitos e aplicações de engenharia, seja civil, mecânica, agronômica, elétrica, eletrônica, de pesca, de alimentos, florestal etc. Assim, o engenheiro, embora muitos não percebam, sempre participa ativamente dos mais variados processos da vida moderna.
4. 
No decorrer da história humana, podemos enxergar claramente a importância do engenheiro na evolução social. Basta observarmos os sistemas de comunicação, transporte, processamento, produção.
5. 
Uma das principais qualidades de um bom engenheiro é sua visão equivocada, pela qual ele consegue só visualizar a realidade econômica
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
Sobre a História da engenharia, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Com o passar do tempo, a palavra ingenium foi se associando aos responsáveis pela criação de engenhos (engenhos de moagem de trigo, depois adaptados à moagem da cana-de-açúcar no Brasil-Colônia). 
2. 
A engenharia enquanto disciplina acadêmica vai surgir apenas no século XVIII, mantendo o seu caráter militar.
3. 
O conceito de engenharia sempre existiu nas sociedades humanas. Afinal, desde os tempos remotos os seres humanos têm criado máquinas e estruturas que visam ao bem-estar da humanidade. É só observarmos a Muralha da China, a Cidade Perdida de Machu Picchu, as Pirâmides do Egito, o Coliseu de Roma e etc.
4. 
As primeiras escolas de ensino superior em engenharia surgem na França e na Saxônia. Espanha e Portugal, não tardam em criar suas escolas também. E aí é que entra a engenharia no Brasil. Como colônia portuguesa e necessitando de defesa para o seu litoral, o Brasil começa a receber engenheiros estrangeiros para ensinar técnicas de fortificação e artilharia para os índios e escravos, formando a primeira turma de Engenharia do Brasil.
Resposta correta
5. 
A palavra engenheiro data de cerca de 200 a.C., quando o autor cristão Tertuliano descreveu um ataque romano a Cartago em que foi empregado um aríete, ele descreveu como ingenium, uma invenção engenhosa. Mais tarde, por volta de 1200 d.C., a pessoa responsável pelo desenvolvimento de inovadores engenhos de guerra (aríetes, pontes flutuantes, torres de assalto, catapultas etc.) era conhecida como ingeniator (HOLTZAPPLE; REECE, 2006, p. 2).
5. Pergunta 5
/1
Para entendermos bem o funcionamento da linguagem técnica, primeiro precisamos defini-la e diferenciá-la das demais formas de linguagem. Sobre esse tipo de linguagem, observe as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Geralmente, cada área de atuação profissional possui um pró¬prio vocabulário, ou seja, seus termos e expressões particulares, e no campo da engenharia é totalmente diferente.
2. 
A linguagem técnica valoriza e explora os efeitos visuais e sonoros das palavras, numa composição harmônica, com o uso das mais variadas figuras de linguagem, visando expressar emoções e sentimentos
3. 
A linguagem técnica não é uma linguagem científica.
4. 
Alguns exemplos da aplicação de linguagem técnica são: ebooks, livros de narrativas históricas e etc. 
5. 
Sua principal função é normatizar o texto, ou seja, criar um padrão específico de modo que, ao redor do mundo, todos os leitores de uma mesma área de conhecimento consigam entender o conteúdo.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Praticamente todas as organizações profissionais possuem códigos de ética, elaborados por suas sociedades para orientar seus membros. Esses códigos têm a finalidade de servir como guia ético-comportamental para os engenheiros. Assinale a alternativa que contempla recomendações éticas para a profissão de engenheiro.
1.Sinceridade e subjetividade; 
2.Proteção da saúde, segurança e bem-estar sociais; 
3.Atuação em todas as áreas além das de competência; 
4.Aprendizagem contínua para melhorar as capacidades técnicas;
5.Participação em assuntos comunitários e cívicos; 
6.Consciência ambiental; 
7.Proteção à privacidade de clientes e empregadores; 
8.Comportamento digno e decoroso; 
9.Honestidade; 
10.Aviso às autoridades sobre atividades ilegais, danosas ou perigosas; 
11.Descompromisso com a provisão de trabalho árduo e íntegro; 
12.Prevenção de conflitos de interesse.
