Buscar

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II - DIAGNOSTICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II – DIAGNOSTICA 2
1)Leia com atenção o trecho em que, no início do século XX, Max Weber analisa o comportamento religioso nos Estados Unidos:
 “O ingresso na congregação era interpretado como uma garantia absoluta das virtudes morais de um cavalheiro, em especial das requeridas para os negócios. O batismo assegurava ao indivíduo os depósitos de toda a região e crédito irrestrito, sem nenhuma competência. Transformava-se em um ‘homem de fato’. Outras observações ratificaram que esse fenômeno, ou pelo menos outros muitos parecidos, ocorriam nas mais diversas regiões. Geralmente, só os homens que faziam parte de seitas metodistas, batistas ou outras, ou de congregações sectárias, alcançavam êxito nos negócios. O integrante de uma seita que se mudava para outra região, ou o viajante de comércio, levava consigo o certificado de sua congregação; isso não só favorecia sua relação com os integrantes da seita mas, fundamentalmente, dava-lhe crédito em qualquer parte. Se por culpa alheia sofria dificuldades econômicas, a seita resolvia seus compromissos, dava garantia aos credores e lhe prestava ajuda indiscriminada frequentemente segundo o preceito bíblico, mutuum date nihil inde sperantes (Lucas, 6.35)”. (WEBER, 2015, p. 93)
Partindo deste trecho, as duas principais dimensões que Weber procura articular em seu pensamento são:
Alternativas:
· a) Economia e política.
· b) Cultura e religião.
· c) Religião e meio ambiente.
· d) Meio ambiente e economia.
· e) Religião e economia. CORRETA
2) “Essas organizações eram, em particular, os clássicos meios de ascensão social e incorporação ao círculo da classe média empresarial. Eram úteis para a propagação e conservação do ethos do negócio capitalista burguês entre os amplos setores das classes médias, incluindo os fazendeiros” (WEBER, 2015, p. 96).
A citação faz referência à valorização que tinham as associações religiosas protestantes norte-americanas, enquanto um importante círculo social analisado por Max Weber.
 Sobre a valorização da religião, analise as afirmativas:
I - A questão da afiliação religiosa surgia quase sempre na vida social e comercial em conexão com as relações permanentes e de crédito.
II - Quando um comerciante se instalava e iniciava seus primeiros contatos sociais, era-lhe feita a pergunta: “Que religião você professa?”.
III - A afiliação a uma igreja significava uma carga de contribuições muito superior.
IV – Em uma viagem de trem, um viajante comentou: “Senhor, não me importa que creiam nisto ou naquilo, mas não daria nem cinquenta centavos de crédito a um fazendeiro que não pertencesse a alguma igreja. Se não creem em nada, também não me pagarão”.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III, apenas.
· b) I, II e IV, apenas.
· c) I, III e IV, apenas.
· d) II, III e IV, apenas.
· e) I, II, III e IV, apenas. CORRETA 
3)“Em Calvino, o amor cai para segundo plano, e a razão somente se aplica neste mundo. Ao mesmo tempo, o Deus de Calvino é o arquétipo da vontade, no qual pode ver-se a afirmação indireta do próprio homem como vontade e, para além, afirmação mais forte do indivíduo, oposta, se necessário, ou superior a razão. Sem dúvida, a ênfase sobre à vontade é Central na história de toda a civilização cristã, desde Santo Agostinho à filosofia alemã moderna, para não citar a liberdade em geral e o vínculo com o nominalismo”. (DUMONT, 1985, p. 65)
Qual é um importante dogma na doutrina calvinista, analisada por pensadores como Weber e Dumont?
Alternativas:
· a) guerra santa.
· b) predestinação. CORRETA
· c) prosperidade.
· d) racionalidade.
· e) onipotência.
4)Clifford Geertz é um importante antropólogo norte-americano, o grande expoente do paradigma da Antropologia hermenêutica, ou ainda, Antropologia simbólica, por meio da qual a abordagem da realidade social pode ocorrer a partir de múltiplas formas e resultar em diversas leituras e interpretações, pois dependem dos significados em jogo durante o momento que o pesquisador experiencia a interação com o “outro”.
 
Sobre o pensamento de Clifford Geertz, analise as afirmativas:
I - As ações de âmbito cultural, a própria construção de formas simbólicas, por serem ações abstratas e imateriais, dificilmente podem ser estudadas cientificamente.
II - O modo como a cultura é apreendida pelos indivíduos e mobilizada para o uso cotidiano nas interações sociais, são formas de acontecimentos como outros de qualquer natureza.
III - A agricultura ou a química, por exemplo, são tão passíveis de serem observadas e interpretadas cientificamente como qualquer fenômeno cultural.
IV - A presença do casamento e a importância que ele possui na sociedade enquanto uma instituição vigente em todos os grupos sociais humanos revela o quanto os fenômenos de âmbito cultural são formas públicas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
· b) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
· c) Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
· d) Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV. CORRETA
· e) Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.

Continue navegando