Buscar

Atividade Avaliativa Especial - ok Prova 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Geografia
Semestre: 
Disciplina: Libras
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 4
Professor: Marlene Paula Piovezani
ORIENTAÇÕES 
O arquivo está em PDF, para entregar o aluno deverá abrir um arquivo em WORD e apresentar apenas o desenvolvimento e as respostas (excluir essa informação caso o professor coloque o arquivo em WORD)
As Atividade respondidas de forma correta terão o valor de 1 ponto a 1,5 por anotação correta
1º) Leia as definições de Cultura e Identidade Surda e complete a lacuna de acordo com o significado de cada um, sendo 1 para Cultura e 2 para Identidade. (1,0)
( 1 ) é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo (Strobel, 2008, p. 24). 
( 2 ) está em situação de dependência, de necessidade do outro surdo. As identidades surdas são adquiridas através das experiências visuais e são multifacetadas, fragmentadas (diante das regras impostas pela cultura ouvinte), em constante mudança. Não encontramos uma identidade foco (Perlin, 2010, p. 54).
2º) O estigma e o preconceito fazem parte do nosso mundo mental e atitudinal, tendo em vista que pertencemos a categorias - mulheres, negros, analfabetos, políticos, professores, judeus, velhos, repetentes na escola, pós graduados, estrangeiros, desempregados - que são recebidas com pouca ou muita ressalva por um grupo determinado. Não importa a qual grupo pertencemos, mas sim a qual queremos pertencer, e é direito de cada indivíduo escolher o lugar na sociedade a que melhor se adapte.).Comente. (1,5)
Essa é uma frase bem conhecida pelo Botelho, que elucida claramente que independe em qual grupo estamos associados, mas sim onde nos sentimos acolhidos e realmente queremos estar e compartilhar, cada escolha deve ser respeitada.
3º) Quando entramos em contato com a surdez e as “limitações” que lhe são associadas, é natural procurarmos saber quais as suas causas e, consequentemente, quais os meios de evitá-la ou tratá-la.
Segundo Della-Rosa (2008, p.40-46), as principais causas da perda auditiva ou da surdez são: Cite ao menos 5 causas. (1.5)
Pré-natais (antes do parto): que podem ser hereditárias;
má formação congênita; infecção intrauterinas; alterações endócrinas, entre outras...
Peri-natais (durante o parto): que podem ser acometidas por traumatismos obstétricos; inóxia (falta de oxigenação cerebral);
Pós-natais (depois do parto e no decurso da vida) :doenças infecciosas e bacterianas e virais um exemplo clássico é a meningite entre outros;
Intoxicações por alguns antibióticos, ou excesso de vitamina D que poderá levar até a uma hemorragia, trauma acústico que se dá por exposição prolongada a ruídos nos locais com sons de alta intensidade e curta duração.
4º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
A educação dos surdos não tem oferecido condições favoráveis de acesso às suas complexidades cognitivas, ou seja, não há estímulos para que a criança surda desenvolva plenamente suas capacidades. Segundo Quadros (2008, p. 22), a melhor maneira de potencializar a produtividade e o desenvolvimento de uma criança surda é ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde os primeiros dias de vida.
 PORQUE
Enfim, nada mudará se os problemas forem atribuídos à surdez, sem que a educação e as práticas pedagógicas se tornem objeto de dúvida. Enquanto isso, os surdos, sem compreender por que estão subeducados, se auto atribuem um estigma de incapacidade.
a - ( x ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
5º) Leia atentamente as afirmações e complete com V se verdadeiro e F se falso: (1,0)
( V ) Os relatos existentes sobre a educação de pessoas surdas estão inseridos num contexto mundial que passou por inúmeras transformações até chegarmos, hoje, ao entendimento da inclusão. 
( F ) Após o Congresso, a maioria dos países adotou o bilinguismo
 nas escolas de surdos, proibindo, oficialmente, a língua de sinais, que foi subjugada por cem anos.
( F ) Existiu um período que ficou conhecido como o “Século Negro” e, para a comunidade surda, representou o domínio do pensamento hegemônico ouvintista.
( V ) Os primeiros atendimentos educacionais especiais para surdos foram registrados a partir de 1857 quando foi inaugurado o Imperial Instituto de Surdos-Mudos que hoje é conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. 
6º) Leia as afirmações abaixo e assinale somente a que estiver correta. (1,0)
( ) No ano de 2005 os surdos e todos educadores a favor de uma educação bilíngue se beneficiaram com o reconhecimento da LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) como meio legal de comunicação e expressão através da Lei nº 10436/2002 que em 2005 seria ratificada pelo Decreto 5626/2005.
( X ) Desde os séculos passados até os dias atuais, a hegemonia de discursos ligando a surdez à questão médica, fez predominar uma abordagem clínico-terapêutica dentro dos projetos educacionais. 
( ) Desde o final da década de 1980, o INES realiza cursos para capacitar os professores da educação especial a como trabalhar dentro da proposta bilíngue, fazendo, também, parcerias com consultores na área de Educação e Fonoaudiologia, adeptos da proposta
7º) Vimos que houveram algumas tentativas de educar os surdos e algumas delas não obtiveram sucesso. Sendo assim, fale brevemente sobre cada uma dessas abordagens e apresente qual seria para que atenda as especificidades do sujeito surdo. (1,5)
	O primeiro método na tentativa de ensinar os surdos foi o oralismo, no qual é um processo educacional que pretende capacitar os surdos na compreensão e na produção da linguagem oral, que mesmo não possuindo o nível de audição para receber os sons da fala, pode se constituir como interlocutor por meio da linguagem oral. O oralismo sofreu diversas críticas por não apresentar resultados satisfatórios. O segundo método foi a comunicação total, no qual é uma mistura de oralismo com a linguagem de sinais, ela procura desenvolver todas as habilidades de comunicação, como fala, audição, os sinais, leitura, escrita e outros recursos. E o terceiro método é o bilinguismo no qual as escolas garantem aos alunos surdos o acesso de duas línguas no contexto escolar, ele deve adquirir como língua materna a língua de sinais e a segunda língua, a língua oficial de seu país. Dos 3 métodos a mais indicada é o método bilingue, pois se trata de respeito com o surdo, no qual lhe dará o direito de ter duas línguas, no qual ele escolherá qual das duas utilizar em cada situação linguística que estiver, dando a total liberdade de escolha.
8º) O que você compreende como Políticas Públicas e qual a sua importância. (1,5)
As políticas públicas compreendem a implementação de normas educacionais e referenciais que complementam a legislação. As políticas públicas educacionais têm a função de realizar projetos uniformemente na educação, afim de proporcionar um ensino igualitário para todos. As políticas públicas para os surdos visam a inseri-los no sistema educacional e promove o ensino da língua dos sinais, afim de auxiliar a inclusão de todos aqueles que possuem algum tipo de necessidades especiais.

Continue navegando