Buscar

A Crenca dos Povos Indigenas

Prévia do material em texto

A Crença dos Povos Indígenas
Os indígenas são os indivíduos descendentes de povos originários dos territórios presentes na descoberta ou colonização dos povos provenientes da Europa.
Formas de Expressão
Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo.
Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma.
Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.
O xamanismo
Prática religiosa que tem fundamentos complexos por ser uma religião que se origina da fusão do animismo com o totemismo.
O animismo tem como característica a relação entre a sociedade indígenas e a natureza (o sol, a lua, as rochas, animais, árvores...), a natureza possui ânimos ou vida.
O totemismo se manifesta com a ligação com o objeto totem, compreendido através da ligação do homem com o animal ou seu espírito, podendo ser também através de seres inanimados (o vento, a chuva...).
O Pajé e Xamanismo
O pajé, nome de origem Tupi, é o intermediário entre o mundo material e o espiritual, ele possui a função de sacerdote, como também de mediador, pois atua nas causas das doenças, descobrindo as forças espirituais que as desencadearam.
No Brasil, o termo xamã, é empregado para designar um "homem-médico", feiticeiro ou mago, e possuía prestígio em todas as sociedades primitivas.
O pajé não é uma função hereditária.
A pessoa escolhida ao aceitar o cargo.
Compete ao pajé curar as pessoas, predizer o futuro, expulsar maus espíritos e compor cantos. Durante a pajelança o transe pode ocorrer com a utilização de alucinógenos e tabaco no cachimbo. O tabaco serve para cura e purificação do ambiente. Algumas vezes o pajé pode assumir a figura de um animal, facilitando o contato com o mundo espiritual.
As religiões indígenas através do profetismo buscam uma terra sem mal que pode ser em consequência da opressão vivida por esse povo no decorrer da história e até hoje. E essa terra sem mal, não descartaria a guerra, ao contrário, a potencializaria.
Ritos & Mitos
Segundo Geertz (1978), a religião indígena é “uma maneira de construir o mundo” e, devido a esta característica, tem influência direta na organização social dos grupos e nas práticas de subsistência como a caça, a pesca e a agricultura.
As plantas utilizadas nos rituais e crenças.
O xamã (pajé) é o mediador entre o mundo dos vivos e dos mortos e nessas cerimônias são realizados curas, previsões e proezas sobrenaturais. 
Aruala pinta Kudaximã antes da cantoria para a colheita da mandioca - aldeia Tuba Tuba. Foto: Paula Mendonça/ISA, 2006
Turma de alfabetização do professor Arautará, acompanhamento pedagógico na escola Karib, comunidade Kuikuro, Parque Indígena do Xingu.
Vários povos indígenas têm aberto os seus rituais para a população não indígena assistir, como forma de se afirmarem publicamente como índios, como uma forma de recuperarem sua identidade, resgatando sua memória ancestral e a crença nos antepassados.
Associação de professores;
Agente Indígena de saúde;
Associação de mulheres;
Agentes agroambientais;
Comerciantes indígenas. 
Os ritos são “Regras e cerimônias que se devem observar na prática de uma religião (...) Qualquer cerimônia de caráter sacro ou simbólico que segue preceitos estabelecidos” (FERREIRA, 1986, p. 240).
Você acha que os elementos da religião indígena influenciaram na formação da religião brasileira?
Referências
Imagens: https://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/como-vivem/?g2_jsWarning=true

Continue navegando