Buscar

Avaliação de Pesquisa - Estratégia Profissional

Prévia do material em texto

Segurança do Trabalho - CT
Aluno (a): 
Data: 05 / 01 /2022
Avaliação de Pesquisa
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1) Em Baseado (a) nos assuntos estudados nesta aula, responda ao que se pede:
a) O que é Segurança do Trabalho?
R.: Conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, visando sempre proporcionar um ambiente de trabalho saudável para as tarefas laborais.
b) O que é Medicina do Trabalho?
R.: definida como a especialidade médica que lida com as relações entre a saúde dos trabalhadores visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida, através de ações articuladas capazes de assegurar a saúde individual, nas dimensões física e mental, e de propiciar uma saudável relação das pessoas e destas com seu ambiente social, particularmente, no trabalho.
c) Qual o papel do trabalhador, empregador e poder público nas questões de segurança do trabalho?
R.: cabe ao poder público a criação e fiscalização das normas e leis que versam sobre segurança e saúde no trabalho, cabe ao empregador fazer cumprir essa legislação, podendo ser punido em caso de desrespeito às exigências e cabe ao trabalhador cumprir as exigências de saúde e segurança nos locais de trabalho, obedecendo às normas e leis específi cas, contribuindo para a manutenção das condições de trabalho saudáveis, uma vez que é para ele que o ambiente é adaptado.
d) Como se deu a evolução da segurança do trabalho no Brasil?
R.: 1923: Foi criada a caixa de aposentadorias e pensões;
 1930: Criação do Ministério do Trabalho;
 1943: Criação da CLT;
 1966: Criação da FUNDACENTRO – que tinha como objetivo promover segurança dos trabalhadores com foco no desenvolvimento humano e sustentável;
 1978: Criação das NRs – Normas Regulamentadoras, com destaque para as NR 5 – CIPA, NR6 – EPI, NR 7 – PCMSO e NR9 – PPRA;
 1996: Criação da BS 8800;
 1999: Criação da OHSAS 18001;
 2007: Revisão da OHSAS 18001;
 2012: Criação da NR 35 – TRABALHO EM ALTURA;
 2018: Criação da ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança
 2020: Revisão da NR1, NR7 e NR9, entre outras
e) Qual a importância da segurança do trabalho para um país?
R.: Existem vários aspectos fundamentais: Primeiro é o aspecto social que refere-se ao ônus pelo acidente de trabalho refletindo em toda a nação, pois a arrecadação dos impostos pagos que poderiam ser revertidos para bens como educação e saúde, são de exclusivo pagamento de beneficiários ou familias de beneficiários incapacitados ou falecidos por acidente de trabalho.
Aspecto econômico, A queda na produção de uma empresa e da nação como um
todo, decorrente de acidentes de trabalho, é um aspecto que deve ser considerado,
pois, além do custo fi nal dos produtos, o acidente acarreta gastos com atendimento
médico, transporte, remédios, indenizações, pensões, etc.
2) Diferencie doença ocupacional e doença do trabalho? Cite exemplo.
R.: A doença do trabalho está relacionada às características do ambiente, mas não necessariamente ligadas a atividades exercidas pelo trabalhador. A perda auditiva relacionada a ambiente com muito ruído é um dos exemplos mais comuns.
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda
3) Segundo a lei 8.213, o que se equipara aos acidentes de trabalho? 
R.: A Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991, prevê que se equipara ao acidente de trabalho o sofrido pelo segurado no percurso da residência para o local e trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção.
4) De uma forma geral, que situações devem ser observadas nas inspeções de segurança? E qual a importância disso?
R.: As inspeções gerais, como o próprio nome já indica, são realizadas em todos os setores das empresas, visando cuidar de todos os problemas e riscos relativos à Segurança, ao Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Geralmente, participam dessas inspeções: médicos, engenheiros, técnicos de segurança, técnicos de ambientais, assistentes sociais e membros da CIPA. Deve haver regularidade nos intervalos das inspeções gerais, repetindo-as sempre que necessário. Caso a empresa não possua um serviço especializado em segurança do trabalho, essa tarefa é responsabilidade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no que se refere à Segurança e Saúde Ocupacional.
