Buscar

AD1 - 2021 2 Educacao e trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância - ADX 1 – 2021.2 Disciplina: Educação e Trabalho
Coordenadora(o): Prof. Dr. Carlos Soares Barbosa
Nota: 10
Questão 1 (3 pontos)
No decorrer da História, os grupos humanos instituíram diferentes modos de organizar a produção e a sociedade, tendo o trabalho como elemento central. Das comunidades primitivas ao atual modo de produção capitalista, o trabalho adquiriu distintos formatos. Com base Saviani (2005), disserte sobre o conceito de trabalho, demonstrando a forma que adquire na sociedade capitalista.
Trabalho se refere a transformação da natureza pelo homem, essencialmente realizada por este uma vez que é dotado de racionalidade e intuito de execução. Saviani(2007) demonstra que a existência humana não é dádiva divina ou natural, ou seja, por não ser garantida pela natureza é um processo de transformação. 
O trabalho envolve contextos históricos e sociais para manutenção da existência humana e ao longo dos séculos passou por diversas adaptações, tais como as ferramentas utilizadas e as formas de trabalho. Inicialmente nas comunidades primitivas prevalecia a coletividade da produção de sua existência e educação mútua e de suas gerações, já na Idade Média o trabalho era baseado na servidão(servos), enquanto que a Antiguidade prevalecia o trabalho escravo, ou ainda o modo de produção moderno assalariado na fase do capitalismo.
 Questão 2 (3 pontos)
No texto de Saviani (2005) é possível perceber o surgimento da sociedade de classes e as consequências produzidas a partir de então. Com base no referido autor, indique algumas consequências produzidas pela sociedade de classes, inclusive na educação, e explique como essas consequências se configuram na atual sociedade brasileira.
Ocorre a apropriação privada da terra que dividiu o trabalho nas comunidades primitivas que gerou duas classes principais: a de proprietários e a de não proprietários. No entanto, toda essa configuração ocorrida durante as fases do capitalismo ocasionou perdas ao trabalhador, no caso o não proprietário que afetou não somente o seu meio de produção mas o conhecimento do processo, e considerando que toda a execução de tarefas é destinada a aumentar o patrimônio do proprietário o desequilíbrio ocorre.
No plano educacional também ocorreu divisões de acordo com as classes dos proprietários e não proprietários, ou seja, um ensino para quem tem poder sobre a propriedade e outro para quem vende sua força para trabalhar na propriedade, com níveis distintos, observando-se assim sinais de desigualdade social.
Na sociedade atual poderíamos ilustrar o ensino público e o ensino particular, não destacando detalhes qualitativos, porém apenas uma parcela da população(inferior ao total) possui recursos para manter seus filhos em unidades de educação particular. Mesmo com programas de incentivo como bolsas de estudos e financiamentos ainda é um sistema que não alcança a todos os níveis escolares e nem a toda população.
 Questão 3 (4 pontos)
Considerando que uma das funções da educação capitalista é transmitir para as gerações futuras os valores e ideias que garantam a manutenção do sistema capitalista, Gramsci defende um outro modelo de escola a ser oferecido para as classes trabalhadoras. De acordo com os textos estudados, qual a escola defendida por Gramsci? Como deve ser organizado este modelo educacional?
Gramsci defendia o modelo de escola unitária, o acervo de referência se baseia em conhecimentos de linguagem escrita e matemática, ciências naturais e ciências sociais. 
A base do ensino fundamental é princípio educativo do trabalho. No ensino médio trabalho e educação deverá ser amplamente e diretamente tratado de forma prática, de forma a direcionar para processo em sociedade. A educação superior organiza e orienta a vida cultural, assim formarão críticos e debatedores de soluções para as questões sociais. Uma vez concluída sua formação comum há duas possibilidades: se vincular a uma ocupação profissional ou especialização universitária.
Há proposta de unir trabalhadores e universitários, com a finalidade de vincular produção intelectual e material.

Outros materiais