Buscar

Projetos e praticas de ação pedagogica ensino fundamental questionario 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A coordenadora pedagógica solicitou que a professora Luíza fizesse uma sondagem diagnóstica com os alunos, ou seja, que desse um ditado seguindo o referencial teórico da Psicogênese da Língua Escrita. Neste caso, de acordo com essa referência teórica, a professora deveria fazer a sondagem:
e. Individualmente; e que quando o aluno terminasse de escrever, a professora solicitasse que o aluno lesse o que escreveu, para que a professora registrasse como o aluno fez a leitura. Além disso, o ditado deveria começar pela polissílaba, depois a trissílaba e a dissílaba, ditando por último a monossílaba.
Pergunta 2
	
	
	2. 
	A professora Luíza se preocupava com o fato de suas crianças ainda errarem muito a ortografia das palavras ao escrever, mesmo elas estando em processo de aquisição do sistema de escrita. Assim, ela acreditava que era necessário corrigir a escrita das crianças o tempo todo, mesmo daquelas que ainda não estavam alfabéticas. De acordo com o caso de estudo analisado, com o tempo e o estudo, Luíza aprendeu que o erro:
b. O erro é produtivo, pois favorece ao professor verificar quais intervenções pedagógicas deve realizar para que o aluno avance.
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Ao fazer o ditado, para realizar a sondagem diagnóstica, conforme a coordenadora pedagógica havia solicitado, a professora Luíza ficou conhecendo:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
c. 
Qual a hipótese de escrita na qual seus alunos se encontravam.
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Apesar de saber da importância de organizar agrupamentos produtivos, a professora Luíza achou difícil, no começo, lidar com o barulho da classe. Todavia, aos poucos, ela foi percebendo que o trabalho em grupo favoreceria:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
b. 
O intercâmbio de saberes, pois permitiria que os estudantes colocassem em jogo tudo o que sabiam e contribuiria ainda para o desenvolvimento da autonomia.
Pergunta 5
	
	
	
	Em uma sala de aula de um primeiro ano, podemos observar a forma como as crianças se apropriam da leitura, da escrita e dos primeiros conhecimentos matemáticos sistematizados. Porém, essas crianças não chegam na escola como tábulas rasas, elas já trazem consigo uma experiência que vida, já têm saberes, conhecimentos e capacidades. No caso de ensino que vimos, a professora Luíza demorou para perceber o que seus alunos já sabiam sobre a escrita. É muito importante que o professor conheça o que cada um de seus alunos já sabe. Como é chamado o levantamento que o professor faz para conhecer o que seus estudantes já sabem sobre algo que ele pretende ensinar?
e. 
Levantamento dos conhecimentos prévios.
Pergunta 6
	
	
	
	Luíza, ao começar a ler o livro Psicogênese da Língua Escrita, sentiu muita dificuldade, pois ela não estava acostumada a realizar a leitura de textos acadêmicos. Por isso, a impressão que ela tinha era de que a leitura não fluía. Ler parecia ser um exercício muito exaustivo. Todavia, é importante reconhecer que só podemos aprender a ler textos difíceis:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
d. 
Lendo textos difíceis, sem desistir da leitura, pois ler para estudar exige disciplina. Precisamos enfrentar a leitura de textos difíceis, caso contrário nunca alcançaremos nossa autonomia de leitura.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	Muitas pesquisas nas últimas décadas têm analisado a importância do processo de formação continuada de professores. Qualquer professor deve ter acesso às pesquisas e estudos acerca das questões relativas a: ensino, aprendizagem, avaliação, currículo, entre outros aspectos que envolvem a didática em sala de aula. Sob essa perspectiva, a formação continuada deve ser entendida como:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	a. 
Um direito de todo profissional.
	
Pergunta 8
	
	
	
	Não é possível mudar uma prática pedagógica do dia para a noite. Nossas concepções, experiências, crenças e valores afetam nossas ações pedagógicas.
De acordo com o caso de ensino da Luíza, todos nós temos uma ____________ que dificulta abrirmos mão daquilo que vivenciamos como aluno, para criar uma prática pedagógica que seja transformadora, que desenvolva a autonomia e favoreça a emancipação de todos.
As duas palavras que devem ser incluídas na lacuna do texto são
	
	
	
	
	
	
	
	
	
b. 
Matriz pedagógica.
Pergunta 9
	
	
	
	O livro que resume a pesquisa intitulada Psicogênese da Língua Escrita, que foi uma verdadeira revolução nos pensamentos acerca da alfabetização foi escrito pelas seguintes autoras:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
a. 
Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Pergunta 10
	
	
	
	Os projetos e práticas de ação pedagógica devem ser desenvolvidos a partir de situações:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
c. 
De sala de aula, observadas durante o estágio, se possível. Deve ter como objetivo auxiliar nos processos de ensino ou de aprendizagem dos alunos.

Outros materiais