É importantissimo pois ajudam a manter um fluxo de trabalho seguro nas empresas. Afinal, permitem a identificação precoce de problemas e a adoção de medidas de redução de riscos.
5) Quem são os responsáveis pela investigação de acidentes dentro da empresa?
R.: A investigação de acidente deve ser feita pela Comissão Interna de Prevenções de
Acidentes (CIPA) envolvendo o acidentado, as testemunhas e a supervisão direta.
Quando existirem Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina
no Trabalho (SESMT) dentro da empresa, a CIPA participa das investigações auxiliando
o SESMT na busca das causas dos acidentes e das doenças ocupacionais.
6) 1. O que é SESMT? Qual a importância do SESMT dentro da empresa? E quais os profissionais que compõem o SESMT?
R.: SESMT nada mais são do que colaboradores da área da saúde que visam a garantir a integridade física da equipe de trabalho no ambiente ocupacional. Sua importância é tornar os locais de trabalho mais seguros, com avaliações periódicas em cada setor e projetos de melhorias no ambiente profissional. A conscientização é extremamente importante, pois acidentes e doenças ocupacionais podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer tipo de ambiente. O SESMT atua para inibir esses acidentes e doenças e promover a saúde coletiva e individual.
Os integrantes do SESMT são : Médico do Trabalho, Engenheiro de segurança no trabalho, Enfermeiro do trabalho, Técnico de segurança no trabalho, auxiliar de enfermagem no trabalho.
7) O que é Grau de Risco e o que é o CNAE? Qual a sua importância dessas informações para dimensionamento do SESMT?
R.: O Grau de Risco trata-se de um valor numérico variável (1 a 4), referente à intensidade do risco da atividade econômica principal da empresa, descrita pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.
CNAE Sua função é normatizar as atividades das organizações que usam CNPJ, como empresas convencionais, órgãos públicos, empresas sem fins lucrativos e outras. Assim, fica tudo categorizado e bem definido. 
São importantes pois através do PPRA deve se tratar os graus de risco pertinentes na empresa, podendo trabalhar com os EPIs e EPCs adequados para cada categoria de risco.
8) Qual a sua importância para o SESMT?
R.: SESMT é a maior responsável por diminuir riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Seu objetivo é tornar os locais de trabalho mais seguros, com avaliações periódicas em cada setor e projetos de melhorias no ambiente profissional.
9) Com base na NR 04 - Dimensione o SESMT de uma fábrica de produtos cerâmicos com 1500 funcionários, onde 800 trabalhadores estão na fabricação de produtos cerâmicos refratários.
R.: grau de risco 3 então necessita segundo o quadro II da NR-04: técnico de segurança no trabalho, Engenheiro de segurança no trabalho, Auxiliar de enfermagem do trabalho, Enfermeirodo trabalho, Médico do Trabalho.
10) Uma das competências do SESMT que você viu foi a de promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores em relação à saúde e segurança. Você considera importante essa competência? Justifique sua resposta.
R.: Sim todavia, pois a conscientização do trabalhador, proporciona um ambiente seguro e livre de acidentes de trabalho e problemas de saúde ocupacional. Eu trabalhei em uma empresa de telecomunicações que o engenheiro de segurança e o técnico de segurança no trabalho, faziam um video semanal com os DSSs, explicando a importância das regras estabelecidas que não são por eles mas sim pela norma NR, e quais as gravidades por problemas de acidentes de trabalho, e sempre sua família estava lhe esperando em casa, isso reduziu a níveis de quase zero acidentes em 1 mês, não zerou por que as informações não estavam chegando a nível global da empresa, demorando um pouco a se estabilizar, em 2 meses até minha saida depois de 10 meses da implementação estava com zero acidentes, por isso educar o colaborador é a melhor forma.
Avaliação de Pesquisa: Segurança do Trabalho - CT

Continue navegando