Buscar

Edward Bradford Titchener

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Edward Bradford Titchener (1867-1927) foi um psicólogo estruturalista britânico. Estudou em Leipzig, Alemanha com o mestre Wundt. Voltou para o Reino Unido e tentou divulgar a nova psicologia, mas esta não foi aceita pelos demais filósofos da época. Isso o levou aos Estados Unidos onde alunos de todo o país vinham ouvir e estudar sua nova psicologia. 
Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor, um discípulo obediente. Mas como ser criativo ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo. Afirmou então que o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt. Entretanto, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia. Segundo Titchener, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura. 
Assim: Titchener modificou o método introspectivo de Wundt, designando o método de: introspecção qualitativa. Esse método consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente após submetidos a um dado estímulo.  De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é a experiência consciente. 
 O objeto de estudo é assim a experiência dependente das pessoas que passam por ela. Exemplo: a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos. Como os físicos estudam? Eles veem esses fenômenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos. Esses fenômenos não necessitam que as pessoas passem pela experiência. Tais fenômenos são considerados como independentes da experiência das pessoas. Como os psicólogos estudam a luz e o som? Os psicólogos, ao contrário dos físicos, estudam os fenômenos, as sensações, em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiências das pessoas. 
No estudo da experiência consciente, Titchener fez um alerta a respeito de se cometer o que chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o processo mental e o objeto da observação. Por exemplo, o observador que vê uma maçã e a descreve apenas como a fruta maçã invés de descrever elementos, como a cor, o brilho e a forma que está observando comete o erro de estímulo. O objeto de observação não deve ser descrito na linguagem cotidiana, mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência. Titchener definia a consciência como a soma das experiências existentes em determinado momento. A mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo. 
Titchener empregava a introspecção, ou auto-observação, com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos no seu estado consciente, em vez de relatar o estímulo observado ou percebido, utilizando apenas nomes conhecidos. Percebeu que todos aprendemos a descrever a experiência no que se refere a estímulo, por exemplo, chamar o objeto redondo, vermelho e brilhante de maçã, o que é insuficiente, porém útil para o cotidiano. Para descrever seu método introspecção experimental sistemática, ele utilizava relatos detalhados, subjetivos e qualitativos das atividades mentais dos indivíduos durante o ato de introspecção. 
A proposta de Titchener consistia na abordagem experimental para a observação introspectiva na psicologia. Ele obedecia rigorosamente às normas da experimentação científica, afirmando que um experimento é uma observação que pode ser repetida, isolada e variada. Quanto maior a quantidade de repetições das observações, maior a probabilidade de clareza na percepção e de precisão na descrição do objeto observado. A introspecção realizada pelos reagentes ou observadores do laboratório de Titchener era baseada em vários estímulos, proporcionando observações extensas e detalhadas dos elementos de suas experiências. Por exemplo, um acorde com três notas seria tocado no piano. Os observadores tinham de relatar quantos sons separados eles conseguiam distinguir, as características mentais dos sons, e quaisquer outros átomos básicos ou elementos conscientes que pudessem detectar. 
O Estruturalismo Titchener :Objeto de Estudo: a consciência ganha este nome por preocupar-se em investigar as estruturas do funcionamento mental consciente, ou seja, as estruturas do sistema nervoso central. Método: Introspecção e experimentação – as teorias eram formuladas através das verificações e conclusões laboratoriais. Titchener propôs TRÊS estados elementares de consciência: 
• as sensações; • as imagens; • os estados afetivos. 
As sensações Caminho importantíssimo para conhecermos os sentimentos e pensamentos. As sensações são um ponto chave dentro da estrutura do aparelho mental pois, faz a indica a relação do sistema biológico com o estado mental. 
As imagens Estrutura privilegiada de pensamentos, permite a visualização mental e criação de “cenas” que são capazes de antecipar sensações e produzir sentimentos. As imagens correspondem à visão de cada pessoa sobre determinado fenômeno. 
O Estados Afetivos Estrutura que une as sensações e as imagens, organiza-as e as representa por estados afetivos diversos inerentes a cada pessoa. 
Então Para a Teoria do Estruturalismo, o estudo e compreensão destes 3 estados elementares da consciência, traria respostas em relação aos conhecimentos psicológicos e seus funcionamentos. O aparelho mental visto como detentor de estruturas, exige conhecimento de cada uma delas e de suas associações.

Continue navegando