Buscar

Princípios cambiários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÁRITHA CAROLINE MONTEIRO BUENO
ATIVIDADE ASSÍNCRONA DIREITO EMPRESARIAL II 
Profa. Fernanda Moi 
 
Atividade referente à aula n. 04 sobre princípios cambiários. 
 
Assinalar a alternativa correta, justificando, com base nos princípios, TODAS AS ALTERNATIVAS. Neste sentido, há que se indicar os erros nas alternativas, relacionando-os à matéria já vista. 
 
Maria emitiu uma nota promissória em favor de Antônio, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), com vencimento em 03 de março de 2021, pagável em Belo Horizonte. Antônio exigiu avalistas. Assim, foram apostas as assinaturas das seguintes pessoas no título: 
 
· Carla, menor impúbere, lançou sua assinatura na nota promissória, na qualidade de avalista de Maria. 
· Joana, maior e capaz, apresentou-se como procuradora de Cristina, e lançou sua assinatura no título, avalizando a Maria. 
· José, maior e capaz, lançou sua assinatura no título, avalizando a Maria. 
· Ocorre que na época do pagamento, Antônio certificou-se de que Carla era menor incapaz. 
· Descobriu que Joana não tinha os poderes específicos para o aval dado e verificou que o aval dado por José era perfeito e regular. 
 
Com base nestas informações, assinale a alternativa correta: 
(A) Joana, se executada por Antônio, deverá pagar o valor correspondente à nota promissória, pessoalmente. 
(B) A irregularidade do aval dado por Carla invalida todas as demais obrigações contidas no título. 
(C) Cristina, se executada por Antônio, deverá pagar o valor correspondente à nota promissória, em virtude do aval dado por Joana, como sua procuradora. 
(D) José somente poderá ser executado por Antônio, após serem frustradas todas as possibilidades de recebimento do crédito pelos demais avalistas. 
RESPOSTAS
A. Correta, pois de acordo com o artigo 31 do decreto 57.663: 
“O aval é escrito na própria letra ou numa folha anexa. Exprime-se pelas palavras "bom para aval" ou por qualquer fórmula equivalente; e assinado pelo dador do aval. O aval considera-se como resultante da simples assinatura do dador aposta na face anterior da letra, salvo se se trata das assinaturas do sacado ou do sacador. O aval deve indicar a pessoa por quem se dá. Na falta de indicação, entender-se-á pelo sacador.” 
Ele não poderá invocar a inoponibilidade às exceções pessoais do terceiro de boa-fé, pelo fato que ele já tinha conhecimento que Joana não poderia representar Cristina. 
B. Errada, pois o princípio da autonomia descreve que as obrigações jurídicas cambiarias são autônomas e independentes entre si, ou seja, o vício de uma não afeta as demais, sendo assim, de acordo com o STJ, a responsabilidade cambiaria do avalista não é afastada pela nulidade ou falsificação de outra assinatura. De acordo com a 3º turma do Superior Tribunal de Justiça as notas promissórias só podem ser anuladas se o devedor provar a inexistência da dívida que originou a emissão do título. 
C. Errada, pois Joana não é procuradora legal de Cristina, por não possuir legitimidade para assinatura em nome da mesma. Ademais, Antônio sabia que Joana não poderia representar Cristina. 
D. Errada, pois o aval não tem benefício de ordem, com o avalista assumindo posição idêntica ao avalizado. Basta que o título esteja vencido para que se possa exigir, do avalista, o adimplemento da obrigação por ele assumida. O credor pode ignorar o devedor principal e preferir exigir a obrigação diretamente do avalista.

Continue navegando