Ocultar opções de resposta 
1. 
1,3,5,7,9,11 e 12.
2. 
2,4,6,8,10 e 12.
3. 
2,4,5,6,7,8,9,10 e 12.
Resposta correta
4. 
1,3,4,6,7,8,9 e 11.
5. 
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11.
7. Pergunta 7
/1
Durante a elaboração de um projeto, torna-se necessário conhecer algumas informações. As informações gerais são aquelas de conhecimento tanto dos engenheiros quanto dos leigos no assunto, e as informações específicas são as referentes a assuntos técnicos pertinentes ao projeto em pauta. Para um projeto, necessita-se de mais informações do que as contidas em livros, e que precisam ser coletadas. Tais informações encontram-se abaixo, exceto:
Ocultar opções de resposta 
1. 
critérios
2. 
dados de entrada e saída.
3. 
conhecimento empírico
Resposta correta
4. 
condicionantes de entrada e saída
5. 
volume de produção
8. Pergunta 8
/1
É muito comum na escrita técnica ou nos trabalhos da faculdade utilizar números e equações, porém para representá-los é necessário utilizar-se de algumas regras. Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para unidades de medida, o correto seria: A massa é de 5 g.
2. 
Para descrever a representação numérica por algarismos arábicos para Numerais ordinais iguais a 10 ou maiores, o correto seria: Quinze válvulas foram vendidas hoje.
Resposta correta
3. 
A forma V = d/t é utilizada somentequando acompanhar o texto em linha.
4. 
Ao expressarmos números decimais menores que 1, é importante não esquecer o zero à esquerda. Por exemplo, 0,694.
5. 
Para descrever a representação numérica por extenso para Numerais ordinais abaixo de 10, o correto seria: Esta é a quinta vez que ele bateu com o carro.
9. Pergunta 9
/1
A redação técnica é orientada pelos princípios básicos da clareza, da correção, da coerência, da objetividade e da ordenação lógica se e constitui, segundo Garcia (1985, pg. 386) de “toda composição que deixe em segundo plano o feitio artístico da frase, em preocupando-se de preferência com a objetividade, a eficácia e a exatidão da comunicação”. Sobre a redação técnica, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Não existe propriamente uma linguagem técnica, nem um modelo de redação pronto para ser utilizado. O que existe é um modo de utilização da língua que dará ao texto seu caráter técnico, adequado aos procedimentos exigidos pela engenharia.
2. 
A redação técnica deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade. Para que se atinjam essas características, as comunicações oficiais devem permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
3. 
O texto claro é aquele que transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras. Mas o esforço de clareza não atende ao princípio da economia linguística, ou seja, à ausência de palavras supérfluas, redundâncias, passagens que nada acrescentam ao que já foi dito.
Resposta correta
4. 
Na redação técnica, deve-se utilizar da objetividade que consiste no uso de termos adequados para que o pensamento seja expresso e entendido imediatamente pelo receptor. Para ser objetivo, é necessário que se coloque uma ideia após a outra, hierarquizando as informações.
5. 
A correção gramatical consiste no respeito às normas e princípios do idioma e às regras gramaticais e ortográficas. Na redação técnica, particularmente, devem ser evitados os solecismos (erros de sintaxe), as deformações (erros na forma das palavras), os cruzamentos (troca de palavras parecidas), os barbarismos (emprego abusivo de palavras e expressões estrangeiras), os arcaísmos (emprego de palavras e expressões antiquadas) e os neologismos (palavras novas, cujo sentido é ainda instável).
10. Pergunta 10
/1
No campo da engenharia, encontramos as seguintes formas de comunicação escrita, EXCETO: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Crônicas e resenhas críticas (uso externo)
Resposta correta
2. 
Propostas (pedidos de financiamento)
3. 
Memorandos (despachados dentro da empresa)
4. 
Cartas comerciais (despachadas para fora da empresa)
5. 
Artigos técnicos (publicados na literatura aberta)

Mais conteúdos dessa disciplina