Buscar

Proteínas Séricas e Frações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proteínas Séricas e Frações 
· Proteína plasmática total (PPT) = albumina + globulinas + fibrinogênio
· Proteína sérica total (PST) = albumina + globulinas 
São proteínas formadas no fígado, mas não hepato especificas sendo sua avaliação sempre correlacionada ao estado clínico do paciente e demais alterações. 
Hipoalbuminemia com Hipoglobulinemia 
Nesses casos avaliar se houve hidratação excessiva (fluidoterapia), perda proporcional de sangue total (traumático - ESPERA-SE QUEDA TANTO DE ALBUMINA QUANTO GLOBULINA) Após a perda de sangue, o líquido intersticial transfere-se do espaço extracelular para o espaço intracelular e dilui os componentes sanguíneos remanescentes, inclusive as proteínas (e os eritrócitos). É importante lembrar que esse desvio de água demora algum tempo e não é evidente nas primeiras horas após uma hemorragia aguda.
Se há uma enteropatia com perda de proteína - Principais causas: Doença intestinal inflamatória, linfangiectasia, doenças infecciosas, neoplasia, grave inanição prolongada ou caquexia e hemorragia gastrintestinal. É possível a ocorrência de hipoproteinemia sempre que o extravasamento de proteína para o lúmen intestinal exceder a taxa de síntese da proteína. -Em alguns casos, uma resposta imune simultânea resulta mais em aumento do que em diminuição do teor de globulinas
Ou dermatite grave (perda de proteína por maior permeabilidade vascular) - Queimaduras ou doenças cutâneas exsudativas generalizadas podem resultar em perda de proteínas plasmáticas devido à maior permeabilidade vascular. - Respostas imunes concomitantes podem aumentar a concentração de globulinas.
Hipoalbuminemia Seletiva
Quando ocorre apenas a diminuição da albumina, esses casos ocorrem por falha na produção ou perda excessiva. As causas mais prováveis são:
· Insuficiência hepática
· Inanição ou caquexia
· Parasitismo gastrintestinal
· Má absorção intestinal ou má digestão
· Doença glomerular
· Parasitose gastrintestinal (discutida anteriormente)
· Doenças consideradas como possíveis causas de hipoalbuminemia com hipoglobulinemia (mas resposta imune aumenta as globulinas)
A hipoalbuminemia seletiva também pode esta relacionada a falha a uma imunodeficiência adquirida ou hereditária - A imunodeficiência que envolve linfócitos B ou plasmócitos pode resultar em baixa concentração de imunoglobulinas e, em alguns casos, em hipoglobulinemia. Filhotes de cães (p. ex., imunodeficiência combinada grave, deficiência seletiva de IgA, deficiência seletiva de IgM, deficiência seletiva de IgA e IgG).
REFERENCIAS 
Raciocínio Clínico Veterinário, Avaliação das proteínas do plasma e soro sanguíneo, 2021. 
KERR, M. G. Exames Laboratoriais em Medicina Veterinária: bioquímica clínica e hematologia. 2º Ed, Roca, 2003, 436p.
LOPES, S.T.A.; BIONDO, A.W.; SANTOS, A.P. Manual de Patologia Clínica Veterinária. 3º Ed, Santa Maria:UFSM, 2007, 107p.

Mais conteúdos dessa disciplina